#JABOATÃODOSGUARARAPESÉFOCO

Escolas do Jaboatão participam de programa focado na ética e cidadania

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes renovou a parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Maurício de Sousa, para desenvolver o programa Um por Todos e Todos por Um! pela Ética e Cidadania na rede municipal de ensino. O objetivo é despertar nos estudantes o senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento das ações. A ideia é que haja um troca de experiências entre os estudantes e educadores, a partir do processo de ensino-aprendizagem.

A ação é voltada para estudantes do Ensino Fundamental e dispõe de materiais indicados para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Além disso, serão distribuídos materiais complementares como vídeos e histórias que podem ser usados pelo educador.
O coordenador do Núcleo da CGU em Pernambuco, Abelardo Lopes, destacou a importância de mais uma parceria com a Prefeitura do Jaboatão. “Tenho certeza que iremos desenvolver boas práticas junto aos alunos de Jaboatão”, disse o coordenador.
O controlador do município, Carlos Montarroyos, explicou que o órgão vem dando todo o suporte a ação. “A cidadania é muito importante na formação dos estudantes. A Controladoria, inclusive, já mantém um projeto intitulado Escola Cidadã na rede municipal de ensino. Essa parceria só vem reforçar essa ação”, comentou o controlador.
O secretário Executivo de Educação do Jaboatão, Reginaldo Araújo, disse que a secretaria já desenvolveu um projeto-piloto do programa na Escola Doutor Luiz Gonzaga Maranhão. “Essas ações devem ser replicadas para que possamos refletir, junto com a comunidade escolar, os temas propostos. Todos nós temos que agir com responsabilidade e ética, inclusive, no ambiente escolar”, enfatizou o gestor.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *