Empresas pernambucanas estão tomando medidas importantes para contribuir no combate à pandemia do novo coronavírus. Diante de uma crise de saúde que também afeta a economia, as instituições vêm se mobilizando para auxiliar o Governo do Estado e a população no intuito de minimizar os danos e atender os mais necessitados. Entre essas atitudes estão ações de produção e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), principalmente para profissionais de saúde, e arrecadação de cestas básicas para os mais carentes.
Entre as empresas que direcionaram seus esforços para ajudar no combate a pandemia estão:
Federal Petróleo
A Federal Petróleo atua no mercado de distribuição de combustíveis com a missão de comercialização e disseminação de derivados de petróleo. A distribuidora de combustível entrou na luta contra a pandemia do novo coronavírus mobilizando uma doação de cinco mil máscaras modelo Face Shield para a Secretaria de Saúde de Pernambuco. Os equipamentos produzidos pela empresa Poliprodutos foram entregues para a Secretaria, que ficará responsável pela distribuição para as unidades hospitalares mais necessitadas.
As máscaras foram desenvolvidas para a máxima proteção contra vírus e bactérias, evitando que os usuários tenham contato com gotículas de saliva e fluidos nasais de terceiros. Os materiais usados para a confecção das máscaras foram o polipropileno para o suporte da cabeça e o acetato para a viseira, proporcionando a possiblidade de limpar os utensílios com água e sabão neutro ou álcool 70%.
Os utensílios possuem uma particularidade. Na parte de cima da viseira foram estampadas frases motivacionais que ficam visíveis principalmente para os pacientes. “É parte da cura o desejo de ser curado”, de Sêneca; “Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela”, de Paulo Coelho; e “A esperança é um ingrediente indispensável à vida”, de Augusto Cury, são algumas das frases apresentadas. Segundo a direção da Federal Petróleo, o objetivo da ação é ajudar os profissionais de saúde nesse momento de pandemia e também oxigenar um de seus fornecedores, que redirecionou sua demanda para a causa.
Moura Dubeux
Integrada com as necessidades sociais e as demandas causadas pelo impacto da Covid-19, a Moura Dubeux Engenharia se uniu à ONG Novo Jeito e criou a campanha “Condomínio Solidário”. O objetivo é arrecadar alimentos para que a instituição destine as doações a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A ação é articulada com síndicos, administradoras e moradores dos edifícios da empresa na Região Metropolitana do Recife. A Moura Dubeux vai facilitar a doação para as pessoas, que não precisam se deslocar para ajudar a quem precisa. Até o momento, as doações ultrapassam a marca de 600 quilos, e a expectativa é de chegar a mil na próxima semana. O volume está sendo coletado pela empresa e enviado à ONG. “Além disso, doamos duas mil cestas básicas e criamos um sistema de coleta para facilitar a arrecadação”, explica Eduarda Dubeux, gerente de marketing da MD.
MV
Em meio à pandemia de Covid-19 que instaurou urgências no sistema de Saúde do mundo, a MV, como empresa líder na América Latina em soluções de gestão para o segmento, direcionou toda a sua operação para apoiar a sociedade no combate à pandemia. Com a missão de manter o pleno funcionamento de hospitais e, principalmente, de ajudar unidades de Saúde no acompanhamento de casos do novo coronavírus, a empresa adaptou seu aplicativo Personal Health tornando-o a única solução do Brasil capaz de integrar dados pessoais do usuário, histórico de saúde e tecnologias com recursos de telemedicina – como teleorientação e teleconsulta.
A MV também facilitou a adoção de diversas tecnologias por parte dos hospitais de campanha em Pernambuco e no Brasil. Já em funcionamento em alguns hospitais de campanha e em implantação em outras unidades, a plataforma SOUL MV integra recursos em TI para as áreas assistencial, de laboratório, de diagnóstico por imagem, de farmácia, financeira e contábil. O prontuário eletrônico do paciente está entre as soluções que fazem parte da plataforma, que opera em nuvem por meio da Indyxa – empresa do grupo MV – provendo segurança e alta performance. A MV contribui com a operacionalização de hospitais de campanha em Pernambuco, Goiás e Rio de Janeiro, o que totaliza no Brasil mais de dois mil leitos para atendimentos de casos de Covid-19.
Além disso, foi iniciada a campanha Juntos Pelo Próximo, que tem como objetivo arrecadar recursos financeiros para a produção de refeições e compra de cestas básicas. As doações serão entregues a pessoas e famílias em condições de pobreza que residem nas ruas ou comunidades carentes do Recife, local da sede MV.
A campanha vai até o dia 20.05 e todos podem ser um voluntário. As contribuições devem ser feitas através do site https://lnkd.in/gVHcVNA. Ao final da campanha, a MV irá contribuir com mais 100% do valor arrecado.
Marie Mercié
Atenta à escassez de material de proteção individual nesse período de pandemia, a empresária Mércia Moura, à frente da Marie Mercié, marca pernambucana de moda feminina, dedica a linha de produção de sua marca à confecção de máscaras para uso cotidiano. São 10 mil máscaras 100% algodão, que estão sendo doadas por semana à sociedade civil mais vulnerável ao vírus nesse momento.
A ação busca evitar a escassez de máscaras descartáveis na farmácia, uma vez que elas são indispensáveis para os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente da pandemia. O utensílio de tecido não filtra o Covid-19, mas é altamente recomendada pelas autoridades competentes, como uma barreira física para as vias respiratórias. As instituições que precisem podem entrar em contato com a fábrica para solicitar e entrar na fila de espera.