Por: Margarida Figueiredo.
Os índices de violência cresce a cada dia em Pernambuco. Infeliz Pernambuco é o terceiro Estado da Federação com maior número de crimes violentos do País, nos seis primeiros meses de 2023. Pernambuco fica atrás da Bahia e do Rio de Janeiro. Foram registrados em Pernambuco 1.722 casos de homicídios, latrocínios, e lesões corporais que resultaram em mortes. Este alto índice de violência em Pernambuco vem chamando atenção das autoridades pernambucanas, para diminuir a violência em nosso Estado.
A capital pernambucana também passa por momentos difíceis em decorrência da violência, pois vem apresentando muitos assaltos, inclusive nos transportes coletivos. Pernambuco vive uma situação bastante difícil no combate a violência, que envolve ainda o tráfico de drogas que vem sendo uma questão muito grave.
No quadro do crescimeto da violência é impossível ressaltar os baixos salários pagos aos policiais, a questão da falta de melhorias nas condições de trabalho, a precariedade das delegacias pois muitas funcionam sem estrutura e os policiais trabalham com dificuldades. A posição de Pernambuco no quesito do combate a violência é preocupante.
Diante dessa situação fica evidente que o governo precisa fazer investimentos nas instituições policiais com o objetivo de coibir a violência no Estado.