Iniciativa “Cantos da Leitura” reforma espaços com o objetivo de fomentar a leitura de 700 estudantes da Escola Estadual Supervisora Miriam Seixas_
Jaboatão dos Guararapes (PE), julho de 2024 – Estudantes da Escola Estadual Supervisora Miriam Seixas, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife, recebem nesta terça-feira, 30, um novo espaço de leitura que conta com um acervo de 1.200 livros. A inauguração da biblioteca faz parte do projeto Cantos da Leitura, que busca estimular a leitura de crianças e jovens a partir da reforma de espaços em escolas, cooperativas e comunidades.
A iniciativa é realidade pela Rede Educare e conta com patrocínio da BASF via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. Cerca de 700 estudantes da escola estadual, com idades entre 11 e 17 anos e matriculados no Ensino fundamental II e Ensino Médio, são beneficiados pelo projeto.
Além do acervo variado de livros que contempla diferentes faixas etárias, o novo espaço oferece materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos. “A chegada do Cantos de Leitura na nossa escola é uma chance de agregar valores com mais qualidade de atendimento para nossos estudantes, uma vez que poderão ter um lugar mais tranquilo para mergulhar no mundo da leitura. Somos gratos pela oportunidade, isso vai garantir um melhor desempenho em tudo que nos predispomos a fazer enquanto espaço para conhecimento, descoberta de mundo, viagem sem precisar sair do lugar, noção de outras culturas e muito mais”, comenta Eliãn Araújo, bibliotecária da Escola Estadual Supervisora Miriam Seixas.
Combater o analfabetismo segue sendo prioridade da agenda brasileira, principalmente no Nordeste, uma vez que a região permanece tendo o maior índice do país (14,2%), segundo dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE. Esse número corresponde ao dobro da média nacional, de 7%. Uma das formas que favorecer o acesso à leitura é por meio da construção de bibliotecas, que também segue sendo o problema. Dados do Censo Escolar de 2022 mostram que apenas 31% das escolas públicas brasileiras contam com biblioteca. A situação se mostra ainda mais grave quando são observados apenas os dados da educação infantil, em que somente 18% das unidades apresentam o espaço para consulta e empréstimo de livros.
“Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento”, explica Kátia Rocha, CEO da Rede Educare.
Patrocinadora do projeto, a BASF tem desenvolvido ações com as comunidades locais próximas à fábrica com o objetivo de formar novos cidadãos preparados para os desafios contemporâneos. “Se queremos pessoas mais engajadas com a causa social e ambiental, reconhecemos que a leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de crianças e jovens, abrindo portas para um futuro mais promissor e cheio de oportunidades”, declara Jaciana Amorim, Gerente de Produção e Processos da BASF em Jaboatão dos Guararapes.
O Cantos de Leitura está na sua oitava edição e soma mais de 80 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de beneficiados do projeto, entre crianças, jovens e adultos. A unidade de Jaboatão dos Guararapes será a 76ª implantada pelo projeto, somando 61 cidades brasileiras beneficiadas.
Sobre o Cantos de Leitura
É um projeto realizado pela Rede Educare que cria espaços agradáveis e lúdicos de educação e socialização em escolas, cooperativas de reciclagem e comunidades, utilizando a leitura como ponto de encontro. São 1200 publicações em um espaço convidativo voltado para a leitura, geração de conhecimentos e imaginação para crianças, jovens e adultos.
A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos, muitos deles em situação de vulnerabilidade. Além do vasto acervo literário, revistas e periódicos são colocados à disposição de um público que hoje ultrapassa 54 mil de pessoas beneficiadas com o acesso à leitura.
Sobre a BASF
Na BASF, nós criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Cerca de 112 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores nos países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 68,9 bilhões de euros em 2023. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em BASF.
Sobre a Rede Educare
A Rede Educare é movida pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Com 16 anos de trajetória, a empresa é referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.
Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Rocha Brasileiro, diretora da Rede Educare.
@redeefoco
#penambucoéfoco #jaboatãoraiz
pernambucoemfoco.com.br