#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Compesa inicia segunda etapa de obra na rede de esgoto do bairro de Rio Doce

Serviços para  remanejamento de tubulação de grande porte iniciam na segunda-feira (20), na Rua Jules Rimet

  A segunda etapa da obra de melhoria do  sistema de esgotamento sanitário do bairro de Rio Doce, em Olinda, será iniciada na próxima segunda-feira (20). A partir das 10h, os serviços começam a ser executados na Rua Jules Rimet, II Etapa de Rio Doce (nas proximidades do Estádio Grito da República), que precisará ser parcialmente interditada. Os motoristas que costumam trafegar pela Jules Rimet farão o desvio na própria via, conforme sinalização orientada pela Secretaria de Trânsito de Olinda. A previsão é finalizar as intervenções na Rua Jules Rimet no prazo de 45 dias. De lá, a obra seguirá para a Rua Cinco.

 A segunda etapa da obra prevê o remanejamento e recuperação de 440 metros de uma tubulação de grandes dimensões, com 800 milímetros de diâmetro, chamada de emissário e que tem a função de transportar o esgoto coletado na região até a estação de bombeamento localizada no bairro de  Rio Doce. Essa tubulação tem a extensão total de mil metros, dos quais 550 metros já foram recuperados na primeira etapa da obra. Trata-se uma obra complexa, em função da profundidade (cerca de cinco metros) que está localizada rede e também pelo elevado nível do lençol freático existente no local – o que demanda um serviço de rebaixamento desse lençol.

 Os serviços são necessários para garantir maior eficiência do sistema de esgotamento sanitário, tendo em vista que edificações foram construídas sobre o caminho da rede existente, dificultando a realização dos serviços de manutenção em toda extensão do emissário. Toda obra será finalizada em março de 2019 e recebe o investimento de R$ 3,5 milhões. Cerca de 3,3 mil pessoas nos bairros de Jardim Fragoso e Rio Doce serão diretamente beneficiadas pela obra. A obra será executada, sempre no período das 7h às 17h, pela BRK Ambiental, parceira privada da Compesa no Programa Cidade Saneada e conta com o apoio da Prefeitura de Olinda. Apenas no município de Olinda, já foram recuperadas 15 unidades dos sistemas operados, entre estações de tratamento de esgoto e estações elevatórias ( sistema de bombeamento).

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *