ÉFOCOACONTECE

Espetáculos pernambucanos fazem apresentações gratuitas a partir deste sábado (12)

Peças foram selecionadas pelo Prêmio Sesc de Artes Cênicas e vão circular por quatro municípios nos meses de novembro e dezembro

Dois projetos pernambucanos foram selecionados pelo Prêmio Sesc de Artes Cênicas. O edital nacional, realizado pela primeira vez neste ano, elegeu os espetáculos locais “A Boba: uma jornada” e “O Irôko, a pedra e o sol”. As peças vão circular por quatro municípios, levando oito apresentações gratuitas ao público, a partir deste sábado (12/11).

Com curadoria técnica especializada, a iniciativa avaliou aproximadamente mil inscrições e escolheu, ao todo, cinco propostas que vão iniciar apresentação pelo Brasil e receber aporte total de recursos de R$ 340 mil. “Ter dois representantes pernambucanos entre os selecionados é importante porque mostra o potencial do Estado, o quanto os coletivos artísticos têm pesquisas consistentes, profissionalismo e qualidade técnica”, comenta Ariele Mendes, professora de Artes Cênicas do Sesc Pernambuco.

A primeira apresentação será “A Boba: uma jornada”, na Praça do Campo Santo, em Santo Amaro. A peça é dirigida por Odília Nunes e tem direção de arte de Fabiana Pirro e dramaturgia de Luiza Fontes. O espetáculo é inspirado na figura do Bobo, representada na carta de tarot O Louco, e traz a Palhaça Gardênia em busca de algo que lhe falta. Através da linguagem do circo e da palhaçaria, ela inicia a uma jornada que atravessa várias vidas, desviando da morte com valiosos aprendizados em diferentes renascimentos. O espetáculo estará em Garanhuns (19/11), Jaboatão dos Guararapes (03/12) e Arcoverde (10/12), sempre às 16h.

Também em novembro, mas no dia 19, é a estreia de “O Irôko, a pedra e o sol”, em Garanhuns. Dirigido por Samuel Santos, com figurino assinado por Agrinez Melo e presença de músicos do Grupo Bongar, o espetáculo narra o amor de Severino e Sebastião, que moram numa pequena comunidade quilombola do sertão pernambucano. Depois de terem seu relacionamento descoberto, são presos e postos numa pequena casa no meio do sertão com as portas e janelas vedadas e sem telhado, onde só podem olhar para cima para ver apenas o céu. A peça vai passar por Santo Amaro (03/12), Jaboatão dos Guararapes (06/12) e Arcoverde (10/12), com início sempre às 19h30.

Programação – Prêmio Sesc de Artes Cênicas

Espetáculo “A Boba, uma jornada”

12/11, às 16h – Praça do Campo Santo – Santo Amaro

19/11, às 16h – CPC Sesc Garanhuns (R. Cônego Benigno Lira – Santo Antônio, Garanhuns)

03/12, às 16h – Praça Nossa Senhora do Rosário – Jaboatão Centro

10/12, às 16h – Espaço Escadarias – Sesc Arcoverde (R. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364 – Centro, Arcoverde)

 

Espetáculo “O Irôko, a pedra e o sol”

19/11, às 19h30 – Teatro Reinaldo de Oliveira – CPC Sesc Garanhuns (R. Cônego Benigno Líra – Santo Antônio, Garanhuns)

03/12, às 19h30 – Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro (Praça do Campo Santo, Santo Amaro)

06/12, às 19h30 – Cine Teatro Samuel Campelo – Jaboatão Centro (Praça Nossa Sra. do Rosário, 510 – Centro, Jaboatão dos Guararapes)

10/12, às 19h30 – Teatro Geraldo Barros – Sesc Arcoverde (R. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364 – Centro, Arcoverde)

 

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *