#ÉFOCOÉNOTICIA #EFOCONAECONOMIA

ASSAÍ CONSOLIDA EXPANSÃO RECORDE NO SETOR, AMPLIA RECEITA E REGISTRA LUCRO LÍQUIDO DE R$ 1,6 BI EM 2021

Receita bruta cresceu 15,8% no mesmo período e registrou R$ 45,6 bilhões em faturamento. Companhia gerou 11 novos mil postos de trabalho em todo o Brasil. Pernambuco contou com duas novas lojas em 2021, com a geração de aproximadamente 1.000 vagas de emprego diretos e indiretos.
O Assaí Atacadista concluiu o primeiro ano de sua operação como empresa independente e listada em Bolsa com números recordes. A Companhia entregou os objetivos anunciados em expansão, ganhou market share em todas as regiões do País e manteve a margem EBITDA em patamares elevados e consistentes. Em 2021, o Assaí registrou lucro líquido de R$ 1,6 bilhão, alta de 61% ante o ano anterior. A empresa também avançou em receita bruta, com R$ 45,6 bilhões em faturamento, incremento de R$ 6,2 bilhões (+15,8%) em relação a 2020. Os dados foram divulgados ao mercado nesta segunda-feira (21 de fevereiro).
Apesar da adversidade econômica no país, a companhia gerou 11 mil novos empregos no ano anterior em todo o Brasil e ampliou a sua estratégia para contribuir no combate à fome ao país. Em 2021, uma quantidade 27% maior de alimentos foram doados a famílias em situação de vulnerabilidade, sendo 1,3 mil toneladas de alimentos que chegaram às mãos dos que mais precisam por meio de parcerias com diferentes instituições beneficentes.
No ano, as vendas alcançaram R$ 41,9 bilhões, alta de +16,5%. O crescimento robusto está baseado em diferentes motores. Entre eles, está um plano acelerado de expansão, que contou com a abertura histórica de 28 novas lojas – sendo 24 orgânicas (o maior histórico de construção para o setor de cash & carry brasileiro). Somente em Pernambuco, duas novas lojas foram abertas em 2021, – em Recife e em Cabo de Santo Agostinho – enquanto a região Nordeste recebeu, no total, oito novas unidades do Assaí em 2021 (sendo duas unidades no Ceará, duas na Bahia, uma na Paraíba e uma no Piauí).
Destacam-se ainda uma bem-sucedida estratégia comercial adaptada às necessidades e preferências de cada região, bem como ao contexto econômico desafiador; e a volta gradual do público de comerciantes às lojas, consequente da evolução da vacinação no segundo semestre do ano.

O Assaí também acelerou o processo de digitalização da Companhia em 2021. Para isso, implementou a parceria inédita com a Cornershop by Uber, trazendo a conveniência a clientes para fazerem suas compras via aplicativo. As vendas via Cornershop apresentaram forte evolução de 178% em relação ao processo de rollout, em setembro de 2021. A estratégia foi recentemente ampliada em uma nova parceria com a Rappi, recém-anunciada.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *