Por Margarida Figueiredo
As eleições acabaram, e os Deputados Estaduais já se mobilizam no gabinete especial da Alepe, para a eleição da nova Mesa Diretora, que acontecerá em primeiro de fevereiro de 2019, a maioria dos Deputados não falam sobre as negociações, mas trabalham nos bastidores.
São sete cargos e quatro suplências que estão em disputa, sendo a presidência, a primeira secretaria e a primeira vice presidência , o nome mais cotado para a presidência continua sendo o nome do atual presidente Deputado Eriberto Medeiros (PP) para continuar no cargo.
A eleição para a mesa diretora deveria seguir a tese da proporcionalidade O PSB com 11 Deputados eleitos deveria ter a primazia para indicar o presidente. O PP que possui 10 Deputados tem a segunda maior bancada e deveria ficar com a primeira secretaria.
O PSC com 5 Deputados eleitos vem em terceiro lugar como maior partido. Já o PT, DEM e PSDB cada um possui três vagas. O Deputado Eriberto Medeiros como cinco meses de mandato deve ser reconduzido a Presidência da mesa. Mas há especulações no sentido de que o Deputado Diogo Moraes (PSB) atual primeiro secretário também estaria interessado na Presidência da Casa, mas não conta com o apoio necessário.