Especialistas da ESPM comentam a Páscoa 2023, com análises dos impactos da data no comércio, economia, varejo e sociedade
Celebrada no dia 9 de abril, a Páscoa é uma data comemorativa que traz o sentimento de renovação e esperança. É, também, uma das datas mais importantes em vendas para o varejo e economia nacional.
Os especialistas da ESPM, escola de negócios, estão disponíveis para comentar o impacto da data e seus principais efeitos no mercado, economia, varejo e sociedade.
Confira abaixo os temas e especialistas que podem ser abordados.
Varejo: Gestão dos negócios da Páscoa, omnicanalidade e comportamento do omnishopper na Páscoa
Ricardo Pastore é professor e coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM-SP. Doutor em Administração, mestre em Gestão de Negócios, especialização em Marketing e graduado em Economia.
E-commerce na Páscoa
Jaércio Alex Silva Barbosa é professor do curso de Administração da ESPM-SP. Doutor, mestre e graduado em Administração.
Economia: Dicas de como economizar nas suas compras de Páscoa; o impacto das vendas de Páscoa na economia
Frederike Mette é professora e coordenadora do curso de Administração da ESPM-SP. Doutora e mestre em Administração.
Economia/análise: A venda de chocolates e a fornecimento das Lojas Americanas
Ricardo Chagas Cruz é professor do curso de Administração da ESPM-SP. Mestre e graduado em Administração.
Frederike Mette é professora e coordenadora do curso de Administração da ESPM-SP. Doutora e mestre em Administração.
Economia circular: produção artesanal de ovos e derivados de chocolates para a Páscoa
Rodolpho Weishaupt Ruiz é professor do curso de Administração da ESPM-SP. Doutor em Comunicação Social, mestre em Administração, e graduado em Engenharia de Produção e Administração.
Silvio Luís de Vasconcelos é professor do curso de Administração da ESPM-SP. Doutor, mestre e graduação em Administração.
Fábio Câmara Araújo de Carvalho é professor do curso de Administração da ESPM-SP. Doutor em Administração, mestre em Engenharia de Produção e graduado em Engenharia Elétrica.
Economia: Altos e baixos do mercado na Páscoa
Paula Sauer é professora de Economia Comportamental na ESPM-SP. Economista, especialista em educação financeira e psicologia econômica.
Mercado: O impacto da Páscoa no mercado de trabalho?
Adriana Gomes é professora e Líder do Programa de Integração Nacional de Carreiras da ESPM. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Clínica, graduada em Psicologia, e Coach certificada.
Mercado: Empreendedorismo na Páscoa
Luis Américo Tancsik é professor do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM-SP. Mestre em Administração, especialização em Varejo e graduado em Administração.
Mercado: A força das marcas na Páscoa. O que há de inovação?
Marcos Bedendo é professor de pós-graduação em Marketing e Branding na ESPM. Doutor em Marketing, mestre em Estratégias de Marketing, graduado em Comunicação Social.
Marketing: A Páscoa e as mídias sociais
João Oliver é professor do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM-SP. Mestre em Comportamento do Consumidor, especialista em Marketing, graduado em Publicidade e Propaganda.
Marketing: os cuidados com propagandas enganosas e abusivas
Denise Fabretti é professora de Comunicação e Publicidade e de Design da ESPM-SP. Doutora, mestre e graduada em Direito, especialista em legislação publicitária e comercial, direito do consumidor.
Mercado: Dicas de segurança para compras online de chocolates
Humberto Sandmann é professor do curso de Sistemas de Informação da ESPM. Doutor em Engenharia da Computação/Neurodinâmica, mestre em Engenharia da Computação/ Inteligência Artificial, graduado em Ciência da Computação.
Sociedade e religião : A importância da páscoa para o Cristianismo atual
Andrey Mendonça é professor do curso de Ciências Sociais e Consumo da ESPM. Doutor em Comunicação, mestre em Teologia e Filosofia da Religião, graduado em Publicidade e Propaganda. Especialista em Humanidades e Antropologia, e coordenador do PRECE – Programa de Religião e Espiritualidade no Consumo e nas Empresas.
Os especialistas estão à disposição para comentar os temas.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.