#ÉFOCONACULTURA

Escolas do Recife e Olinda recebem apresentações gratuitas do projeto ‘Caminhos de São Saruê’

Projeto de valorização, preservação e salvaguarda do Teatro de Mamulengo, tem como protagonista o rabequeiro pernambucano, Maciel Salu e o bonequeiro, Chico Simões, de Goiás

 

Após percorrer dezenas de cidades dos estados de Goiás, Brasília, Paraíba e interior de Pernambuco, o projeto ‘Caminhos de São Saruê’ – iniciativa que leva apresentações de Teatro de Mamulengo – Patrimônio do Brasil e Cultura Popular, visita escolas do Recife e Olinda. A programação começa na tarde desta segunda-feira (14), na sede do projeto Cores do Amanhã, que fica na rua Garota de Ipanema, nº  02, bairro do Totó. Lá, crianças atendidas pela instituição vão poder vivenciar, gratuitamente, um espetáculo cultural que mostra o universo mágico do teatro de mamulengo que se passa em ‘São Sarauê’.

 

O evento, realizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e Chesf, busca proporcionar aos pequenos a alegria em viver e morar em um lugar cheio de doçuras e travessuras . Só para se ter uma ideia, em São Saruê, os rios são de leite. Já as pedras são de rapaduras, e as nuvens são de algodão doce. Um verdadeiro mundo cercado de delícias que prometem deixar a criançada babando. A organização estima que, até esta quinta-feira (17), cerca de 200 crianças participem das atividades do projeto.

 

Toda a história será conduzida pelo bonequeiro Chico Simões, idealizador dos bonecos e bichos protagonistas do universo do mamulengo. Já a parte musical, pano de fundo das apresentações, será comandada pelo rabequeiro pernambucano, Maciel Salu. Além da possibilidade de conhecer São Saruê, os meninos e meninas terão a oportunidade de colocar tudo isso para fora. Através de uma oficina, o público infantil vai poder pintar, desenhar, escrever e fotografar sobre tudo que aprenderam. Elas também vão poder interagir com os personagens da estória. Os materiais produzidos na oficina vão resultar em um livro, que será distribuído gratuitamente para elas.

 

“Está sendo uma oportunidade muito rica, do ponto de vista da cultura. Proporcionar às crianças a apropriação da memória, legado e universo dos mamulengos. Além disso, poder trabalhar competências da ludicidade e criatividade, já que as crianças têm a oportunidade de sorrir, interagir, criar e aprenderem algo novo, brincando e sendo felizes” pontua o coordenador do projeto, Afonso Oliveira.

 

Já nesta terça-feira (15), o projeto ‘Caminhos de São Saruê’ será realizado no Museu do Mamulengo, em Olinda, com atividades, gratuitas, das 9h às 12h. E, na quarta-feira (16), a caravana pega a estrada para Gravatá; e quinta-feira (17), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Fotos: Pedro Raiz

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *