DR JUDIVAN VIEIRA

DIÁRIO DE BORDO. ANO 2020. DIRETO DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE TAGUATINGA-DF/BRASIL. PLANETA TERRA TOMADO PELA PANDEMIA DA COVID-19. A ALUNA, SOPHIA BITTENCOURT: FIM DOS REGISTROS DE BORDO

Direto de Taguatinga-DF/Brasil.

 

Segunda-Feira, 17 de agosto. 

A cada dia sinto mais a pressão deste ano de formatura e dos próximos passos em minha vida acadêmica.

Hoje, segunda-feira, as aulas agendadas na plataforma são: português, artes e matemática.  Para minha decepção, com nenhuma das três matérias foi feito uma reunião no intuito de ensinar a matéria.

A professora de português realizou o encontro “online”, porém, somente para retirada de dúvidas referentes a essa semana que começa. Geralmente, quando o professor não comparece virtualmente, no horário de sua aula, ele coloca um vídeo e exercícios, ou um PDF explicando tal conteúdo para que possamos estudar e assim, aprendê-los.

O único diferencial, em meu ponto de vista, é que os professores das matérias de português e matemática são os únicos que preparam os anexos ou vídeos, com comentários sobre as aulas.

A professora de Artes demanda outra estratégia — mais arriscada —, que compreende o envio de vídeos da matéria de outro professor, explicando o conteúdo que ela deseja passar. Essa metodologia às vezes complica a compreensão, pois as explicações de um novo lecionador explicando de forma diferente e sem que nós possamos retirar dúvidas, cria uma sensação de pedaços soltos de aula, sem unidade de conteúdo.

 

Terça-Feira, 18 de agosto.   

Hoje, último dia do meu DIÁRIO DE BORDO, acordei com a estranha sensação de estar realmente escrevendo algo para o futuro, mesmo sem saber a repercussão.

Volto minha atenção para as aulas. Faço minha higiene matinal, tomo meu café, sento-me para estudar. Abro o computador e… como ontem, tive apenas uma aula pelo “Google Meet”.

A única aula do dia foi de Sociologia, com o fim de resolver dúvidas em relação às notas do primeiro bimestre que foram lançadas, no dia 8 de agosto.

Sobre a matéria de Artes, foi feita uma postagem de um conteúdo novo para essa semana, mas sem explicações pessoais da professora. O que vejo são vídeos explicativos de terceiros, com atividades relacionadas ao assunto. Desisto…

Quanto à aula de Geografia, a professora somente postou o conteúdo sobre o que vamos debater no dia seguinte, pois, reúne-se com os alunos para tirar dúvidas e ensinar o assunto, em uma aula na semana, geralmente às quartas-feiras. Todavia, seu método é efetivo, dado que nos prepara para o conteúdo do dia seguinte, que será lecionado pela reunião ou aula ”online”. Assim, eu e meus colegas de classe sentimos nesta aula que estamos aptos a realizar as atividades que são propostas sobre o conteúdo ministrado. Essas atividades que a professora nos passa são formuladas como avaliativas e contadoras de presença.

 

Meus registros finais:

O que pude observar notar durante essa semana de “vigilância” às aulas “online”, durante os encontros pelas duas plataformas que foram aqui apresentadas — com a opinião também de outros estudantes —, é que muitos professores estão utilizando de métodos diferentes para ensinar a matéria.

Alguns desses métodos são eficazes, quando os próprios professores se encarregam de explicar sua metodologia, na aula virtual.

Sobre o funcionamento das plataformas e defeitos técnicos relacionados a iluminação, som e imagem, os problemas ocorriam somente nos primeiros meses em que os professores ainda se adaptavam. No entanto, com outros professores de matérias diferentes, são utilizados vídeos de canais diversos e nos é enviado na plataforma para “aprender” o conteúdo. Esse método pode não ser tão eficaz quanto o outro, uma vez que não é sempre que os professores estão vendo os comentários e quando ocorrem dúvidas em relação ao vídeo, eles nem sempre as respondem.

Registro que somente dois dos meus professores postam vídeos de sua própria autoria. Os demais postam vídeos do Youtube, de terceira pessoas e professores. O que mais nos ajuda nesse período em relação à fixação do conteúdo das disciplinas, são os exercícios propostos, uma vez que por meio deles é possível pesquisar sobre o assunto em questão, e perceber se ocorreu o aprendizado do tópico da aula do dia.

Estamos em um período de reorganização educacional, aprendendo todos os dias como adaptar nossas aulas, tanto os professores quanto os alunos, para que possamos extrair crescimento desse momento de pandemia em que a educação e o ensino foram resetados pela pandemia. É um momento difícil, de construção de muita coisa que foi e está sendo destruída.

Por fim, foi consenso entre todos os estudantes aos quais perguntei, que preferem as aulas presenciais.

Neste dia 18 de agosto de 2020, encerro meu DIÁRIO DE BORDO, sabendo que a viagem continua…

Sobre o autor

Formado em Direito, Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museu Social Argentino, Buenos Aires-AR, em 2012 e Pós-Doutorado em Tradição Civilística e Direito Comparado pela Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Hermenêutica Jurídica e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Planalto Central e de Direito Penal, Processo Penal e Administrativo em cursos preparatórios para concursos, por 19 anos, em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. É Palestrante. Já proferiu palestras na Universidade de Vigo-Espanha e Universidade do Minho, Braga-Portugal, sobre seu livro e, Ciências Sociais "A mulher e sua luta épica contra o machismo". Proferiu palestra na University of Columbia em NYC-US, sobre sua Enciclopédia Corruption in the World, traduzida ao inglês e lançada pela editora AUTHORHOUSE em novembro/2018 nos EUA. É Escritor com mais de 15 livros jurídicos, sociais e literários. Está publicado em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Premiado pelo The International Latino Book Awars-ILBA em 2013 pelo romance de ficção e espionagem “O gestor, o político e o ladrão” e em 2018 mais dois livros: A novela satírica, Sivirino com “I” e o Deus da Pedra do Navio e o livro de autodesenvolvimento “Obstinação – O lema dos que vencem”, com premiação em Los Angeles/EUA. Seu livro de poemas “Rasgos no véu da solidão”, em tradução bilíngue português/francês foi lançado em junho/2018 na França. Eleito em 17/11/2018 para o triênio 2019/2021, Diretor Jurídico do SINDESCRITORES (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal), o primeiro e mais antigo Sindicato de Escritores do Brasil.

Judivan J. Vieira
Procurador Federal/Fiscal Federal/Federal Attorney
Escritor/Writer - Awarded/Premiado by ILBA
Palestrante/Speaker/Conferenciante

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