Direto de Taguatinga-DF, Brasília/Brasil.
Terça-feira 8/9/2020.
Amanheceu bem cedo por aqui. Noites mal dormidas, acordo sempre às 5h30 e me levanto para agilizar o dia.
Toda segunda temos reunião com a “Coordenação de Inglês”, às 9h para professores regentes no vespertino, e às 14h, para professores regentes no matutino. Repassamos ações para a semana, relembramos aos professores que a nossa Monitoria Virtual já está funcionando (temos cerca de 100 alunos monitores disponíveis) e solicitamos que indiquem alunos com dificuldades de aprendizado. O grupo se queixou da quantidade de trabalho, por semana temos que postar duas atividades na plataforma e preparar as aulas que acontecem via “Meet”. No mais, foi relembrado ao grupo que precisam finalizar os “quizzes” bimestrais que serão postados na plataforma na segunda quinzena do mês.
A reunião da tarde foi tranquila, porém são sempre mais demoradas, acredito que são muitas perguntas e muitas considerações a fazer e a nossa tarefa nesse momento é ouvir e pensar em soluções para minimizar as dificuldades tanto para os professores quanto para alunos. Assim que finalizamos a reunião fui responder e-mails de pais e atender aos professores pelo WhatsApp, todo contato que é feito é registrado em documentos compartilhados pelo drive que a direção da escola.
Fim do dia teve Pilates… momento de descansar e se preparar para amanhã.
Quarta-feira 9/9/2020.
Hoje acordei cedinho, preparei um bom café da manhã e me organizei para participar da reunião pedagógica com o grupo de professores de Francês. Na pauta da reunião o calendário de fim de semestre e propostas de datas para reunião final com os pais. O grupo se queixou de fazer reunião de pais, a participação via “Meet” é muito pequena e os participantes não abrem a câmera, muitos alunos se passando por pais para pegar nota e saber do rendimento na plataforma.
Estamos no mês do “Setembro Amarelo”, no grupo da escola os colegas postam fotos dos eventos que aconteceram em 2019, os professores reunidos, todos de amarelo, a nostalgia toma conta de todos.
Pelo WhatsApp da escola, alunos procuram monitoria… uns precisam de reforço escolar e outros se oferecendo para ser monitor. A vice-diretora já havia começado a planejar uma monitoria virtual conduzida pelo grupo de professores readaptados que trabalham na biblioteca da escola, eles irão fazer a ponte entre alunos monitores, alunos atendidos pela monitoria e professores.
Hoje começaram as inscrições para alunos da rede pública que querem estudar nos CILS – Centros Interescolares de Línguas, no período da tarde fui pessoalmente à escola adiantar alguns assuntos que exigiam o aval do diretor. Muitas ligações de pais tentando fazer a inscrição e se queixando do “site” fora do ar, eles nos pedem para fazer a inscrição por eles, mas infelizmente não podemos assumir essa responsabilidade.
A tarde participei da reunião com o grupo de Língua Espanhola, discutimos calendário, os professores sugeriram datas para reunião, mas a maioria pensa que as notas devem ser disponibilizadas na plataforma virtual sem realização de reunião, já que os pais não participam. O grupo se queixou da falta de interesse dos alunos nas videoconferências, câmeras fechadas, áudios fechados, a impressão é que os alunos deixam o computador aberto e estão fazendo outra coisa enquanto o professor explica.
No fim do dia, uma professora de inglês compartilhou a foto de uma aluna desaparecida, saiu de casa para ir ao dentista e não voltou. Todos muito comovidos com a história, uma aluna muito boa, todos rezando para que esteja bem.
À noite dei minha aula para os alunos de uma escola particular. O interesse é 100%. Alunos participativos, todos com câmeras abertas e abrindo o áudio para se exprimir. As aulas são síncronas e gravadas, o aluno que precisa se ausentar assiste o vídeo e depois tira as dúvidas com o professor na aula seguinte. Outra realidade! Após a aula fiquei uns 40 minutos preenchendo diário, lançando nota e respondendo dúvidas por WhatsApp, o trabalho EAD(Ensino à Distância) exige o dobro, quiçá o triplo do tempo que gastaríamos em uma aula presencial, é bem desgastante.
Continua…