A Fecomércio encerrou, nesta sexta-feira (23), o 1º Debate com Prefeituráveis de Jaboatão dos Guararapes para as eleições de 2020. Os sabatinados, nesta última rodada, foram os candidatos Maíra Vilar (PDT), Daniel Alves (MDB) e Belarmino Silva (Avante), que responderam a perguntas feitas pelos presidentes do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, e do Sindicom, Felipe Freire. O mediador do debate foi o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos.
Maíra Vilar (PDT) abriu a tarde debatendo as questões econômicas, socioculturais e estruturais de Jaboatão dos Guararapes. Com educação, saúde, emprego e renda, como foco no plano de governo, a candidata sinalizou a intenção na criação do Centro de Cidadania Ativa, projeto inspirado no Compaz. “Podemos atender toda a população com programas culturais, esportivos e educacionais, gerando empregos e cursos de qualificação, além de reduzir a violência no local. Os recursos podem ser remanejados para tornar a proposta possível”, explicou Maíra. A candidata ainda destacou o interesse no desenvolvimento de projetos para empregabilidade das mulheres, maior parte da população jaboatonense.
Logo em seguida, foi a vez do candidato do MDB, Daniel Alves, apresentar suas propostas. A criação de um centro de apoio ao trabalhador e empreendedor é um dos projetos de Daniel. “A ideia é agenciar e qualificar os trabalhadores para dar mais chances de inserção no mercado de trabalho, como também capacitar a classe empresarial do município”, disse o candidato. Daniel ainda destacou o interesse na criação de uma secretaria executiva de pesca e agricultura e de um fundo de apoio destinado às mulheres empreendedoras. Finalizando sua participação na sabatina, o postulante ressaltou o seu foco na atenção básica de saúde para o município.
Encerrando o ciclo do 1º Debate com Prefeituráveis de Jaboatão dos Guararapes, Belarmino Silva (Avante) defendeu o uso de PPPs e a utilização da tecnologia para otimização dos serviços no município. As propostas são valiosas também para o comércio, já que, segundo o candidato, há muita burocracia para a abertura de um negócio na região. “O empresário acaba desistindo de criar algo no local. Quem perde com isso é o município”, pontou. Ciente da pluralidade cultural existente, Belarmino pretende investir conforme a necessidade de cada região e aposta que Jaboatão ainda será a “futura capital de Pernambuco”.
DEBATE COM PREFEITURÁVEIS – A Fecomércio-PE realizou, entre os dias 20 e 23 de outubro, debates com prefeituráveis de Olinda e Jaboatão dos Guararapes. A iniciativa teve caráter propositivo, com o objetivo de apresentar os planos de cada candidato para o segmento do comércio de bens, serviços e turismo, planejamento urbano, mobilidade e outros setores produtivos do município. Doze candidatos das cidades foram convidados, pelo critério da representatividade do partido no Congresso Nacional. Todos os debates estão disponíveis no canal da Fecomércio-PE no YouTube.
Fonte: Dupla Comunicação
Foto: Divulgação