Encontro voltado para os candidatos a nível Nordeste aconteceu na Escola Pernambucana de Circo nesta terça-feira (8)
Com apoio do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, nesta segunda-feira (8) foi realizado o processo seletivo a nível Nordeste do Curso Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo (ENC) – Turma 2019/2021. O encontro aconteceu na Escola Pernambucana de Circo (EPC), no Recife, e contou com a presença de dezenas de candidatos a participar do curso.
Quem fez o monitoramento do processo seletivo no Recife foram os circenses Antonio Esquerra e Ernesto Garcia (acrobacias, faixa e trapézio), que também são professores da ENC. “Já o apoio da Secult-PE/Fundarpe se deu através da coordenadoria de Circo, que contribuiu diretamente na articulação da seleção regional, em parceria com a EPC e a Comissão Setorial de Circo, ligada ao Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco (CEPC/PE)”, explica o secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto.
O edital do Processo Seletivo para Ingresso no Curso Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo – Turma 2019/2021 é uma inciativa desenvolvida pela Fundação Nacional de Artes em cooperação técnica com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
As aulas do curso serão realizadas na sede da ENC, no Rio de Janeiro (RJ). Serão selecionados 60 novos alunos no concurso. Cada um receberá bolsa no valor total de R$ 57,5 mil reais (R$ 2,5 mil mensais), durante o período de 22 meses consecutivos das aulas.
O Curso Técnico em Arte Circense da ENC é o primeiro no gênero a ser reconhecido pelo Ministério da Educação no Brasil, o Curso Técnico em Arte Circense – cuja primeira turma iniciou-se em 2015 –, é ministrado pela Escola Nacional de Circo, numa parceria da Funarte com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
O processo seletivo é divido em quatro etapas: Habilitação, Avaliação Preliminar, Avaliação Presencial, Análise da Documentação Complementar. Ao todo, 97 candidatos foram selecionados para a Avaliação Presencial, que terá acontecido em quatro locais de prova até a próxima quinta-feira (11). Além do Recife, Campinas, Florianópolis e Rio de Janeiro recebem a seletiva.