#JABOATÃODOSGUARARAPESÉFOCO Cultura

Baltimo dia de Carnaval do Jaboatão tem muito frevo, coco, ciranda e maracatu

Quem ainda não caiu na folia no Carnaval do Jaboatão pode aproveitar, nesta terça-feira, para dançar muito frevo, coco, ciranda, maracatu e outros ritmos. O último dia da festa momesca do município traz 25 atrações, nos seis polos existentes, entre elas Gustavo Travassos, Allan Carlos, Maracatu Aurora Africana, Sedutora, Bilé Ares, Luan Santos, Marcelo Pernambucano, Coco do Rosário, Clarins de Momo de Pernambuco, Orquestra Prime e Tio Dody. Todos os polos estão com estrutura de segurança, bombeiros, atendimento médico e conselho tutelar.

 

Ontem, a alegria tomou conta dos quatro cantos da cidade, ao som de atrações como Patusco, Nena Queiroga, Orquestra 90 Graus, Zitto e Sua Orquestra, Leto do Cavaco, Grazi Almeida e Eduarda Alves. A Prefeitura também apoiou vários blocos do município, como o Bloco Jaboatão Beer, União, Bloco do Sopão, Mercenários em Folia, Urso da Tua Mãe, Ozz Descarados e Katraias do Jardim Jordão.

 

Moradora de Santo Aleixo, Jandira Barbosa, 58 anos, brincou todos os dias, no Polo Yapoatan, na Praça do Rosário (Jaboatão Centro), com as netas Yasmim Vitória, 10, e Alana Alves, 16. “Estamos tirando o atraso. Há muito tempo Jaboatão não tinha Carnaval, está tudo ótimo, organizado”, disse ela, sem parar de dançar. Alana completou: “Está incrível! Nem lembro quando brinquei Carnaval em Jaboatão”.

 

O comerciante e produtor cultural Uibiracy Cavalcanti, 58, comemorou: “A cultura está voltando a Jaboatão. Uma cidade sem cultura se acaba”. Ele, como muitas pessoas entrevistadas, chamou a atenção para a organização do evento, a exemplo da aposentada Maria do Rosário, 63, no polo Candidé de Cavaleiro, na Praça Rita Coelho, que curtia o som de Patusco e elogiou a programação e organização do evento. “Fiquei surpresa quando vi a estrutura. Dá muita segurança para as famílias brincarem, trazerem as crianças”, ressaltou.

 

O polo itinerante Preacas, ontem, fez a festa dos moradores do Curado I, na Praça Nossa Senhora da Conceição, onde a programação foi aberta pela Orquestra 90 Graus. Lá, como aconteceu em outros polos, muita gente se juntou em uma grande ciranda, em clima de descontração e muita paz.

PROGRAMAÇÃO DESTA TERÇA

Polo Yapoatan (Praça do Rosário, Jaboatão Centro) – 16h às 22h

Grupo Cultural Boi Sorrizo; Maracatu Encanto do Dende; Dona Del do Coco e Ciranda; Gustavo Travassos; Orquestra Multishow; Allan Carllos; Aurora Africana; Bloco Lirico Flabello do Amor; Coco do Rosário; Maracatu Baque Forte.

Candidé de Cavaleiro (Praça Rita Coelho, Cavaleiro) – 16h às 22h

Alexandre e sua Orquestra; Marcelo Pernambucano; Orq. Prime; Banda Magia Nordestina; Grupo Cultural Boi Sorrizo.

Polo Preacas (Curados) – 16h às 22h

Danda e Seu Regional de Ouro; Dj Baloo; Gangga Barreto; Luan Santos; Banda Kitara.

Polo Itinerante Índia Morena (Marcos Freire, Muribeca) – 16h às 22h

Grupo Samba ponto 7; Índia Morena; Banda Harkoayt; Dj Baloo; Sedutora.

Polinho Brincantes (Parque da Cidade, Prazeres) – 16h às 22h

Tio Dody; MiniRock; Dj P Lira; Orq. Pernambucana de ritmos; Balé Folclorico de Jaboatão.

Polo Tupinambá (orla de Piedade) – 16h às 20h

Orq. Pernambucana de Ritmos; Balé Popular Jaboatão dos; Guararapes; Bilé Ares.

 

Foto: Leandro de Santana/PMJG

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *