Direto de Brasília-DF.
Quem tiver o cuidado de ler as 56 páginas do relatório “Violência escolar e bullying: relatório sobre a situação mundial” (https://sites.usp.br/sp-proso/wp-content/uploads/sites/526/2019/07/violencia_escolar_bullying_unesco.pdf) perceberá que ONU e UNESCO reduzem educação e ensino a uma mesma coisa.
De minha parte as vejo como contexto e texto, continente e conteúdo. Educação o contexto, o continente no qual o ensino se insere como subproduto.
Quando procura relacionar a criança com o processo educativo, o escritor John Milton diz que a Educação repousa sobre dois fatores: o desenvolvimento das capacidades e a aquisição de experiência.
O desenvolvimento das capacidades como primeiro fator relaciona-se com a maturação do corpo e da mente para formar um ser humano com preparo físico, mental e moral. A Educação é, portanto, um contexto no qual a arte de exercitar capacidades sensoriais é texto.
O segundo fator sobre o qual a Educação repousa é o ensino, que para alguns estudiosos como Milton é a arte de transmitir à criança que há de se formar em adulto, a herança de seu povo.
Posto que venho separando o Ensino da Educação assim pretendo seguir vez que a Educação é o todo do qual ensino é corolário, subproduto.
A Educação é atividade mais complexa que envolve família, sociedade, Estado, meio ambiente e todos os sentidos da razão. Ensino, a sua vez, foi função ou atividade de professores, mentores e preceptores na antiguidade. As famílias ricas, ou contratavam professores, ou elegiam um escravo letrado para ensinar as artes e ciências para seus filhos (filhas raramente estudavam, por conta do machismo).
Às famílias sempre coube o papel de educar os filhos, prepará-los para a vida, inclusive com o pátrio poder de disciplinar fisicamente, algo que os professores e preceptores só podiam fazer com o consentimento prévio dos pais.
Gradualmente surgem as escolas como agências de ensino e financiadas pelos governantes. Por exemplo, no antigo Egito, já por volta de 3.000 a.C., foram instituídas três diferentes espécies de escolas:
1- Escolas do Templo;
2- Escolas da Corte; e
3- Escolas das Províncias(como se fossem nossas escolas municipais e estaduais de hoje).
Fato é que tanto professor particular quanto escolas tinham a função exclusiva de ENSINAR disciplinas como: oratória, retórica, lógica, história, ciência política, arte, poesia, música, ginástica, ética, matemática, etc., ou seja, ao professor e à escola incumbia e incumbe inculcar ciência e tecnologia na cabeça dos alunos para que tenham conhecimento e saibam “manipular” esse saber para aplicações na vida prática.
Tenha-se em mente que a vida é um processo, ou seja, um conjunto de procedimentos que termina por criar sistemas. Assim, educação, ensino, e aprendizagem se desenvolvem ao longo do tempo, no decorrer da maturação do cérebro e, sobretudo no processo do querer individual. Se alguém resiste a aprender e a se deixar educar, a natureza não força!
Nessa confluência de fatores há processos diferentes e mais amplos que outros. É o que, em meu sentir, ocorre com educação e ensino. A educação é o processo que envolve a vida de absorção de todas as espécies de conhecimentos que nossos sentidos(visão, audição, tato, olfato, gustação) desvelam, ou conhecimentos que se desvelam ante nossos sentidos. A sala de aula da Educação é a existência racional de cada indivíduo, é o próprio mundo em que vive.
Continua…
Your blog has rapidly become my trusted source of inspiration and knowledge. I genuinely appreciate the effort you invest in crafting each article. Your dedication to delivering high-quality content is apparent, and I eagerly await every new post.
Your dedication to sharing knowledge is unmistakable, and your writing style is captivating. Your articles are a pleasure to read, and I consistently come away feeling enriched. Thank you for being a dependable source of inspiration and information.
Your dedication to sharing knowledge is unmistakable, and your writing style is captivating. Your articles are a pleasure to read, and I consistently come away feeling enriched. Thank you for being a dependable source of inspiration and information.
I wanted to take a moment to express my gratitude for the wealth of invaluable information you consistently provide in your articles. Your blog has become my go-to resource, and I consistently emerge with new knowledge and fresh perspectives. I’m eagerly looking forward to continuing my learning journey through your future posts.
It’s nearly impossible to find knowledgeable people in this particular subject, however, you sound like you know what you’re talking about! Thanks
Pretty! This has been an incredibly wonderful post. Thanks for providing this info.
Thank you for sharing indeed great looking !
It’s difficult to find well-informed people in this particular topic, however, you sound like you know what you’re talking about! Thanks
Good day! I just want to offer you a big thumbs up for the great info you’ve got here on this post. I will be coming back to your web site for more soon.
Nice i really enjoyed reading your blogs. Keep on posting. Thanks