Neste período de Black Friday (25/11) em que a maioria das lojas estão oferecendo grandes descontos para seus clientes é o ambiente propício para que as tentativas de golpes aumentam de forma significativa, tanto nos comércios físicos quanto nos virtuais. Um levantamento feito pela empresa ClearSale apontou que *as tentativas de golpe na Black Friday de 2021 foram 130% maiores que as tentativas de 2020* e a desse ano poderá ser ainda maior se as pessoas não tiverem a informação e o cuidado para não cair em vários tipos de golpes que acontecem nesse período.
*ORIENTAÇÕES PARA EVITAR CAIR EM GOLPES NAS COMPRAS DA BLACK FRIDAY:*
*PREÇO:*
Desconfie de preços de produtos muito abaixo da média de mercado, pois podem ser indícios de fraude.
Pesquise e verifique em mais de uma loja ou site os preços dos produtos e faça a comparação para avaliar se o valor é de fato promocional.
*PAGAMENTO:*
Opte sempre por pagamento através de cartão de crédito virtual que a numeração e o código de verificação muda com o tempo evitando ser clonado por terceiros e em virtude de poder ser feita uma contestação em caso de golpes.
Uma boa opção também é fazer o pagamento que é só liberado quando a empresa recebe a informação de que a mercadoria já chegou no endereço do comprador.
Cuidado com o pagamento através de boletos, pix, QR Code, observe se realmente os dados constantes são da loja, empresa ou pessoa física que está realizando a venda.
*OFERTAS ENVIADA ATRAVÉS DE LINKS POR E-MAIL, REDES SOCIAS E WHATSAPP:*
Tome cuidado em ofertas enviadas e anunciadas por e-mail, SMS, redes sociais e WhatsApp, especialmente de lojas que você desconhece ou está comprando pela primeira vez; vários golpes podem ser aplicados quando os criminosos enviam links com ofertas através de mensagens se passando por alguma empresa ou loja. O objetivo é sempre obter uma vantagem financeira ilícita quando conseguem dados pessoais, do cartão e do banco da vítima; Além de praticar invasão e sequestro de dados e informações de aparelhos celulares.
Urgência na hora da compra é outro fator usado pelos golpistas para enganar as pessoas na Black Friday. A oferta aparece como urgente, a ser encerrada em apenas uma hora, e o comprador, movido pela oferta imperdível e pela sensação de escassez gerada, compra sem pesquisar com calma.
*VERIFIQUE A SEGURANÇA DOS SITES DE LOJA:*
É sempre bom comprar em estabelecimentos comerciais que já estão há um bom tempo no mercado e verificar a segurança de um site antes de fazer a compra.
O consumidor deve clicar no cadeado que aparece no canto da barra de endereço e verificar se o endereço da loja começa com (https://).
O site da loja deve conter o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico da loja ou o endereço eletrônico de contato.
Também deve ter à disposição um canal de atendimento, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Para atrair as vítimas, os cibercriminosos utilizam sites falsos com visual e linguagem bem similar aos sites originais, com ofertas bastante atraentes para convencer o comprador a fornecer informações pessoais e dados bancários no cadastro.
E por fim pesquise em sites de reclamação se a loja ou site já foi alvo de denúncias de clientes por mercadorias e encomendas não entregues ou golpes aplicados.
*CASO SOFRA UM GOLPE A QUEM DEVO PROCURAR?*
PROCON-Recife
Delegacia de Polícia Civil Especializada em Crimes contra o Consumidor