Os médicos vinculados à Prefeitura do Recife em greve por tempo indeterminado desde o dia 21/09, realizam nesta terça-feira (09/10), uma Ação de Saúde e Cidadania, das 08h30 às 12h, na Praça do Derby, no Recife. Os profissionais vão realizar orientações de saúde, aferição de glicemia, pressão arterial e pesagem.
Os médicos reclamam que as reivindicações da categoria são ignoradas pela Prefeitura, o que mostra o descompromisso completo com a saúde da população. Ao longo desse movimento grevista, a categoria denunciou na mídia as precárias condições de trabalho e de atendimento nos postos de saúde, policlínicas, maternidades e Centro de Assistência Psicosocial (CAPs).
Os profissionais lutam pelo cumprimento integral do Termo de Compromisso, firmado, com a Prefeitura do Recife, em janeiro passado. O documento sinaliza por ações de melhoria nas áreas de segurança das unidades de saúde, nas estruturas físicas, que estão precárias; recomposição das escalas médicas, melhorias no abastecimento de medicamentos, principalmente na saúde mental, e equiparação salarial ao praticado pelo governo estadual.
Eles afirmam que gostam de atender, de promover saúde, e não de greve. Mas, situação é precária. Querem e precisam de mudanças e melhorias. “É inadmissível que a gestão municipal trate a questão da saúde, com a desobrigação do dever de prestar assistência à população”.
*Nova Assembleia Geral, dia 10 de outubro, às 09h30, no auditório da AMPE, na Boa Vista/Recife.
Assessoria de Comunicação do Simepe