#JABOATÃODOSGUARARAPESÉFOCO

Humanização a serviço dos jaboatonenses: O papel fundamental do Caps AD

A Prefeitura do Jaboatão realizou, na tarde desta terça-feira (7), um evento na sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD), em Piedade, com o objetivo de fazer uma avaliação detalhada das ações desenvolvidas ao longo dos anos desde a implantação deste serviço. A ação relembra a trajetória do Caps AD, enfatizando o compromisso contínuo da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em fornecer uma atenção psicossocial de qualidade e oportuna aos cidadãos do município que enfrentam desafios relacionados ao uso e dependência de substâncias psicoativas. Atualmente, esse centro acolhe e acompanha mensalmente mais de 200 pessoas.

“O nosso objetivo maior, com um serviço de referência como o Caps AD, é realizar o acolhimento de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, de forma a reinseri-los no contexto familiar e social. É necessário entender que esses homens e mulheres estão em uma situação de vulnerabilidade e precisam do apoio e cuidado não apenas da equipe multiprofissional mas, da família e da sociedade para seguir em frente, com dignidade”, explica Zelma Pessoa, secretária de saúde do município.

Para garantir um atendimento completo e eficiente, o Caps AD conta com uma equipe diversificada, composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e outros profissionais. Essa equipe realiza atendimentos individuais e conduz trabalhos terapêuticos em grupo, envolvendo também os familiares dos usuários. Além disso, o centro oferece atividades físicas e passeios, que desempenham um papel de grande importância na vida dos jaboatonenses atendidos.

Nelson Rodrigues, 44 anos, paciente do Caps AD, acredita que o tratamento recebido no espaço faz toda a diferença. “Eu fui muito bem acolhido, em um momento que eu estava em situação de rua, fragilidade familiar e sem renda. Aqui, a partir dos cuidados que recebi de profissionais diferenciados, fui motivado a não desistir de me cuidar, a refletir sobre como lidar com a complexidade de todo esse contexto. No Caps AD eu reescrevi a minha história, ressignifiquei a minha vida e optei por não fazer mais o uso de drogas”.

O Caps AD está situado na Rua Doutor Manoel Benício Fontenelle 110, no bairro de Piedade, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, acolhendo todos aqueles que buscam atendimento. O espaço representa um importante recurso para a comunidade local, proporcionando a humanização e o suporte necessários para a superação das dificuldades relacionadas ao abuso de substâncias psicoativas.

 

Matheus Britto/PMJG

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *