Para garantir o cumprimento dos calendários de abastecimento de áreas da Zona Norte do Recife, a Compesa conta com a tecnologia de equipamentos de ponta. A Companhia iniciou em julho uma grande operação de implantação de dataloggers, que são equipamentos capazes de informar remotamente situações de baixa pressão nas redes, tempo de abastecimento e até vazamento ocultos. Os equipamentos estão sendo implantados nas áreas onde a água encontra obstáculos no trajeto até a casa dos moradores. Até agora, cerca de 20 dataloggers já foram instalados e estão em plena utilização.
Em Casa Amarela, a Rua Mandacaru foi uma das primeiras contempladas pela tecnologia. No local, foi realizado um diagnóstico com dataloggers para verificar uma situação de baixa pressão na rede relatada pelos moradores. Os equipamentos informaram que a rede tinha as pressões e tempo de abastecimento adequados, entretanto, foi identificado um vazamento oculto na Rua Planalto, que fica próxima à Mandacaru. Por meio de uma pesquisa com geofonagem na área, um método utilizado para detectar vazamentos ocultos, o extravasamento foi identificado e o conserto executado.
Após o serviço, os moradores da Rua Mandacaru celebraram a boa notícia da água de volta às torneiras. “Estou muito contente, pois há muito tempo não tomava um banho de chuveiro, diante desse problema na rede. Agora, o abastecimento está uma beleza e toda a nossa rua está sendo bem atendida”, comemorou Marize Arruda, moradora da Rua Mandacaru há mais de 10 anos.
Para o gestor da Unidade de Negócios da Compesa, Aprígio Trajano, a ação é oportuna e terá continuidade para garantir que a água continue chegando de forma adequada à população. “A Compesa seguirá executando o cronograma de instalação de dataloggers nos pontos mais críticos de abastecimento da Zona Norte do Recife, pois esses equipamentos oferecem parâmetros técnicos importantes que subsidiam os trabalhos em campo. Temos a previsão de instalar pelo menos mais 40 equipamentos até o final desse ano. A Companhia está empenhada no reforço do abastecimento da população do Recife e principalmente em garantir que a água chegue a quem mais precisa”, comentou Trajano.
Fonte: Imprensa Compesa
Foto: Divulgação