#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Fim de semana de cultura, lazer e atividades ecológicas para os eleitores recifenses

Neste fim de semana em que o Brasil define os rumos de sua história política, os espaços públicos são tão urgentes quanto as urnas. Para quem quiser lazer ou informação antes de confirmar que Brasil seremos para os brasileiros e para o planeta nos próximos anos, o sábado (27) será de programação intensa nos equipamentos geridos pela Prefeitura, como museus e parques. Neste domingo (28) de pleito eleitoral, os equipamentos culturais municipais estarão fechados, assim como o Jardim Botânico. Também não funcionarão projetos regulares, a exemplo do Olha! Recife. Mas o meio ambiente resistirá e o EcoNúcleo do Parque da Jaqueira oferecerá meditação, contação de história e uma longa programação, das 9h às 17h.

No sábado, a partir das 15h, o Paço do Frevo lança a coleção de livros infantis Mestres e Mestras do Frevo, que conta a história do gênero musical para as próximas gerações de pernambucanos. Na programação do lançamento, haverá contação de histórias e roda de conversa com os três mestres homenageados pela publicação: Zenaide Bezerra, Edite Gomes e Maestro Clóvis Pereira. O acesso às atividades está incluso no valor do ingresso do museu, que abre das 14h às 18h, aos sábados. Informações: 3355-9500.

No Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) o sábado será de Autopoese, mostra gratuita do artista visual, cineasta, compositor, músico, ator e poeta Alexandre Dacosta. A exposição conta com vasto acervo, que transita, conceitualmente, entre o poema-objeto, a poesia gráfica e o vídeo. O museu funcionará das 13h às 17h. Informações: (81) 3355-6871.

Para não perder a história do país de vista neste fim de semana cívico, o Museu da Cidade do Recife, localizado dentro do Forte das Cinco Pontas, oferece a exposição Cinco Pontas, que reúne gravuras originais do período holandês, desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios. A mostra, que reforça a candidatura do museu a patrimônio da Unesco, conta ainda com animações e vídeo-aulas. O equipamento abrirá normalmente neste sábado, das 9h às 17h. O público poderá ainda participar da atividade O Forte e o Tempo, partilhando o desafio de construir o seu próprio forte. A entrada é gratuita. Informações: (81) 3355-9540.

No Sítio Trindade, o sábado será dia de saúde, beleza e lazer, com atividades e serviços gratuitos das 9h às 18h, dentro da programação do projeto Ação Social, que recebe, nesta edição, os eventos Assembleia das Bruxas e Sábado pela Cultura de Paz. Pela manhã, o Ação Social vai oferecer avaliação antropométrica, orientações sobre a prática de atividades físicas, aferição de pressão e glicemia, além de aula de zumba com a professora Josy Zorak Zin, corte de cabelo gratuito, coleta seletiva de óleo de fritura e feria orgânica. À tarde, vai ter palestra, contação de histórias e até atendimento terapêutico, promovidos pelos dois eventos que escolheram o Sítio Trindade como cenário.

Depois de tantas semanas eleitorais, quem quiser reabastecer as energias com pés e mãos na terra, serão oferecidas várias atividades gratuitas no Jardim Botânico (JBR), Zona Oeste, e no EcoNúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte.

No sábado, o Jardim Botânico do Recife promoverá a Caminhada Ecológica Trilha Selvagem, às 9h. Os visitantes ainda poderão conferir a Oficina de Percussão Corporal; Contação de História, entre outras atividades.

No EcoNúcleo do Parque da Jaqueira, o mundo vai ficar mais colorido com a oficina Ecolorindo (para maiores de 10 anos), que vai ensinar a transformar galhos secos em lápis de cor, às 11h do sábado. A garotada também poderá se divertir com trilha ambiental, contação de histórias e oficinas de pintura em caixas de ovos e de percussão com garrafa PET. No domingo, a programação continua no EcoNúcleo do Parque da Jaqueira.

Confira as atividades ecológicas do fim de semana:

 

Jardim Botânico do Recife

Sábado (27)

09h00 – Caminhada Ecológica: “Trilha Selvagem”

10h00 – Oficina de Percussão Corporal

11h00 – O meio que se conta: contação de história “Vila Sapucaia”

13h30 – Histórias Cantaroladas

14h30 – Arte no Meio

15h30 – Embolada Um Pé de Quê?

Domingo (28) – FECHADO

EcoNúcleo Parque da Jaqueira

Sábado (27)

09h00 – Faz de conto – contação de histórias em Cordel

10h00 – Trilha ambiental + oficina de mudas “terra e vida”

11h00 – ECOlorindo: oficina de criação de lápis com galhos secos

14h00 –  Vozes do Meio “Sarau Ambiental”

15h00 – “Desencaixando ideias” oficina de pintura em caixas de ovos

16h00 – Com pet ao meio: oficina de percussão com garrafa PET

Domingo (28)

09h00 – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h00 – Jogos teatrais “objeto oculto”

11h00 – Oficina de Xilogravura

12h00 – Encerramento MANHÃ

14h00 –  Faz de conto – Contação de histórias em Cordel

15h00 – Trilha Ambiental

16h00 – Resíduo nos eixos: oficina de brinquedos com resíduos sólidos

Fonte: Gabinete de Imprensa Prefeitura do Recife

Foto: Andréa Rêgo Barros | Jardim Botânico

 

Maurício Wanderley | Mostra Autopoese

Andréa Rêgo Barros | Sítio Trindade

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *