#ÉFOCOÉNOTICIA #ÉPERNAMBUCOEMFOCO #JABOATÃODOSGUARARAPESÉFOCO DR JUDIVAN VIEIRA

ALUGA-SE CASA MOBILIADA E COM AR-CONDICIONADO PARA MOSQUITOS DO DENGUE

Direto de Brasília,DF

O Instituto Oswaldo Cruz ensina que o mosquito-do-dengue vem do Egito, Norte da África.

Creio que você também sabe que o AEDES AEGYPT, o mosquito, é o hospedeiro do VÍRUS da Dengue e da Febre Amarela urbana. Você sabe disto, não é mesmo?!

 Agora, olha que interessante: o macho de todas as espécies de mosquito alimenta-se exclusivamente de frutas, enquanto a fêmea necessita de sangue humano para o amadurecimento dos ovos, e por isto nos pica e injeta o vírus. Tem até uma pesquisa feita pelo infectologista em medicina selvagem Christopher Bazzoli, médico de emergência na Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, que diz que o mosquito pica qualquer ser humano, mas que gosta ainda mais do SANGUE TIPO “O”. Danada essa fêmea, né?! Pica qualquer pessoa, mas tem até preferência.

Quer saber de outra coisa interessante? O mosquito vive por volta de 30 dias e a fêmea pode colocar entre 150 e 200 ovos e se estiver contaminada com o vírus do dengue, cada maldito mosquito que nascer já nasce pronto pra te contaminar. Os sintomas são terríveis:

Áreas de dor: nos músculos, abdômen, costas, parte posterior dos olhos ou ossos

Tipos de dor: pode ser grave nas articulações

Corpo inteiro: febre, fadiga, perda de apetite, mal-estar, tremores ou suores

Também comum: dor de cabeça, náusea ou erupção cutânea vermelha

Com os sintomas procure o médico!

Agora, você precisa saber que o mosquito-do-dengue gosta de luxo, igualzinho aos seres humanos. Você já notou que muitas das cidades do mundo foram construídas onde tem água? Afinal, toda a vida no Planeta Terra depende de água, não é mesmo?! Olha só: a superfície do planeta Terra tem mais de 70% de água; nós, seres humanos, somos constituídos de mais de 70% de água, tanto que a gente tem que beber entre 2 a 3 litros de água por dia para não desidratar.

Você sabia que o mosquito-do-dengue só gosta de lugar que tem água limpa e parada? Pois é, o bicho gosta de luxo e se parece com um “serial killer”, já que age sempre da mesma maneira. Ele e a fêmea vivem buscando casas e apartamentos para alugar, e saiba que muita gente virou locador desses inquilinos malditos.

BRK enfatiza o combate ao mosquito da dengue após aumento de casos no início do ano - ABCON SINDCON

Os mosquitos-do-dengue são exigentes! A verdade é que só aceitam alugar se a casa for mobiliada e tiver “ar-condicionado”, porque o maldito mosquito-do-dengue não gosta de muito calor. É por isto que buscam lugar onde tem água limpa e parada, porque como diz o “Cris” de “Todo Mundo Odeia o Cris”, “sabe cumé, né…”. Todo mundo quer um lugar tranquilo e fresquinho pra viver.

É por isto que o mosquito-do-dengue só “aluga” lugares onde a fêmea possa colocar seus 150 a 200 ovos, milímetros acima de onde tem água limpa e parada, como caixas d’água, poças de pratos e reservatórios de plantas; garrafas, pneus, pratos ou qualquer superfície que ajunte água.

A fêmea coloca os ovos um tiquinho acima da água e quando chove ou de alguma forma a água alcança os ovos… PUF! RAPIDINHO ELES EXPLODEM e as lavas viram mosquitos infectados que saem picando você a qualquer hora do dia, principalmente no início da manhã e ao final da tarde, já que o bicho é exigente e luxuoso e não gosta de muito calor. E não adianta pensar que a fêmea vai dar preferência somente a quem tem sangue tipo “O”. Ela precisa de sangue, qualquer tipo de sangue humano. Não doe sangue ao mosquito!

Muita gente gosta de “alugar” casa, apartamentos e até quartos para os mosquitos-do-dengue, e isto acontece sempre que deixam recipientes com água parada no quintal, nos suportes das plantas, nas garrafas que ficam de boca pra cima, em pratos e toda superfície que guarda água parada. PARE DE ALUGAR CASA MOBILIADA E COM AR-CONDICIONADO PARA O MOSQUITO DO DENGUE! O preço da saúde é a eterna vigilância!

No combate ao dengue o governo só faz campanha quando tem surto, mas você e eu precisamos ajudar também. Guarde garrafas de cabeça para baixo, não deixe água acumular em recipientes dentro de sua casa e próximos a ela; coloque tampa nas caixas d’água; coloque uma colher de água sanitária na sua piscina, tanquinho e demais reservatórios de água. Vamos prevenir,  porque você já sabe que prevenir é melhor que remediar, né?!

 

VAMOS TODOS PARAR DE ALUGAR CASA MOBILIADA E COM AR-CONDICIONADO PARA OS MALDITOS MOSQUITOS DO DENGUE?!

Sobre o autor

Formado em Direito, Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad Del Museu Social Argentino, Buenos Aires-AR, em 2012 e Pós-Doutorado em Tradição Civilística e Direito Comparado pela Universidade de Roma Tor Vergata. Professor de Hermenêutica Jurídica e Direito Penal nas Faculdades Integradas do Planalto Central e de Direito Penal, Processo Penal e Administrativo em cursos preparatórios para concursos, por 19 anos, em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Porto Alegre. É Palestrante. Já proferiu palestras na Universidade de Vigo-Espanha e Universidade do Minho, Braga-Portugal, sobre seu livro e, Ciências Sociais "A mulher e sua luta épica contra o machismo". Proferiu palestra na University of Columbia em NYC-US, sobre sua Enciclopédia Corruption in the World, traduzida ao inglês e lançada pela editora AUTHORHOUSE em novembro/2018 nos EUA. É Escritor com mais de 15 livros jurídicos, sociais e literários. Está publicado em 4 idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Premiado pelo The International Latino Book Awars-ILBA em 2013 pelo romance de ficção e espionagem “O gestor, o político e o ladrão” e em 2018 mais dois livros: A novela satírica, Sivirino com “I” e o Deus da Pedra do Navio e o livro de autodesenvolvimento “Obstinação – O lema dos que vencem”, com premiação em Los Angeles/EUA. Seu livro de poemas “Rasgos no véu da solidão”, em tradução bilíngue português/francês foi lançado em junho/2018 na França. Eleito em 17/11/2018 para o triênio 2019/2021, Diretor Jurídico do SINDESCRITORES (Sindicato dos Escritores do Distrito Federal), o primeiro e mais antigo Sindicato de Escritores do Brasil.

Judivan J. Vieira
Procurador Federal/Fiscal Federal/Federal Attorney
Escritor/Writer - Awarded/Premiado by ILBA
Palestrante/Speaker/Conferenciante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *