#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Feriadão de frevo, circo, exposições de arte e ecologia

Quem não vai viajar no feriadão terá muitas opções de lazer para curtir a capital pernambucana neste feriadão. Os equipamentos geridos pela Prefeitura do Recife estarão cheios de programações para todos os gostos e idades. No Museu da Cidade do Recife e no MAMAM, não vai ter nem feriado. Até a sexta-feira (2) será dia de arte. O Paço do Frevo não abre na sexta (2), mas promove um Arrastão do Frevo no domingo (4). E para quem gosta de estar em meio ao verde, o Jardim Botânico do Recife e o Econúcleo da Jaqueira vão oferecer  trilhas e oficinas diversas. A Prefeitura do Recife ainda apoia a realização do Festival de Circo do Brasil.

 

No feriado desta sexta-feira, o Museu da Cidade do Recife vai funcionar normalmente, das 9h às 17h, e os visitantes poderão conferir a exposição Cinco Pontas, que reúne gravuras originais do período holandês,desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios. O museu também abrirá, no mesmo horário, no sábado (3) e no domingo. Informações: 3355-9540.

Já o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) estará aberto no feriado, a partir das 17h, para receber o Velório Poético – uma programação com performances, recital de poesia e artes plásticas. No sábado (3) e no domingo (4), o MAMAM funcionará das 13h às 17h com a mostra gratuita Autopoese, do artista visual, cineasta, compositor, músico, ator e poeta Alexandre Dacosta. A exposição conta com vasto acervo, que transita, conceitualmente, entre o poema-objeto, a poesia gráfica e o vídeo. Para mais detalhes:  3355-6871.

O Paço do Frevo não funcionará na sexta-feira, voltando a sua programação normal no sábado, com funcionamento das 14h às 18h e última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades do museu. No domingo, o Paço promoverá um Arrastão do Frevo especial em comemoração ao Dia do Frevo de Bloco (1/11). Esta edição contará com a participação de blocos líricos renomados como Bloco da Saudade, O Bonde Bloco Lírico e Bloco das Ilusões. A marcha, que anima foliões pelo bairro do Recife, tem concentração às 15h30 no Marco Zero e saída às 16h. O cortejo culminará no show do Coral Edgard Moraes, com parceria da Orquestra do Maestro Marcos Cesar e Recicoral, em frente ao museu, com acesso gratuito. Saiba mais: 3355-9500  ou http://www.pacodofrevo.org.br/.

A Galeria Janete Costa e o Museu Murillo La Greca estarão fechados durante todo o feriadão.

Quem quiser curtir esses dias ao ar livre poderá visitar os parques Santana, Caiara, Macaxeira, Dona Lindu e o Sítio Trindade, que estarão abertos normalmente todos os dias.

Os apaixonados pela Ciclofaixa de Turismo e Lazer vão contar com o percurso exclusivo para bicicletas na próxima sexta-feira. No entanto, no domingo, para facilitar o acesso dos estudantes inscritos no Enem aos locais de prova, a Ciclofaixa não será montada. O projeto, que é composto por 36,5 km, conta com três rotas que passam por dezenas de escolas onde estarão sendo aplicadas as provas. A mesma medida será tomada com o projeto de sensibilização turística, o Olha! Recife, que não vai acontecer no fim de semana. As Academias Recife estarão fechadas nos dias 2 e 3 e retornam à normalidade na próxima segunda-feira.

Amanhã também será dia de picadeiro na capital pernambucana. A 14ª edição do Festival de Circo do Brasil estreia no Teatro de Santa Isabel, com apoio da Prefeitura do Recife. Trata-se de um dos maiores eventos do país dedicados ao circo, apresentando um novo olhar sobre a arte circense, trazendo espetáculos nacionais e internacionais, tradicionais e contemporâneos. Informações: www.festivaldecircodobrasil.com.br.

Também não vai faltar opção para quem quiser se divertir e se reconectar com a natureza neste feriadão. No Econúcleo do Parque da Jaqueira, vai rolar a trilha “Pés na Terra”, às 10h, e a vivência teatral “criações de personagens”, às 11h, na sexta-feira. Já o público adulto poderá conferir a oficina sensorial de plantas medicinais, às 16h, que vai aguçar os sentidos do tato, olfato e paladar. Ao final da oficina, os participantes ainda degustarão algumas espécies. A programação continua no sábado e domingo com as oficinas de hortas caseiras e compostagem; torneio de jogos digitais; meditação com o grupo Sahaja Yoga e muito mais.

Quem escolher o Jardim Botânico do Recife, além de desfrutar das belezas naturais da Mata Atlântica, poderá participar da atividade “Os sons ao redor: vivências ambientais musicais”. A prática, que acontece na sexta-feira, às 9h, faz uma reflexão sobre o verde e os sons produzidos pela vida em seu habitat e a relação com os sons urbanos. Já no sábado, às 11h, tem experiência musical com garrafas PET que abordará os temas de reciclagem e reutilização de resíduos através dos ritmos da nossa cultura. Estão previstas ainda trilha guiada; caminhada ecológica; histórias cantaroladas e oficinas. O JBR abre das 9h às 15h30, de terça a domingo. 

 

Confira a programação ambiental completa:

 

EcoNúcleo do Parque da Jaqueira

 

Sexta-feira (2)

09h00 – Vivências Ambientais de Expressão Corporal

10h00 – Trilha Ambiental “Pés na terra”

11h00 – Em cena verde: vivências ambientais teatrais “criação de personagens”

14h00 – Apresentação do espaço sustentável + oficina de compostagem

15h00 – Contação de História “A árvore de Jô

16h00 – Oficina sensorial com plantas medicinais

 

Sábado (3)

9h – Oficina de Improviso Teatral

10h – Trilha ambiental

11h – Resíduo nos eixos: oficina de malabares com resíduos sólidos

14h – Conhecendo o Espaço sustentável: apresentação do Econucleo + trilha ambiental

15h – Torneio de jogos digitais

16h – Oficina de Hortas Caseiras + Oficina de Vermicompostagem

 

Domingo (4)

9h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Vivência Ambiental: “natureza em movimento”

11h – Oficina sensorial com plantas medicinais

14h – Oficina de Teatro

15h –   Sala de ECOinteratividade: jogos digitais

16h – Em cena verde: Dom e a máquina do tempo

 

Jardim Botânico do Recife

Sexta-feira (2)

9h – Os sons ao redor: vivências ambientais musicais

10h – Caminhada Ecológica: “Trilha Selvagem”

11h – O Meio que se conta: contação de histórias “João Jiló”

13h30 – Historias Cantaroladas

14h10 – Caminhada Ecológica: “Trilha Selvagem”

15h10 – Mesa Sonora: vivências ambientais musicais

 

Sábado (3)

9h – Vozes do Meio “Sarau Ambiental”

10h – Arte no Meio

11h – Com pet ao meio: oficina de percussão com garrafa PET

13h30 – Acolhimento com Dr. Natureza

14h00 – Trilha Guiada

15h10 – O meio que se conta: contação de história “Vila Sapucaia”

 

Domingo (4)

9h – Acolhimento com Dr. Natureza

9h30 –  Os sons ao redor: vivências ambientais musicais

10h10 – Arte no Meio

13h30 – Acolhimento com Dr. Natureza

14h00 – Trilha Guiada

15h10 – Arte no Meio

Fonte: Gabinete de Imprensa Prefeitura do Recife

Foto Capa: Econúcleo Jaqueira – Daniel Tavares/Arquivo PCR

Exposição de Alexandre Dacosta – Maurício Wanderley/Divulgação

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *