Dentre as ações para levar mais água à população no período de enfrentamento da Covid-19, a Compesa segue executando obras de curta duração e grande impacto no abastecimento de áreas da Região Metropolitana do Recife (RMR). Em Jaboatão dos Guararapes, a Companhia caminha rumo à melhoria do abastecimento dos bairros de Socorro, Sucupira, Floriano, Santana, Engenho Velho, Padre Roma, Vista Alegre, Centro e Santo Aleixo, por meio de uma obra orçada em cerca de R$ 670 mil e que terá a primeira etapa entregue no próximo mês de agosto.
A ampliação do Sistema Socorro – Sucupira está dividida em duas etapas, com a primeira já em curso. A obra contempla a implantação de 700 metros de uma adutora de 300 milímetros que possibilitará, inicialmente, o aumento de 15% na vazão da Elevatória de Água Tratada Socorro Sucupira que distribui água para os bairros da área de Jaboatão Velho.
A outra etapa está prevista para iniciar na segunda quinzena deste mês e consiste na implantação de 300 metros de uma adutora de 400 milímetros, que será interligada à adutora de água tratada de 1.200 milímetros da Estação de Tratamento de Água Castelo Branco, às margens da BR-232, e que transportará 120 litros de água por segundo. Com a conclusão das duas etapas, no próximo mês de agosto, a expectativa é que mais de 100 mil pessoas sejam beneficiadas com o incremento no fornecimento de água.
A obra de ampliação do Sistema Socorro – Sucupira faz parte do pacote de obras da Compesa, anunciado em março, com medidas emergenciais de combate à Covid-19. No total, serão 43 obras de curta duração na RMR que vão beneficiar 260 mil pessoas com um investimento de R$ 9 milhões. A diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, avalia positivamente a obra. “Vamos ampliar o atendimento da população de Jaboatão, levando mais água para os moradores. A Compesa mapeou cuidadosamente as áreas da região metropolitana, com o objetivo de levar benefícios para a população em curto prazo, especialmente nesse período da pandemia, e vem trabalhando sistematicamente com esse propósito”, avalia Menezes.
Fonte: Imprensa Compesa
Foto: Divulgação