O estado sediará a 87ª edição do evento, que contará com a participação de secretários de Planejamento de todo o Brasil e especialistas em políticas públicas, governança orçamentária e inovação.
Pernambuco sedia, de amanhã (04) a sexta-feira (06), o LXXXVII Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento. O evento acontecerá no Marante Executive Hotel, em Boa Viagem, e contará com 150 participantes, entre secretários de Planejamento de todo o Brasil e especialistas em políticas públicas, governança orçamentária e inovação. A realização é da Secretaria de Planejamento, Gestão e de Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE), Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan), Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Durante três dias, Pernambuco estará no foco das principais discussões sobre os temas que estão movimentando a administração pública brasileira nos últimos meses. Realizado em formato de painéis e reuniões de grupos de trabalho, o Fórum proporcionará um importante momento de compartilhamento de experiências, boas práticas e ações do Governo Federal voltadas para o financiamento e a gestão estratégica das políticas públicas.
O evento reforça ainda a vocação do estado como um dos principais destinos do turismo de negócios e ressalta a importância de Pernambuco dentro da conjuntura de inovação das políticas públicas na área. O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do estado, Fabrício Marques, além de um dos anfitriões do Fórum, ocupa atualmente o posto de presidente do Conseplan.
“É muito importante reunir especialistas, gestores e secretários de 27 estados para debater os desafios do planejamento público e da implementação de políticas públicas num país tão diverso quanto o Brasil e que tem enfrentado desafios cada vez mais complexos. É um momento de troca de experiências, de saber o que cada um dos estados e seus gestores estão fazendo para enfrentar os desafios postos para a administração pública. Além disso, é uma hora muito oportuna para a formação de uma rede de troca de experiências e apoio entre os gestores. Recife é um grande centro de inteligência, com uma história marcada pelo planejamento, um lugar muito propício para esse debate”, destaca Fabrício Marques.
Na pauta do Fórum já estão confirmados temas como “Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Controle de Gastos”, “Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo – Experiência Recente dos Estados”, “Participação Social e Diversidade”, “Integração e Cooperação Federativa no Contexto do Novo Marco Fiscal Brasileiro” e “Sistemas de Investimento Público: Experiências Internacionais”, entre outros.
Programação completa:
04 DE OUTUBRO
08h30 – Credenciamento
09h30 – Reuniões dos grupos de trabalho
12h00 – Almoço
14h00 – Reuniões dos grupos de trabalho
16h00 – Coffee break
16h30 – Reuniões dos grupos de trabalho
18h30 – Encerramento das atividades do dia
05 DE OUTUBRO
08h30 – Credenciamento
09h30 – Solenidade de abertura
10h00 – Painel 1: Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas
e Controle de Gastos
10h40 – Painel 2: Sistemas de Investimento Público: Experiências
Internacionais
11:20 – Painel 3: Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo
– Experiência Recente dos Estados
14h30 – Painel 4: Participação Social e Diversidade
15h30 – Painel 5: Estudos, Pesquisas e Intercâmbio para Promover
o Desenvolvimento Sustentável
16h10 – Coffee break
16h30 – Painel 6: Governança Orçamentária como Instrumento
de Sustentabilidade Fiscal e de Políticas Públicas
18h00 – Encerramento
06 DE OUTUBRO
09h00 – Painel 7 – Integração e Cooperação Federativa no
Contexto do Novo Marco Fiscal Brasileiro
10h00 – Coffee break
10h20 – Painel 8 – Centro de Governo de Alagoas
13h00 – Almoço de encerramento do Fórum