Começam nesta terça-feira (4) as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano. Ao todo, serão ofertadas 59.028 vagas em 76 instituições públicas de ensino em todo o país. Em Pernambuco, estão sendo oferecidas 342 vagas em cinco municípios do Sertão. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (7), na página do programa.
Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero.
O resultado da chamada regular será divulgado no próximo dia 10. As matrículas devem ser realizadas de 12 a 17 de junho. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera de 11 a 17 de junho. A convocação desses estudantes ocorrerá após o dia 19 deste mês.
O candidato do Sisu pode solicitar até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.
Vagas em Pernambuco
As 342 vagas oferecidas no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) do Sertão atendem são nas unidades dos municípios de Floresta, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada. Em Floresta, são 25 vagas para o curso de Gestão da Tecnologia da Informação e 35 vagas para Química.
No município de Salgueiro, são 30 vagas para o curso de Alimentos, 30 para Física e 30 vagas para o curso de Sistemas para internet. Em Ouricuri, há 35 vagas para o curso de Química. Já o IFPE de Serra Talhada oferece 35 vagas no curso de Física.
Em Petrolina, o IFPE campus Zona Rural oferece 30 vagas para o curso de Agronomia. Já no campus Jardim São Paulo são 32 vagas para o curso de Alimentos, 30 para Computação e 30 para o curso de Química.
Nota de corte
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte, que é a menor para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados.
As notas de corte para cada curso são baseadas no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o cálculo é usado apenas com uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição e não garante a seleção para a vaga ofertada.
Até o fim do período de inscrição, os candidatos podem alterar as opções de curso. Será válida a última opção confirmada.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil