DIÁRIO DE BORDO. ENTREVISTA COM A PROTAGONISTA, GEVANI SILVA, A PROFESSORA!

DIÁRIO DE BORDO. ENTREVISTA COM A PROTAGONISTA, GEVANI SILVA, A PROFESSORA!

Direto da cidade de Planaltina-DF.

A vida está extremamente corrida para muita gente, e talvez, ainda um pouco mais, para os profissionais da educação e ensino, nesta nova realidade que impõe urgente adaptação às plataformas remotas, tudo para servir às famílias, aos alunos e ao Brasil.

Hoje, inicio a apresentação de algumas protagonistas da série DIÁRIO DE BORDO.

Obrigado Gevani Silva, Shophia Bittencourt, Andreia Bombom, Katia Silva, Kennya Fernandes, por disponibilizar um pouco de seu precioso tempo e trabalho, e cooperar voluntariamente com esta proposta.

A educação e o ensino transformam pessoas e países, que se permitem educar, e serem ensinados!

Com vocês, a PROFESSORA GEVANI SILVA, em sua gentil entrevista:

JV: Como você se descreve?

GS:   Sou Gevani Silva, professora de escola pública há 25 anos e amo minha profissão. Atualmente trabalho no Centro de Ensino Fundamental JK, em Planaltina – DF. Tenho formação em pedagogia e especialização em psicopedagogia e gestão escolar. Portanto, sou agente diretamente envolvida no processo de educação e ensino.

JV: Descreva seu “novo normal”, ou nova realidade como professora, a partir do “RESET”, que a pandemia deu no processo de educação e ensino, obrigando mudanças das aulas presenciaism para aulas virtuais por plataformas remotas?

GS: Minha nova realidade, que não está sendo nada normal, é desafiadora e muito difícil, pois, foi uma mudança repentina, obrigando,  nós professores, a mediar o ensino através das aulas remotas. Estamos nos reinventando.

JV: Para quais faixas etárias já lecionou? Como classifica essa experiência em relação à formação de caráter dos alunos?

GS: Já lecionei para alunos de faixa etária dos 6 aos 60 anos (Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos).

A formação do caráter está presente como tema transversal e perpassa todo o currículo escolar, então sempre ao elaborar as atividades, procuro relacionar com temas capazes de agregar valores aos alunos, trabalhando os conteúdos de forma contextualizada, e para isso tenho que elencar situações cotidianas  para que  possam refletir e resolver situações do meio comunitário em que vivem.

JV: Como está percebendo a realidade dos alunos e famílias, em relação ao “RESET” que a pandemia deu no processo de educação e ensino?

GS: A realidade dos alunos e famílias também está bastante difícil.  Todos os dias nos deparamos com as mais diversas situações, desde a falta de recursos tecnológicos, como celular, computadores, como acesso à internet. Muitos alunos realizam as atividades à noite, depois que os pais chegam do trabalho, com o celular.

JV: Dentre seus alunos, notou se houve quem deixasse de estudar porque a família não possui meios de fornecer Internet ou qualquer outra forma eletrônica de acompanhamento das aulas virtuais?

GS: Tenho alunos que não acompanham as aulas virtuais pela plataforma, por não possuir meios para isso. Porém, não deixaram de estudar, pois, eu juntamente com a escola, fizemos todo o esforço possível para que esses alunos continuassem estudando, através de atividades impressas e livros didáticos e literários.

JV: Quando analisa os alunos, que ideia faz sobre a diferença e importância, entre os que se dedicam mais e os que levam o ensino fundamental e médio, na brincadeira, em relação ao futuro no Mercado de Trabalho?

GS: Como meus alunos são crianças de 7, 8 anos, a família tem papel fundamental de incentivar à rotina e o hábito de estudo para que a criança perceba a importância do mesmo para seu futuro.

Eu também sempre procuro estimular e incentivar constantemente as crianças, destacando  que elas podem, através do conhecimento que estão adquirindo, conseguir ter sucesso no mercado de trabalho, resolver situações e problemáticas do seu cotidiano e dessa forma melhorar sua qualidade de vida, e ainda ajudar toda a sociedade através do seu trabalho realizado no futuro.

JV: Se você pudesse escrever uma mensagem para si mesma e guardar em uma cápsula do tempo para abrir daqui a 10 anos, quais seriam os três desejos para melhoria do processo de educação e ensino, que em 2030 gostaria de ver realizados?

GS: Maior valorização da educação e do professor;

Práticas e metodologias que melhorem a eficiência da aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais do aluno; e

Ambiente escolar de melhor qualidade, aliado às plataformas de ensino com acesso digital a todos os alunos.

JV: Como se sentiu ao ser convidada para participar da série DIÁRIO DE BORDO?

GS: Eu me senti muito feliz, por ter a oportunidade de representar a classe dos professores, a qual, me orgulho de fazer parte.

JV: Como foi seu processo de observação, para fazer o seu DIÁRIO DE BORDO?

GS: A observação partiu das minhas ações e acontecimentos cotidianos, da reflexão sobre esses acontecimentos e do impacto na minha prática pedagógica e na aprendizagem dos alunos.  O ato de ensinar e aprender, é um processo de contínua reflexão do professor.

JV: Que resultados gostaria de alcançar com os relatos de seu DIÁRIO DE BORDO?

GS: Gostaria de maior valorização do trabalho do professor, que se reinventou, buscando novas formas de ensinar, em meio a tantas dificuldades, medos e incertezas.

As aulas remotas exigem uma carga maior de trabalho, pela falta de habilidade com recursos tecnológicos e ferramentas virtuais, tornando complicada a gestão do tempo dedicado ao trabalho e à família, na nossa rotina diária.

JV: Que mensagem quer deixar para os alunos, principalmente de escolas públicas,  que se vêm obrigados a se adaptarem a esta nova realidade imposta pela pandemia do Coronavírus?

GS: Que eles sejam protagonistas da sua aprendizagem, busquem, estudem, aprendam, ensinem, tenham autonomia, e não desistam dos seus sonhos, mesmo diante dos desafios e dificuldades que surgirem pelo caminho.

JV: Faça um convite para que as pessoas acompanhem a série DIÁRIO DE BORDO?

GS: O cenário da Covid -19 no Brasil, trouxe grandes impactos na educação, que ficarão marcados na história, antecipando um tempo de reflexões e mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem.

Não sabemos ao certo como será o futuro, mas hoje estamos construindo e fazendo parte dessa mudança. Estamos aprendendo, na prática,  a repensar novas formas de se fazer educação. Convido você a acompanhar por um período minha rotina de trabalho, minhas experiências, sentimentos, frustrações, conquistas, reflexões e desafios vivenciados na pandemia.

 

Judivan Vieira

Formado em Direito, Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museu Social Argentino, Buenos Aires-AR, em 2012 e Pós-Doutorado em Tradição Civilística e Direito Comparado pela Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Hermenêutica Jurídica e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Planalto Central e de Direito Penal, Processo Penal e Administrativo em cursos preparatórios para concursos, por 19 anos, em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. É Palestrante. Já proferiu palestras na Universidade de Vigo-Espanha e Universidade do Minho, Braga-Portugal, sobre seu livro e, Ciências Sociais "A mulher e sua luta épica contra o machismo". Proferiu palestra na University of Columbia em NYC-US, sobre sua Enciclopédia Corruption in the World, traduzida ao inglês e lançada pela editora AUTHORHOUSE em novembro/2018 nos EUA. É Escritor com mais de 15 livros jurídicos, sociais e literários. Está publicado em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Premiado pelo The International Latino Book Awars-ILBA em 2013 pelo romance de ficção e espionagem “O gestor, o político e o ladrão” e em 2018 mais dois livros: A novela satírica, Sivirino com “I” e o Deus da Pedra do Navio e o livro de autodesenvolvimento “Obstinação – O lema dos que vencem”, com premiação em Los Angeles/EUA. Seu livro de poemas “Rasgos no véu da solidão”, em tradução bilíngue português/francês foi lançado em junho/2018 na França. Eleito em 17/11/2018 para o triênio 2019/2021, Diretor Jurídico do SINDESCRITORES (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal), o primeiro e mais antigo Sindicato de Escritores do Brasil. Judivan J. Vieira Procurador Federal/Fiscal Federal/Federal Attorney Escritor/Writer - Awarded/Premiado by ILBA Palestrante/Speaker/Conferenciante

21 comentários sobre “DIÁRIO DE BORDO. ENTREVISTA COM A PROTAGONISTA, GEVANI SILVA, A PROFESSORA!

  1. 607059 835350Thank you, Ive recently been seeking for information about this topic for ages and yours is the greatest Ive located out so far. But, what in regards towards the bottom line? Are you certain concerning the supply? 534223

  2. Its like you learn my mind! You appear to know so much about this, such as you wrote the e-book in it or something. I believe that you just could do with a few to force the message home a little bit, however instead of that, this is magnificent blog. An excellent read. I will definitely be back.

  3. Good day very cool site!! Man .. Excellent .. Wonderful .. I will bookmark your web site and take the feeds additionally?KI am happy to find numerous useful information right here within the publish, we’d like work out extra strategies on this regard, thanks for sharing. . . . . .

  4. 801001 637018Water-resistant our wales in advance of when numerous planking. The specific wales surely are a selection of heavy duty snowboards that this height ones would be exactly the same in principle as a new shell planking having said that with much much more height to assist you thrust outward within the evening planking. planking 571379

  5. 639532 841912Can I just now say that of a relief to locate somebody who truly knows what theyre speaking about online. You in fact know how to bring a difficulty to light and work out it crucial. The diet need to have to see this and appreciate this side on the story. I cant believe youre no a lot more popular since you certainly possess the gift. 806235

  6. Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  7. The next time I read a blog, I hope that it doesnt disappoint me as much as this one. I mean, I know it was my choice to read, but I actually thought youd have something interesting to say. All I hear is a bunch of whining about something that you could fix if you werent too busy looking for attention.

  8. Wonderful blog! Do you have any recommendations for aspiring writers? I’m planning to start my own website soon but I’m a little lost on everything. Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m completely confused .. Any recommendations? Bless you!

  9. Its like you learn my mind! You seem to understand a lot about this, such as you wrote the e-book in it or something. I feel that you can do with some percent to pressure the message home a bit, however instead of that, that is fantastic blog. A great read. I will certainly be back.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *