Obras são da 2ª turma do projeto Através da Lente e foram produzidas por cerca de 50 estudantes da ilha
A partir do dia 1º de dezembro, moradores e visitantes de Fernando de Noronha poderão contemplar a exposição de fotos da 2ª turma do Através da Lente, que mobilizou cerca de 50 estudantes da ilha em workshops e saídas fotográficas. Patrocinado pela Ball Corporation, por meio da lei de incentivo à cultura, e realizado pela Pink Produções Ltda, em parceria com a Administração do arquipélago, o projeto existe desde 2021 e tem o objetivo de incentivar nos jovens o empreendedorismo e a expressão por meio da arte.
As obras expostas foram captadas por alunos de 14 a 20 anos, matriculados no ensino médio da EREFEM Arquipélago Fernando de Noronha, escola que abrigará a exposição até a inauguração do Forte dos Remédios, onde deve ficar disponível até o próximo ano. O workshop contou com passeios guiados pelos professores do curso nos principais pontos do arquipélago, e os alunos ainda puderam conhecer o local onde está sendo construído o VADELATA Pelo Planeta, projeto patrocinado pela Ball, que será o primeiro laboratório de economia circular do Brasil. O projeto resultou em um trabalho único, que mostra a ilha através dos olhares de seus jovens moradores, e garantiram a eles certificados em um curso livre de fotografia, com fundamentos básicos para se profissionalizar.
“Por acreditarmos no poder da arte para a conscientização e promoção de reflexões sobre sustentabilidade, nós sempre buscamos promover projetos sociais que instiguem as pessoas a pensar em prol do meio ambiente de maneira lúdica. O Através da Lente surge com esse ideal e, para a Ball, é uma honra poder reafirmar o compromisso com Fernando de Noronha, fornecendo ferramentas para que os jovens da ilha tenham uma formação em fotografia, sustentabilidade e empreendedorismo”, afirma Thaís Moraes, Diretora de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball para América do Sul.
O projeto faz parte de uma série de atividades sociais, educativas e ambientais que a Ball está implementando em Fernando de Noronha. Desde 2019, a empresa atua na Ilha, impactando mais de 600 crianças e jovens por meio de iniciativas como Cantos de Leitura, promovendo o acesso à educação por meio de duas biblioteca com mais de mil exemplares de livros cada; Reforma do Laboratório de Ciências, para fomentar o acesso à ciência e tecnologias aos estudantes do Ensino fundamental I, II, Ensino médio e EJA da EREFEM Arquipélago; e o novo Parquinho Infantil Mabuya, na Creche Bem-Me-Quer, que busca promover o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo.
Sobre a Ball Corporation
A Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens de alumínio para clientes de bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos, bem como aeroespacial e outras tecnologias e serviços. A companhia e suas subsidiárias empregam 24.300 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 13,8 bilhões em 2021. Na América do Sul, a empresa conta com 15 fábricas, distribuídas entre Brasil, Chile, Argentina e Paraguai. Para mais informações, acesse www.ball.com e siga o VADELATA – movimento em prol da lata de alumínio, a embalagem mais amiga do meio ambiente – no Instagram e no Facebook.