Além de problemas comuns, como gengivite e mau hálito, a negligência com a saúde bucal pode afetar outros órgãos. A atenção redobrada para pacientes com diabete e problemas cardiovasculares.
É comum no começo de ano e mês de férias escolares as pessoas aproveitarem o tempo livre para fazer um check-up médico, mas muitos esquecem de incluir a consulta odontológica. Cuidar da saúde bucal é fundamental para garantir, além de um sorriso bonito, que os dentes estejam saudáveis.
“Não importa a idade, o ideal é ir, pelo menos, uma vez a cada 6 meses ao dentista. Na consulta, realizamos a avaliação completa para analisar a saúde bucal do paciente, identificar se existem problemas a serem tratados e iniciar esse tratamento, além de limpeza e a busca por cáries”, explica Samuel Veras, coordenador da Odonto FPS. O odontologista recomenda que em casos de doença periodontal, a ida ao dentista seja a cada 3 meses.
Além de problemas mais comuns, como a gengivite e mau hálito, a negligência com a saúde bucal pode afetar outras partes do corpo e a atenção deve ser redobrada para os pacientes com diabetes, problemas cardiovasculares, entre outros grupos de risco.
“Em gestantes, por exemplo, quando ocorre doenças periodontais (doença que afeta a gengiva e o osso que segura o dente), as bactérias causadoras podem causar parto prematuro e peso do bebê menor do que o normal”, afirma o coordenador da Odonto FPS. “No caso dos diabéticos, essa mesma doença afeta o controle da glicemia e também a cicatrização dessa região, já que é uma inflamação constante. Pacientes com problemas cardíacos possuem risco de ter endocardite bacteriana, bactéria que surge na boca e cai na corrente sanguínea e se instala no coração, podendo causar problemas graves e até mesmo o óbito do paciente”, completa Samuel.
A avaliação é uma ótima oportunidade para que o dentista consiga identificar qualquer tipo de alteração precocemente e proceder com o tratamento adequado. Para os que querem mudar os hábitos em 2023, o odontologista indica que “os primeiros passos são escovar os dentes 3 vezes ao dia e usar fio dental regularmente, além de consultas periódicas ao dentista.”
Com a chegada do verão, a proteção e saúde dos lábios também precisam de atenção. “É de extrema Importância o uso do protetor labial pela incidência do sol no lábio, como forma de prevenir o câncer de boca. Também é interessante dar preferências ao consumo de frutas e evitar alimentos ultraprocessados ajuda também na prevenção de doenças bucais”, indica Samuel.