O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), composto por mais de 17 mil Profissionais de Educação Física e mais de duas mil pessoas jurídicas (proprietários de academia, box, estúdio e demais locais que promovem saúde e previnem doenças), apresentou uma carta-compromisso destinada aos candidatos das eleições de 2022.
As candidatas ao Governo de Pernambuco – Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) – que estão no 2º turno ainda não assumiram o compromisso com a Educação Física.
O Presidente do CREF12/PE, Prof. Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE), detalha a importância das candidatas assinarem o documento firmando compromisso com a categoria.
“Sugiro o apoio e o voto em candidatos comprometidos com a Educação Física. Quem pensa no futuro investe na Educação Física. Nossa profissão faz a diferença na vida das pessoas e deve ser pensada como aliada às políticas públicas em saúde, educação, segurança, assistência social, juventude, cultura, esportes e lazer. Os países com os melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) são aqueles que investem em educação, cultura e esportes”, detalha.
As candidatas podem assinar a Carta-Compromisso e enviar para o e-mail: assessoria@cref12.org.br ou assinar pessoalmente na sede do CREF, no Recife, devendo só entrar em contato pelo e-mail: assessoria@cref12.org.br ou pelo telefone/WhatsApp – 81 986391275. As candidatas podem também enviar um vídeo, entre três e cinco minutos, com as principais pautas para a Educação Física que a autarquia federal fará a divulgação no site e nas redes sociais.
Alguns pontos da Carta-Compromisso:
- Inserção do Profissional de Educação Física, preferencialmente via concurso público, no SUS (Sistema Único de Saúde) em locais como NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e UBS (Unidade Básica de Saúde).
- Mínimo de 03 (três) aulas de Educação Física, semanais (por turma), em toda a educação básica, ministradas única e exclusivamente por Profissionais de Educação Física, licenciados e registrados no conselho profissional.
- Redução tributária para Academias e demais Pessoas Jurídicas regulares junto ao CREF, uma vez que estes locais promovem saúde e previnem doenças.
- Quadras poliesportivas cobertas em todas as escolas.
- Estimular a participação das escolas (públicas e privadas) nos Jogos Escolares; garantindo, portanto, carga horária de Iniciação Esportiva/Treinamento, com Profissional de Educação Física (habilitado).
- Inserção do Profissional de Educação Física nos grupos de trabalho ligados às políticas públicas de educação, saúde, lazer, assistência social, juventude, eventos, cultura, turismo, esportes, de reorganização do espaço público e outros que podem ser também assessorados por Profissionais de Educação Física qualificados.
- Realização de amplas campanhas, durante todo o ano, para conscientização da população sobre a importância do exercício físico orientado por profissional de Educação Física habilitado para prevenir e combater doenças.
—