O atendimento pela manhã ocorreu em clima de tranquilidade e eficiência. Nos quatro pontos de atendimento ao público, a cena se repetiu, com uma movimentação intensa logo nas primeiras horas, com redução do fluxo já no meio da manhã. A exceção foi a Escola Padre Antônio Melo Costa, na Charneca, com o dia sendo marcado pela baixa adesão do público.
A coordenadora do Programa Nacional de Vacinação (PNI) no Cabo, Priscila Machado, atribuiu o movimento tranquilo desta segunda a pelo menos dois fatores. “Estamos baixando as idades gradativamente e nesta nova faixa etária de 65 anos tem muita gente que está na ativa trabalhando”, diz.
Priscila também destaca outro aspecto positivo da estratégia de vacinação da Prefeitura do Cabo. “A população já entendeu que a campanha é diária e que o Centro de Vacinação Covid-19 da Praça Nove de Julho funciona até aos sábados. Então as pessoas que trabalham deixam para o final de semana, enquanto outras procuram adaptar a vacinação aos seus horários”, disse.
Além da tranquilidade, quem resolveu aproveitar a manhã para se imunizar, elogiou a eficiência das equipes envolvidas no processo. No Cabo de Santo Agostinho, a campanha de vacinação contra a covid é liderada pela Secretaria de Saúde, com o auxílio de outras pastas, como a de Educação, Defesa Social, Serviços Públicos e outras.
“O atendimento foi ótimo, em 30 minutos fui vacinada, estou aliviada”, disse a dona de casa Tereza Maria da Silva, 66 anos, moradora de Ponte dos Carvalhos. No bairro, a Escola Manoel Davi Vieira da Costa recebe a população que precisa se vacinar. “Estava muito ansioso pela vacina e o atendimento aqui foi muito tranquilo”, elogiou o aposentado Ivanildo Sérgio, de 65 anos.
Por volta das 9h, 160 pessoas já haviam sido vacinadas na quadra da Escola Manoel Davi e outras 50 no drive-thru. No Centro de Vacinação da Praça Nove de Julho, neste mesmo horário 290 já tinham sido atendidas, contando o serviço normal e o drive.
A equipe de vacinação do Cabo calcula que vai atender, a partir das 13h, nesta segunda, 51 pessoas em casa que apresentam dificuldade de locomoção e que se cadastraram nos canais da Prefeitura.
—