“A situação da saúde de Pernambuco é grave e vamos precisar de um plano emergencial de 100 dias para melhorar as condições de atendimento à população.” A afirmação, feita pelo candidato a governador pela coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), revela uma das ações propostas para a saúde, um dos principais eixos do seu plano de governo.
A proposta é adotar um plano de emergência de 100 dias, com foco no atendimento à demanda reprimida por cirurgias e conclusão de obras paradas, como a ampliação dos hospitais Getúlio Vargas, Barão de Lucena e Restauração. Hoje, o estado possui uma fila de espera de 18 mil cirurgias. “Não basta construir hospitais novos, é preciso garantir a qualidade do serviço. Então, vamos fazer esse plano emergencial. Vamos concluir algumas obras em hospitais públicos que se arrastam há muito tempo e vamos redimensionar as equipes para oferecer um tratamento digno”, afirmou Armando, durante maratona que percorreu o Sertão do Moxotó, Agreste Meridional e Região Metropolitana do Recife neste fim de semana.
A maratona, cumprida por Armando, o vice Fred Ferreira (PSC) e os candidatos ao Senado Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB); começou na sexta-feira, em São João e Arcoverde, e seguiu no sábado e no domingo, contemplando mais nove cidades. A acolhida da população foi a marca do giro pelo interior do Estado. “Temos sentido que a nossa causa é boa e que o povo de Pernambuco está querendo mudança. Esse governo que está aí é bom de promessa e ruim de serviço. Não cuidou da saúde, não cuidou da segurança e deixou as estradas se acabarem. Além disso, Pernambuco já não tem mais voz no cenário nacional. Por isso, eu acho que é hora de tentar um novo caminho”, enfatizou Armando.
Para Fred, o momento é de somar as forças e lutar pela transformação do Estado. “A gente sabe que muita coisa está ruim. Temos andado os quatro cantos de Pernambuco e o sentimento é de mudança. É preciso juntar a vontade da população e fazer diferente”, ressaltou.
Mendonça também convocou a união do povo. “Quero pedir a vocês que se unam nessa corrente multiplicadora do processo de mudança que estamos vivendo em Pernambuco. A mudança não pode ser protagonizada só por mim, por Bruno e por Armando, ela tem que nascer do povo. O povo é quem promove a verdadeira mudança”, observou.
Bruno afirmou que o projeto é acima de tudo pela retomada do rumo do Estado. “Estamos percorrendo às cidades com muita motivação porque decidimos nos reunir em prol de uma causa maior, que é o bem de Pernambuco “, comentou.
APOIOS – Armando recebeu apoios importantes durante o giro pelo interior, como do prefeito de São João, Genaldi Zumba; do presidente da Câmara Municipal de Tupanatinga, Neto de Duca, e do ex-prefeito da cidade Duca Feitosa; além de Zelândio Monte Horebe, de Paranatama. Todos do PSD, partido que integra a base do governo.
A programação incluiu ainda a inauguração do comitê do candidato a deputado federal Fernando Rodolfo (PHS), em Garanhuns, e o lançamento da candidatura do deputado Zeca Cavalcanti (PTB), em Arcoverde, que tenta a renovação do seu mandato na Câmara dos Deputados.
Foto: Leo Caldas/Divulgação