#ÉFOCONACULTURA #ÉFOCONASREDES

Após o grande sucesso da temporada no Teatro Apolo, monólogo CARA DO PAI do Ator Pernambucano Tatto Medinni do Operário de Teatro irá realizar seis apresentações gratuitas em seis bairros das Regiões político- administrativas (RPA's) do Recife.

FINALIDADE DO PROJETO

A ideia é acessibilizar o espetáculo para bairros afastados do centro do Recife, potencializando não somente a formação de novas plateias ao oferecer entretenimento de qualidade, mas também provocar reflexões mais profundas sobre o lugar do pai na sociedade brasileira de hoje.

O que a gente quer é olhar para essa figura e colocá-lo na balança, vendo em retrospecto questões como abandono, ausência, machismo, violência doméstica, paternidade, cuidado e responsabilidade afetiva.

O espetáculo é uma auto-ficção que se respalda nas experiências vividas pelo ator (Tatto Medinni) e de como superou os desafios de crescer numa casa sem pai, mas nunca sem amor. Você ri e chora. Você pensa e sonha. Você se deixa ir e quando viu, já acabou. Vale à pena.

"Fazer Cara do pai pra mim foi um reencontro comigo, uma volta às origens. Acredito que seja um espetáculo de muita sinceridade, de peito aberto e, sobretudo, de coragem.

Escavar histórias até então esquecidas, adormecidas e dolorosas por vezes, me fez me reconectar com a minha pessoa, com minhas origens. Essa temporada pelas comunidades do Recife é uma forma de debater sobre assuntos de relevância para a nossa sociedade.

Aborda temas como a criação monoparental, violência doméstica, abandono paterno, mas sobretudo é sobre amor e gratidão às mulheres que criam seus filhos e filhas com muita garra e força. É importante ir, in loco, até as pessoas, pois de certa forma, o edifícil teatral acaba sendo um lugar que não é muito acessível e, por isso, levar o espetáculo para as comunidades é uma forma de democratizar e falar para as pessoas que realmente precisam escutar." Cita o ator Tatto Medinni.

A entrada é gratuita, sempre às 19 horas e a classificação indicativa é 12 anos. O projeto "Temporada Cara do pai" foi contemplado no edital do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da prefeitura da Cidade do Recife, onde irá realizar seis apresentações em bairros das seis Regiões político-administrativas (RPA's) do Recife. A estreia da temporada será na Escola Pernambucana de Circo, no bairro da Macaxeira, no dia 16 de novembro (quinta-feira). Os bairros contemplados são:

*Quinta-feira – 16 de novembro Macaxeira (RPA 3)
Local: Escola Pernambucana de Circo

*Sexta – Feira – 17 de novembro Água fria (RPA 2)
Local: Escola Municipal Antonio
Heráclito

*Quinta-feira – 23 de novembroJardim São Paulo (RPA 5)
Local: Escola Municipal Padre José
Mathias Delgado

*Sexta-feira – 24 de novembro Ibura (RPA 6)
Local: Escola Municipal Florestan Fernandes

*Quarta-feira – 29 de novembro Santo Amaro (RPA 1)
Local: Escola Municipal Lutadores do
bem

*Quinta-feira – 30 de novembro Várzea (RPA 4)
Local: Escola de artes João Pernambuco

_______________

SOBRE O ESPETÁCULO CARA DO PAI

Cara do pai é o terceiro trabalho do Coletivo Operários de Teatro – OPTE, com direção de Quiercles Santana e dramaturgismo de Alexsandro Souto Maior, baseado nas histórias pessoais do ator Tatto Medinni. É um espetáculo estruturado em solo auto ficcional, que estreou em agosto de 2022 , fazendo temporada no teatro Hermilo Borba Filho.

Já em outubro do mesmo ano realizou temporada no Espaço Cênicas e no Teatro Apolo, em Recife. Participou do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, onde foi indicado nas categorias de Melhor ator e melho dramaturgia.

Em junho de 2023, realizou temporada no Teatro de Arena Eugênio Kusnet da
FUNARTE em São Paulo. O espetáculo realizou uma apresentação comemorativa de um ano trajetória no mês de agosto, no Teatro Apolo, e Recife.
________________

SINOPSE

Que tipo de pai você tem, teve ou terá um dia? Com que abraço, escuta, presença você pôde contar nas horas difíceis? De quem você pode se valer quando o assunto é paternidade? Quem lhe acolheu alimentou, vestiu, educou, ajudou você a se pôr de pé? Quem se importou de verdade? Quem foi imprescindível para
você no caminho até aqui?

A procura pelas origens, os espaços vazios que nascem da busca por respostas que nunca vêm, ou nunca vêm fácil, é o mote central do espetáculo. Qual a cara do seu pai? Que traços da face dele ecoam no seu próprio rosto? Quais você gostaria de
manter? Quais seria melhor apagar?

CARA DO PAI é um espetáculo solo auto ficcional minimalista, com direção de Quiercles Santana e dramaturgismo de Alexsandro Souto Maior, concebido a partir das memórias e investigações do ator Tatto Medinni sobre quem foi o seu
progenitor, que relações de afetividade e violência tinha este com a sua mãe, que
fim teria levado, que legado deixou.

Bem humorado e ao mesmo tempo tocante, o espetáculo investe na iluminação e nos poucos elementos de cena para contar uma história que poderia ser a de qualquer pessoa.

É sobre morar na periferia das grandes cidades e estar cercado de mulheres fortes por todos os lados, especialmenteas que lhe põem de pé.
______________

CURRÍCULO ATOR TATTO MEDINNI

Tatto Medinni é ator, produtor cultural e fundador do Coletivo Operários de Teatro – OPTE.

O Grupo tem em seu repertório quatro espetáculos: "Jr." 2016,"Fábula das pedras" 2021, "Cara do pai"2022 e "Quaresma" 2023.
Iniciou suas atividades artísticas no ano 2000. Desde então, vem participando de espetáculos de grande relevância para o o teatro de Recife e Nacional.

Foi integrante do Coletivo Angu de Teatro, onde participou dos espetáculos "Ópera", "Rasif – Mar que arrebenta" e "Ossos"; Também fez parte da Trupe Ensaia Aqui e Acolá no espetáculo "O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas", onde fez várias turnês pelo Brasil e em 2014 fez uma circulação em Portugal.

Fez parte durante 6 anos do espetáculo "Baile do Menino Deus", realizado anualmente na Praça do Marco Zero.

Em 2008 participou do Programa "Geografia da Palavra" da FUNARTE, coordenado por Antônio Abujamra, realizando a temporada do espetáculo "Os
Possessos" em São Paulo.

__________________

EQUIPE TÉCNICA

Realização: Operários de Teatro – OPTE

Atuação: Tatto Medinni
Direção: Quiercles Santana
Dramaturgismo: Alexsandro Souto Maior
Iluminação: Eron Villar
Coordenação de produção: Luciana
Barbosa
Assistência de produção: Marília
Santana
Assessoria de imprensa: Alberto Feitoza
Imagens: Kleber Santana/ Arrepara
visse

___________

CONTATO

81 998017319/ 81 998348796
(whatsapp)

@operários_de_teatro

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *