Direto de Taguatinga-DF/Brasil.
Quinta-Feira, 13 de agosto.
A rotina do dia se repete. Quem não tem rotina? Estou preparada para as aulas de hoje.
Acesso à plataforma já sabendo que o cronograma de hoje prevê as disciplinas: sociologia, física e português.
Na plataforma estava escrito, desde às 8 horas da manhã, que as atividades da matéria Sociologia seriam postadas para os alunos. Mas acabou não sendo, e não sei o que ocorreu para isso acontecer. Infelizmente, as aulas de sociologia são raramente feitas pela plataforma Google meet, ou outra, através de conversações e debates sobre os conteúdos curriculares e tudo mais.
Esse tipo de falha atua como um dificultador à aprendizagem, pois, dessa forma, torna-se deveras complicado assimilar todos os assuntos, apenas com os vários vídeos postados na plataforma de outros professores, e sem as suas respectivas explicações, para ajudar-nos no entendimento.
A aula de física, foi maravilhosamente bem. O professor apresenta uma desenvoltura esplêndida ao explicar os conteúdos, em todos os dias de suas aulas. Após a aula de física a direção da escola posta avisos na plataforma, sobre: horário de entrada, a necessidade do livro didático ao lado do aluno, a presença da garrafa de água, também.
Ao final de todos os informes é demonstrado o objetivo do professor, que deve estar focado em ajudar o aluno, no que se refere a aprender o conteúdo, não passando amontoados de atividades, mas, somente questões relativas ao que ele ensina.
Em relação à matéria de Língua Portuguesa, a professora é sempre atenciosa para conosco. Ela aplica suas aulas em formato de módulos pelo aplicativo remoto. De fato, ela não comparece virtualmente nem realiza reuniões pelo Google meet, mas sempre posta vídeos explicando os conteúdos que serão vistos.
Assim, noto que talvez a presença virtual do professor nas aulas pelas plataformas remotas é importantíssima para que os alunos não se sintam abandonados, mas, se não podem estar em toda aula virtual, ao menos que façam como a professora de Língua Portuguesa, que além de distribuir os módulos de suas aulas, posta vídeos seus, explicando o conteúdo.
Hoje não foi frustrante igual os anteriores. Terminada as aulas, desligo a plataforma e parto para os outros afazeres do dia, inclusive buscando algum momento de intercalar estudo e descanso. Espero conseguir…
Sexta-feira, 14 de agosto.
Acordo cedo outra vez, faço minha higiene matinal. Tomo meu café da manhã. Já é hora de começar as aulas remotas. Abro meu computador, acesso à plataforma virtual da escola, já sabendo que as matérias de hoje são: física, espanhol, e português.
Com a aula de física tudo transcorre bem, como sempre. O professor já apresenta sinais de adaptação a essa nova realidade virtual. Ele ensina bem o conteúdo e repassa as dúvidas que temos. É uma metodologia simples e de resultados. O professor faz o que deve fazer. Isto facilita a vida do aluno interessado em aprender.
Chega a hora da aula de Espanhol. Um idioma que cerca o Brasil por todas as suas fronteiras. A professora, como sempre, posta um montão de atividades. Nunca realizou um encontro virtual sequer, e não apenas para explicar o conteúdo da aula, mas, também, para não perdermos o contato afetivo entre professor e alunos. Ignora-se até mesmo a necessidade explicar aos alunos a metodologia empregada no ensino da Língua Espanhola, tão importante para interação entre o Brasil e os demais países latino-americanos.
Não posso deixar de dizer que, em minha opinião, há um certo descaso com o ensinamento do conteúdo. Não adianta repassar quilos de atividades sem a devida interação de conteúdo e pessoas. Eu também faço aula de Francês em outra escola pública, e sei que no estudo de idiomas é preciso interagir conversação, com escrita e gramatica. Do contrário um finge que ensina e outo que aprende e no final, o aluno perde mais que todos, porque o professor já está, de certo modo, com a vida ganha…
Em português, a professora não faz encontros pelo Google Meet, mas posta o módulo da atividade semanal com vídeos feitos por ela mesma ensinando o conteúdo da semana, sem prejuízo de nosso aprendizado.
Em relação à matéria de Língua Portuguesa, a professora é sempre atenciosa para conosco. Ela aplica suas aulas em formato de módulos pelo aplicativo remoto. De fato, ela não comparece virtualmente nem realiza reuniões pelo Google meet, mas sempre posta vídeos explicando os conteúdos que serão vistos.
Estes foram os primeiros cinco dias do DIÁRIO DE BORDO. Veremos o que reserva a próxima semana.
Continua…