São possibilidades de até 20m² para quem não pode investir em grandes espaços
Nem sempre as pessoas que gostariam de empreender podem arcar com os custos de aluguel ou comprar espaços em pontos comerciais com uma metragem alta para abrirem o próprio negócio. Pensando nessa demanda reprimida e sentindo o aumento da procura por franquias mais compactas, muitas franqueadoras resolveram lançar modelos neste formato para facilitar o empreendedorismo. Confira algumas ideias inovadoras, a partir de 3m², para realizar este sonho.
A rede Yes! Cosmetics, empresa com mais de 20 anos de atuação no segmento de beleza e cosméticos, lançou o modelo cápsula para o franchising. Com valor de investimento inicial mais acessível, a partir de R$ 70 mil, a proposta é que a microfranquia seja implementada em locais com até 3m² e em pontos estratégicos, como galerias, supermercados e estações de trem, devendo capitalizar a marca e estar presente em cidades com até 20 mil habitantes. A cápsula foi formatada para ser implantada rapidamente, em cerca de 60 dias. A área necessária é a partir de 2,4m², o que diminui o valor do aluguel, e pode ser operada por apenas um funcionário, minimizando o custo final ao franqueado. |
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A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de mil unidades comercializadas pelo Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários, pode ser gerenciada à distância, por meio do sistema online e tem exigência mínima de 20m², chegando até os 30m² em operações com necessidade de mais máquinas. No modelo loja (container e sala comercial) o investimento inicial é a partir de 199 mil, com faturamento médio mensal de R$ 20 a 30 mil. Já para unidades em condomínios, o investimento inicial é a partir de R$149 mil e o faturamento médio mensal de R$10 a 15 mil. Ambos possuem prazo de retorno de 18 meses. |
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A Magnólia Papelaria, maior franquia de papelaria organizacional e que tem como propósito estimular a organização e consequentemente a produtividade de jovens e adultos, conta com o modelo quiosque para o franchising. Com um investimento inicial de R$130 mil e faturamento médio mensal de R$49 mil, o quiosque exige uma área mínima tradicional de 3x2m². A rede aposta na instalação em shoppings centers e aeroportos. |
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Já a Mr. Fit, rede pioneira de fast-food em alimentação saudável, disponibiliza um modelo de negócio em formato de quiosque, que a partir de uma operação enxuta, atende as necessidades dos franqueados e seus clientes. Com unidades de 9 a 12m², o modelo pode ser explorado em lugares com grande fluxo de pessoas, como os shoppings, O investimento inicial para abrir uma unidade é a partir de R$ 77 mil (incluso taxa de franquia), com um faturamento médio de R$ 30 a R$ 60 mil e prazo de retorno de 10 a 36 meses. |
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Com a intenção de oferecer uma opção rápida para o consumidor, a Mais1.Café, maior rede de cafeterias to go do Brasil, trabalha com bebidas da mais alta qualidade em várias opções, desde o clássico coado até drinques gelados com café de grão especial. Para acompanhar as bebidas, o cardápio tem salgados e doces importados da Europa que possibilitam diversas combinações para potencializar a experiência. Atualmente, a Mais1.Café está presente em mais de 220 cidades, em 25 estados brasileiros e no Paraguai, e conta com mais de 600 unidades confirmadas no Brasil. A rede possui unidades em formato de lojas de rua, shoppings e containers a partir de 12m², com investimento inicial de R$ 85 mil (incluso instalações, taxa de franquia, estoque inicial), faturamento médio de R$ 30 mil e o prazo de retorno de 18 a 24 meses. |
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A Minha Quitandinha atua com o intuito de trazer praticidade para o cotidiano do consumidor e do franqueado. A rede de minimercados autônomos que opera em complexos residenciais ou comerciais durante 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade de um vendedor para a intermediação da compra não exige muito espaço, adaptando-se a locais acima de 2 m². Ou seja, uma loja pode ser instalada no hall de entrada, recepções, corredores ou até mesmo em uma vaga de garagem. O layout é totalmente personalizado para cada projeto, podendo, inclusive, ser instalado em um container em casos de áreas externas. Ao todo, a marca, que disponibiliza um portfólio com uma média de 700 produtos, conta com um investimento inicial a partir de R$ 42 mil (inclui a taxa de franquia + instalação), faturamento médio mensal de R$ 18 mil e um prazo de retorno de 10 a 18 meses. |
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A Le Petit Macarons, primeira boutique brasileira especializada no doce francês, dispõe de 33 sabores de macarons sem glúten, com opções exclusivas também sem lactose. Preparados a base de farinha de amêndoas, pastas italianas, açúcar impalpável e chocolate belga, os macarons podem ser comercializados, juntamente com cafés e chás importados, em até quatro modelos de negócio, sendo o mais enxuto deles o modelo Carretino, que necessita de no mínimo 2m² para atender às necessidade de clientes e franqueados. Com investimento inicial de R$ 100 mil (incluso taxa de franquia, instalações, equipamentos e estoque inicial), o modelo proporciona faturamento médio mensal de até R$ 25 mil e prazo de 24 a 36 meses para retorno.