A 4ª Conferência Municipal de Cultura do Jaboatão dos Guararapes foi concluída, nesta sexta-feira (27), com a definição de seis eixos: Institucionalização, marcos legais e sistema nacional de cultura e plano municipal de cultura; Democratização do acesso à cultura e participação social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e Direito às artes e linguagens digitais. As propostas serão levadas para a Conferência Estadual de Cultura que será realizada no mês de novembro.
O evento realizado na Faculdade Cespu, na Estrada da Batalha, em Jardim Jordão, reuniu servidores municipais, comunidades culturais, artistas, produtores e fazedores de cultura e sociedade civil, nos últimos dois dias.
“A conferência reforça o compromisso da gestão municipal em fomentar projetos e ações que valorizem ainda mais a cultura local. Jaboatão tem uma tradição cultural forte e uma linda história de luta e conquistas. Eventos como este mostram o quão é importante apoiar a cena cultural jaboatonense. Parabéns a todos os envolvidos nesse processo”, disse o prefeito Mano Medeiros.
O secretário de Turismo e Cultura do Jaboatão, Pedro Henrique destacou que “a conferência é um momento de debate junto com a sociedade civil, para traçar diretrizes para a cultura do município. Posteriormente, iremos elaborar o Plano Municipal de Cultura do Jaboatão para deixarmos um ativo cultural para a cidade”.
A cantora jaboatonense Lua elogiou a iniciativa da prefeitura em promover o debate. “Pra mim, como artista de Jaboatão, é muito importante participar dessa conferência, porque eu consigo compreender o que a gestão municipal vem planejando para atender a classe artística. Além disso, eu posso opinar e debater propostas, junto com outros artistas sobre este tema”, declarou.
Fotos: Leandro de Santana/PJG