Com o intuito de promover a interação com os seus clientes, estreitar o relacionamento e melhorar a prestação dos serviços, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está desenvolvendo estratégias para manter o diálogo permanente com a sociedade. Uma delas é a comunicação contínua com as lideranças comunitárias dos bairros, melhorando o fluxo de informações e soluções dos problemas, por entender a grande contribuição desses grupos para a construção de uma empresa mais eficiente e ágil na execução dos serviços. Nesta manhã (8), a Compesa realizou um encontro com representantes das comunidades da Zona Norte do Recife, na sede da Gerência de Unidade de Negócios, localizada no bairro de Dois Irmãos.
Os técnicos da Compesa, sob a liderança do gerente Aprígio Cunha, tiveram a oportunidade de esclarecer o funcionamento da gerência, bem como prestar contas das demandas repassadas anteriormente pelas lideranças comunitárias. Novas solicitações foram apresentadas a companhia, que se comprometeu a realizar análise e solução das questões – o que for possível – no período de 30 dias, quando está previsto para acontecer uma nova reunião. “Estabelecemos essa parceria com as lideranças comunitárias para nos reunirmos uma vez, por mês, trazendo os representantes dos bairros para dentro da gerência. Vamos intensificar e aperfeiçoar os nossos processos de comunicação e relacionamento para não deixar nenhum pleito sem resposta”, informa o gerente Aprígio Cunha.
A Unidade de Negócios de Dois Irmãos é responsável pelo atendimento de vários bairros da Zona Norte do Recife, entre eles: Alto do Mandu, Córrego do Jenipapo, Nova Descoberta, Dois Unidos, Casa Amarela, Sítio dos Pintos, Bomba do Hemetério e Casa Amarela, alcançando cerca de 160 mil clientes nessa região. E para conversar com esse setor, o gerente Aprígio Cunha anunciou a criação de um grupo de WhatsApp para que as informações relacionadas à Compesa circulem com mais rapidez. “Por esse canal, também receberemos as demandas das lideranças para que o nosso corpo técnico tenha condições de agilizar os atendimentos”, adiantou o gerente, pontuando que as lideranças comunitárias já estão ajudando a Compesa a disseminar o conteúdo da ferramenta “Plantão Compesa”, um card distribuído pelo canal do WhatsApp para informar a realização de serviços de manutenção nos sistemas com a ocorrência de falta de água.
O novo modelo de gestão agradou os participantes do encontro. Para Maria Bernadete da Conceição, presidente do Grupo Mãe da Vila União, no bairro da Iputinga, agora existe um elo direto entre a comunidade e a Compesa. A satisfação com o encontro também foi demonstrada pelo líder Narciso, presidente da Associação dos Moradores de Sítio dos Pintos, bairro de Dois Irmãos. “Atuo há 40 anos como líder e esse diálogo será importante. Não estaremos aqui apenas para reivindicar, mas também para ajudar a gestão da Compesa, quando necessário”, complementou. A abertura desse canal de comunicação da Compesa direto com a comunidade também foi elogiada pelo representante do Conselho dos Moradores de Nova Morada, do bairro de Dois Irmãos, e por Antônio Hidemburgo, do Brejo da Guabiraba.
Fotos : Aluísio Moreira