FÉRIAS ESCOLARES: CREF12/PE orienta sobre a importância do Profissional de Educação Física habilitado nas Colônias de Férias

FÉRIAS ESCOLARES: CREF12/PE orienta sobre a importância do Profissional de Educação Física habilitado nas Colônias de Férias

O mês de julho é o período das férias escolares do meio do ano. E para as crianças esse período é marcado pela folga e pela diversão, durante todo o mês de julho, além de atividades como oficinas, recreação, diversão, a colônia de férias em todo país.

Neste período, as colônias de férias são uma ótima oportunidade para as crianças e os adolescentes se envolverem em muitas brincadeiras lúdicas, jogos em grupo, leitura e contato com a natureza. Assim, eles praticam atividades físicas, aprendem coisas novas e usam de sua energia durante quase o dia todo.

Apesar das colônias de férias serem do agrado de pais e responsáveis, deve-se tomar cuidado e ficar atento aos casos de brincadeiras que envolvam esportes e exercícios com as crianças. Em relação as colônias de férias que promovem atividades com exercício físico, o Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) orienta os pais ou responsáveis para que antes de matricular o seu filho (a) no espaço verifiquem com os organizadores o acompanhamento de Profissionais de Educação Física habilitados para orientar e monitorar as crianças em cada uma das atividades descritas.

“É preciso combater o sedentarismo, a obesidade, o tempo de tela, além de incentivar hábitos saudáveis, lazer ativo e cultura corporal de movimento. As colônias de férias devem estimular muito movimento, brincadeiras, convivência com outras crianças, socialização, criatividade, paciência, respeito, limites e lidar com frustrações. As famílias devem consultar no site do CREF12/PE a regularidade das pessoas físicas e jurídicas antes de contratarem os serviços”, explica o Presidente do CREF12/PE, Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE).

Desde a publicação da Lei 9.696/1998, todo o profissional graduado ou provisionado em Educação Física que quiser atuar na área deve ter registro no Sistema CONFEF/CREFs.

O CREF12/PE ainda alerta para os riscos à saúde, que toda sociedade corre quando realiza atividades físicas sem a supervisão ou acompanhamento de um Profissional de Educação Física habilitado.

Em caso de suspeita de qualquer atividade ou colônia de férias que oferece atividades físicas e não possuam Profissionais de Educação Física habilitados, a denúncia pode ser feita pelo telefone (81) 9.8877 6678, pelo e-mail: fiscalizacao@cref12.org.br ou pelo site: www.cref12.org.br. O exercício ilegal da profissão é crime.
@jpcbiroscando
#efocoeucurto
@redeefoco_
@PERNAMBUCOEFOCO
#PERNAMBUCOÉFOCO
#redeefoco
#lermaisnolink >
www.pernambucoemfoco.com.br

Jadson d'Pádua

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *