ÉFOCONAPOLITICA

Delegada Patrícia foi a participante desta quinta-feira do debate com prefeituráveis do Recife, promovido pela Fecomércio-PE e MPP

O 1º Debate com Prefeituráveis do Recife, para as Eleições de 2020 recebeu a Delegada Patrícia (Podemos), na noite desta quinta-feira (08). O evento é promovido pela Fecomércio-PE e o Movimento Pró-Pernambuco (MPP). A jornalista Patrícia Raposo, da CBN Recife foi a mediadora. E as perguntas foram responsabilidade do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto e do presidente do Movimento Pró-Pernambuco (MPP), Avelar Loureiro Filho.

A Delegada Patrícia abriu sua fala para responder sobre educação, empreendedorismo e qualificação profissional, prometendo uma reforma administrativa, que inclui a redução de 20% de secretarias e cargos comissionados. Com isso, promete fundir pastas e ampliar as abordagens. É o caso da Secretaria da Economia Criativa, Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura, Lazer e Esporte, “porque essas pautas precisam dialogar. A nossa ideia é que elas se integrem”, explica. Ao responder sobre convênios, a postulante pretende fazer parcerias público-privadas e assim ser “amiga do empreendedor” e investir na educação profissional, sobretudo nas áreas de tecnologia, e “qualificar os jovens para o emprego do futuro”.

E sobre esse futuro, a delegada defende um melhor uso dos recursos em educação, aliado ao combate à corrupção. “Se houver planejamento, o recurso é possível que dê e sobre”. Para Patrícia, “o que a gente precisa hoje é de uma gestão que tenha competência e respeito com o dinheiro público”. Ela também defende a proposta de gestão humanizada e focar no cuidado com a mulher, através do projeto ‘Cidade Delas’, “voltado para o público feminino, para a atenção com a saúde da mulher, para a priorização no atendimento da mulher, que inclui também o pré-natal”, além de oportunidades em educação, capacitação profissional e planejamento familiar, aliado com os investimentos na primeira infância e “ampliação do número de creches”.

Quanto a proposta de reforma administrativa, a candidata voltou a defender a redução das pastas e de cargos comissionados. Para Patrícia, é preciso contratar pessoas baseado na competência técnica, na meritocracia, trabalhando com metas, visando resultados e “tornar a máquina pública mais enxuta, porém moderna, econômica e eficiente. Poder fazer mais com menos recursos”, defendeu a postulante.

Ao falar de mobilidade urbana e planejamento, Patrícia fez duras críticas ao Consorcio Grande Recife. “A nossa proposta para curto, médio e longo prazo é retirar o Recife do Consórcio”, que segundo Patrícia “funciona hoje para beneficiar as empresas e não os usuários”. A delegada questionou a atual forma de gestão e tomada de decisões estratégicas, criticou a malha viária, a forma de distribuição das linhas, a falta de licitações e os constantes aumentos de passagens. Como solução, prometeu que, se eleita, pretende municipalizar o transporte de passageiros, com contratações através de licitações, oferecendo “climatização de todos os veículos, serviço de qualidade, linhas diretas e mais disponibilidade de linhas para evitar a super lotação” e ainda uma possível diminuição do valor da passagem.

Outro compromisso da candidata é com o plano cicloviário. Ela se comprometeu a “instalar ciclofaixas funcionais, que interliguem os principais bairros da cidade, para que o ciclista possa se locomover com segurança e funcionalidade”, tanto para o lazer quanto para trabalhar.

Sobre o tratamento tributário e amparo ao microempreendedor, a postulante prometeu com uma gestão humanizada, respeitando os pequenos comerciantes e ajuda através de iniciativas oriundas do poder público. “A nossa gestão será inclusiva, amiga do empreendedor, seja ele o pequeno empreendedor do bairro, da rua, sejam eles os grandes empresários”.

Para o turismo, a candidata destacou a falta de infraestrutura e a insegurança como explicações para o enfraquecimento do setor. “Nós já fomos a cidade luz. A Veneza brasileira. A cidade luz hoje está no escuro. A nossa capital foi estragada pelas gestões que estão aí há 20 anos e transformaram a nossa linda capital numa cidade suja e insegura”. Para a representante do Podemos, “o turista precisa primeiramente se sentir seguro, para que ele queira fazer turismo” e promete” iluminar os quatro cantos da cidade, empregar a guarda municipal para realizar verdadeiramente a segurança da população, dos pontos turísticos e dos espaços públicos de lazer”. Outra promessa é ampliar a agenda de eventos culturais, respeitar os artistas locais e revitalizar os equipamentos de turismo.

 

Sobre o debate

Nesta sexta-feira (09), às 19h, Marília Arraes (PT) encerra a rodada de debates, que tem caráter propositivo, com o objetivo de apresentar os planos de cada candidato para o segmento do comércio de bens, serviços e turismo, planejamento urbano, mobilidade e outros setores produtivos do município. Foram convidados os cinco candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto e seu partido ter representatividade no Congresso Nacional. A iniciativa acontece ao vivo, transmitida pelo canal da Fecomércio-PE no YouTube.

 

Calendário de debates:

Dia 09/10 – Marília Arraes (PT)

 

Serviço:

1º Debate com Prefeituráveis do Recife, promovido pela Fecomércio-PE e Movimento Pró-Pernambuco (MPP)

Data: 05 a 09 de outubro de 2020

Hora: 19h

Local: Youtube da Fecomércio-PE

 

 

 

Érika Travassos, jornalista.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *