Basílica do Carmo recebe, nesta quinta (16), as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Confira a Programação Completa

Basílica do Carmo recebe, nesta quinta (16), as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. Confira a Programação Completa

Relicário de Santa Teresinha. Crédito: CNBB

A visita das relíquias faz parte das celebrações dos 100 anos de canonização da santa francesa

A Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Recife, recebe, na próxima quinta-feira (16), as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. As relíquias da santa francesa estarão expostas para visitação dos fiéis até o próximo sábado (18). A visita ocorre em virtude do marco de três jubileus: a celebração dos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, que foi comemorado no ano passado; a celebração dos 100 anos da sua canonização, que vai ocorrer em 2025; e os 100 anos do Carmelo de Camaragibe.

Antes de chegar à Basílica do Carmo, a peregrinação das relíquias sai em carreata do Carmelo de Camaragibe, às 8h30, em direção ao Oratório de Santa Teresinha, no Derby. De lá, a carreata segue rumo à Brasília do Carmo, com previsão de chegada às 11h. Na sequência, uma missa será celebrada, ao meio-dia, com a condução do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

De acordo com o reitor da Basílica do Carmo, Frei Cidmário Bezerra, uma série de celebrações está programada para marcar esse momento. “Nesses dois dias, haverá missas, benção das rosas, vigílias e recitação do santo terço. Santa Teresinha é a padroeira das missões, além de ser uma santa muito popular e que atrai multidões. A Basílica vai funcionar em horário especial de quinta a sábado para visitação das relíquias. Na quinta, a exposição será até às 21h. Na sexta, das 6h30 às 21h. A despedida é no sábado, às 8h. Todos serão muito bem-vindos”, explica.

É a quarta vez que a urna com as relíquias de primeiro grau vêm ao Brasil. As outras foram em 1997, 1998 e 2022. O relicário que leva o fêmur e os ossos do pé de santa Teresinha foi uma doação de brasileiros ao Carmelo de Lisieux, na França. As relíquias expressam a dimensão missionária da santa que tinha o desejo de percorrer a terra e anunciar Jesus Cristo. Mais de 70 cidades do país vão receber a peregrinação de Santa Teresinha. As relíquias, que chegaram ao país em 13 de janeiro, já passaram por cidades das regiões centro-oeste, sul e norte.

PROGRAMAÇÃO DA PEREGRINAÇÃO DE SANTA TERESINHA NO RECIFE

Quinta-feira, 16 de Maio

7h – Missa Votiva a Santa Teresinha no Carmelo de Camaragibe (Presidida por Dom Sales, OCarm)

9h – Carreata para o Oratório de Santa Teresinha – Derby

10h – Missa no Oratório

11h – Carreata para a Basílica do Carmo

11h30 – Acolhida das relíquias na Basílica do Carmo

12h – Missa Solene com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson

14h – Bênção das Rosas

15h – Missa Votiva à São Simão Stock

16h – Conferência: A vocação de Santa Teresinha como Dom para a Igreja (Frei Rinaldo Francisco, O.Carm.)

18h – Missa Votiva à Santa Teresinha

20h – Recitação do Santo Terço

21h – Benção das Rosas

Sexta-feira, 17 de Maio (Aniversário de Santa Teresinha)

7h – Missa Votiva à Santa Teresinha

8h – Bênção das Rosas

9h – Missa Votiva à Santa Teresinha

10h – Bênção das Rosas

10h30 – Conferência: O caminho da santidade trilhado por Santa Teresinha (Frei José Leandro Alencar, O.Carm.)

11h30 – Bênção das Rosas

12h – Missa Votiva à Santa Teresinha

14h – Bênção das Rosas

15h – Missa Votiva à Santa Teresinha

16h – Conferência: A vida escondida em Deus, manifestada pelo amor de Santa Teresinha. (Frei Rogério Severino, O.Carm.)

18h – Missa Votiva à Santa Teresinha

19h30 – Vigília Eucarística com a família carmelitana

21h – Bênção das Rosas

Sábado, 18 de Maio (Despedida das Relíquias)

7h – Missa Votiva à Nossa Senhora do Carmo

8h – Bênção das Rosas e despedida das Relíquias de Santa Teresinha

8h30 – Translado das Relíquias para Maceió (AL)

Sobre Santa Teresinha do Menino Jesus

Marie-Françoise-Thérèse Martin, conhecida como Santa Teresa de Lisieux ou Teresinha do Menino Jesus, é uma das santas mais populares do Brasil. Ela nasceu no dia 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França e foi a filha mais nova dos santos Luís e Zélia Martin que também eram muito tementes a Deus. Aos 15 anos, Teresinha entrou no Mosteiro das Carmelitas, em Lisieux, com a autorização do papa Leão XIII. Sua grande experiência com Deus desde pequena, relatado em seus diários, intitulado: “História de uma alma” trouxe ensinamentos sobre a “infância espiritual” ou “pequena via”, que se baseiam na confiança amorosa em Deus que é Pai.

Santa Teresinha morreu aos 24 anos em 30 de setembro de 1897. Foi beatificada em 1923 e canonizada em 17 de maio de 1925 pelo papa Pio XI que falando sobre a nova santa disse: “esta menina tão sincera, que floresceu no jardim fechado do Carmelo, tendo acrescentado ao seu nome o do Menino Jesus, exprimiu vivamente em si a sua imagem; portanto, é preciso dizer que quem venera Teresa venera e louva o exemplo divino, que ela copiou em si”.

Em 2023 foi comemorado os 150 anos do nascimento da santa e 100 anos da sua beatificação. E para celebrar esta ocasião, o papa Francisco, devoto da santa, escreveu no dia 15 de outubro deste ano a Exortação Apostólica C’est la Confiance sobre a confiança no amor misericordioso de Deus.

@pernambucoefoco
#pernambucoéfoco
@redeefoco
#redeéfoco
#efocoeucurto
www.pernambucoemfoco.com.br

Jadson d'Pádua

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *