#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Armando eleito um dos cinco melhores senadores de 2018

O senador Armando Monteiro (PTB-PE), candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar a governador de Pernambuco, foi eleito nesta segunda (13), em Brasília, um dos cinco melhores senadores de 2018 pelo site Congresso Em Foco, especializado na cobertura jornalística do Congresso Nacional. Armando foi escolhido por um júri de cinco integrantes, entre analistas políticos e professores, ao lado de Simone Tebet (MDB-MS), Ana Amélia (PP-RS), Paulo Paim (PT-RS) e Regina Souza (PT-PI).  “A escolha, que muito me honra, é um reconhecimento ao trabalho incansável em defesa dos brasileiros e, em especial, dos pernambucanos”, destacou.

Concedida anualmente, a premiação tem por objetivo principal “reconhecer o trabalho de deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato”. Concorrem parlamentares que não respondem a acusações criminais e exerceram o mandato ao menos 60 dias por ano. A avaliação é feita em três frentes – votação pela internet, dos jornalistas e por júri especializado – e em seis categorias.

Na atual legislatura, Armando é relator de 70 projetos de lei, dos quais 21 foram aprovados nas comissões em que atua ou no plenário do Senado. Um deles, criando a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, sediada em Garanhuns, foi transformado em lei. Outros modificam o Cadastro Positivo, listagem dos bons pagadores que reduzirá as taxas de juros, prorrogam até dezembro de 2023 os incentivos fiscais da Sudene e determinam no local do embarque a cobrança do ISS do transporte por aplicativos, como Uber e Cabify, ampliando a receita de 30 municípios pernambucanos.

Armando é autor de 19 projetos, dos quais um virou lei, o que denomina de Rodovia Mestre Dominguinhos o trecho da BR-423 entre São Caetano e Garanhuns.  Outros já foram votados no Senado e tramitam na Câmara dos Deputados, como o projeto de lei determinando que as torcidas organizadas sejam dissolvidas judicialmente por atos de vandalismo e que o torcedor que promover conflito ou agressões sofrerá pena de reclusão de um a quatro anos e multa.

A atuação parlamentar de Armando tem sido reconhecida ano a ano. Em 2017, ele foi escolhido o melhor senador de Pernambuco na votação popular promovida pelo mesmo Congresso em Foco, com 1.133 votos. Também no ano passado, o Departamento Intersindical de Pesquisas Sócio Econômicas (Diap) escolheu Armando como um dos “cabeças” do Congresso. 

Com Informações da Imprensa

Foto: Ana Luiza Souza/Senado

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *