Este semestre, dois alunos de Unit-PE já embarcaram para complementar o aprendizado fora. Um foi para a Colômbia e outra seguiu para a Espanha
Mais brasileiros fizeram intercâmbio cultural ano passado. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, aumentou em 18% o número de estudantes que viajaram para o exterior ano passado, em relação ao quantitativo de 2019, ano pré-pandemia. Embarcaram, em 2022, 455.480 pessoas. Entre os principais interesses na escolha do destino estavam a qualidade de vida do país, nível do ensino e a localização.
Este ano, dois alunos do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira, já embarcaram ao exterior para complementar o aprendizado. O primeiro foi Thiago França Ferreira da Silva, que estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e seguiu para a Universidad de Boyacá, na Colômbia. A outra foi Ágatha Fialho Rocha, do curso de Direito e vai estudar na Universidad de Sevilla, na Espanha. Durante seis meses, eles farão cursos, aprenderão outra língua, vão enriquecer o currículo e fazer networking.
Thiago e Ágatha foram selecionados pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), promovido semestralmente nas instituições mantidas pelo Grupo Tiradentes, que tem parceria com instituições de ensino superior em outros países como Portugal, Espanha, México e Colômbia. “Além das vivências teóricas e práticas, os jovens também experimentarão novas culturas”, adiantou Janaina Costa, coordenadora do núcleo Unit Carreiras.
Troca de conhecimentos
Segundo Janaina, os dois integram a segunda turma de Unit-PE que viaja para estudar fora, após o período de flexibilizações da pandemia da Covid-19. Mesmo quando ninguém podia ainda viajar, os alunos conseguiam fazer essa troca e ampliação de conhecimentos à distância, participavam de aulas, congressos e atividades em grupos. “Com a mobilidade acadêmica, o aluno pode aproveitar o que foi cursado no exterior e incluir as disciplinas na sua formação”, pontua Janaina. Ela informou que estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) 2023.2 para selecionar estudantes para o primeiro semestre de 2024.