Direto de Brasília-DF.
Isócrates versus Platão, e o que a Aristocracia e a Democracia têm à ver com educação e ensino. Processo educativo, segundo o filósofo sofista, Isócrates
Rhetorike, em grego, ou Retórica, em português é a arte de falar bem, de argumentar bem, em outras palavras é a arte da eloquência. Retórica era a principal disciplina da Escola Sofista. Aprender a falar bem era a meta principal da Escola Sofista. Havia várias razões porque os sofistas colocavam todo seu foco na retórica. Listo algumas:
1 – Prepararem seus alunos para ocuparem postos chaves no governo das cidades-estado;
2 – Prepararem seus alunos para vencer qualquer discussão por meio do uso da dialética eurística, sem se importar com o conteúdo ou essência da verdade do tema proposto. Para eles vencer a discussão na vida pública ou privada era sinônimo de autoafirmação e poder;
3 – Moldar a sociedade por meio de processo de ensino e aprendizagem fluida, veloz e com resposta para qualquer problema;
4 – Enculturar ou inculcar em seus alunos que “O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são”.
5 – Inculcar nos alunos que o homem sofista podia ser tudo que desejasse à partir do domínio da Retórica. Saber falar bem seria o passaporte para o sucesso porque tal arte permitiria ter acesso a cargos públicos ou posições de destaque no comércio e na indústria grega, que já era crescente e exponente neste período do século V a.C.;
6 – Inculcar em seus alunos que a ética e a moral não deveriam integrar o processo educativo nem de ensino, já que “O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são”.
7 – Que tudo na vida é relativo e o homem e sua verdade individual é a única verdade absoluta, razão porque ele deve fazer tudo para se “dar bem” custe o que custar, passe por cima de quem tiver de passar.
Dessa forma o processo de educação e ensino grego estava dividido entre duas classes de escolas: Sofistas que ensinavam a Dialética Eurística com ênfase na Retórica e filósofos clássicos como Sócrates, Platão e Aristóteles que ensinavam a Dialética Lógico-Crítica. Para estes importava a busca pela verdade essencial de todas as coisas, investigação ou pesquisa que se fazia por meio de perguntas.
Para os filósofos clássicos e seu método da Dialética Lógico-Crítica aprender a perguntar era mais importante que responder e, ter dúvida mais importante que possuir certezas. Foi em meio a este conflito do que seria o melhor processo de educação e ensino que apareceu Isócrates (436-338 A.C.), inegavelmente um sofista diferenciado, como veremos no próximo artigo.
Até breve!