Dentro da tendência mundial do varejo alimentar, que é investir no autoatendimento, inaugura nesta quinta-feira (4), em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, o primeiro supermercado a funcionar em Pernambuco com o self-checkout – o Zeppelin. Entre o grande destaque do equipamento, a possibilidade do próprio cliente não enfrentar filas para passar suas compras no caixa convencional. É que a máquina permite que todo o processo de compra seja feito pelo próprio consumidor, sem intermédio de funcionário.
No total, com investimento de R$ 60 mil, a loja vai dispor de dois caixas com a tecnologia de autoatendimento que promete reduzir, segundo pesquisas do setor, até 30% o tempo que o consumidor perde em filas dos caixas convencionais. Porém o modelo padrão de atendimento não deixará de existir. “Além dos dois self-checkouts, os clientes poderão contar com quatro caixas normais”, explica o sócio-proprietário do espaço de 500 m² da zona Sul, Agenor Moraes. Segundo ele, a inserção da tecnologia no supermercado atende à proposta do estabelecimento, que é ofertar um atendimento premium ao cliente que exige praticidade, variedade e uma experiência de compra diferenciada.
Sem divulgar o valor total investido no novo supermercado, Moraes comenta que, para a operação, foram criados 70 postos de trabalho formal. No entanto acredita que a oferta de empregos será ampliada nos próximos meses. De acordo com ele, o supermercado, que também abriga uma padaria e uma lanchonete neste primeiro momento, abrirá em breve um restaurante em seu interior. Com um novo serviço, a oferta de oportunidades de emprego também será ampliada. “Acreditamos que a nova operação deva demandar cerca de dez novos postos de trabalho. Além disso, também vamos ter uma produção própria dos produtos da nossa padaria e lanchonete. Tudo isso vai ampliar as oportunidades mais para frente”, garante Moraes. Ele explica que os interessados nas vagas futuras do supermercado devem enviar currículo para o e-mail selecao@zeppelinsupermercado.com.br.
Meta
O novo espaço para compras da Zona Sul recifense já nasce com pretensão de se tornar uma rede. Para tanto, tem em sua meta abrir, nos próximos dois anos, uma nova operação. Após esse período, a estimativa é abrir a cada ano uma nova unidade na capital. “Nossa ideia é expandir até o limite que o mercado demandar”, adianta Agenor Moraes.
Fonte: Folha PE
Foto: Kristopher Kim