Empetur investe em capacitação de agentes e operadores e crescimento do turismo deve atingir 20%
Pernambuco está entrando na alta temporada, o verão. Tradicionalmente, nesse período, o litoral do Estado é o principal destino dos turistas nacionais e internacionais. Pernambuco possui 187 km de extensão de litoral, com praias internacionalmente conhecidas, como Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros, no litoral Sul, e Coroa do Avião e Ilha de Itamaracá, no litoral Norte. Além do Arquipélago de Fernando de Noronha, que possui praias entre as mais bonitas do mundo e que, recentemente, foi eleito o melhor destino de praia do Brasil pela revista Viagem e Turismo, da editora Abril.
Desde junho, o Estado vem batendo recordes de movimentação turística nos aeroportos locais. Com cinco aeroportos em funcionamento, o de Recife, na capital pernambucana, é o principal deles. Recentemente, a Azul Viagens anunciou o reforço de 252 novas viagens para o aeroporto durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, sendo 20 voos semanais partindo de importantes mercados de origem como São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre. Também houve reforço no mercado internacional com o anúncio da Gol de mais um voo direto semanal do Recife para Buenos Aires (Argentina), e da TAP Air Portugal, com mais três frequências semanais, a partir de Lisboa, sendo o maior incremento de voos da companhia em todo o Brasil.
“A expectativa de crescimento no turismo pernambucano para a alta temporada – setembro de 2023 a março de 2024 – está próximo a 20%. O Governo está investindo na revitalização das estradas que dão acesso aos principais roteiros turísticos e a continuidade de obras que estavam paradas há alguns anos em destinos como Recife e Bonito, no Agreste do Estado. Além disso, estamos focados nas negociações de voos que foram suspensos durante a pandemia e na ampliação de voos internacionais”, conta Eduardo Loyo, presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Pernambuco vem em uma crescente de crescimento turístico nos últimos meses e isso também se reflete na ocupação hoteleira. No último feriado, por exemplo, algumas cidades atingiram praticamente 100% de ocupação dos hotéis e pousadas e alguns destinos ficaram muito próximos a isso. “Nossa expectativa é de crescimento contínuo para os próximos meses com ápice nas festas de final de ano e janeiro de 2024”, detalha Loyo.
“Temos trabalhado continuamente para que Pernambuco se mantenha entre os destinos mais buscados por turistas do Brasil e queremos ampliar o nosso público internacional. Hoje, somos um dos principais destinos do mercado argentino e estamos investindo para atrair os turistas de países como Paraguai, Uruguai, Portugal e Estados Unidos. Estamos nos empenhado para promover cada vez mais o nosso litoral, de forma nacional e internacional, por meio de campanhas publicitárias, capacitação de operadores e agentes de turismo e também da participação nas mais importantes e relevantes feiras do segmento turístico”, conclui.
Os visitantes que optam por incluir Pernambuco nos seus roteiros de viagens encontram uma rede hoteleira estruturada para recebê-los, e o resultado dessa capacidade é baseada em pesquisas para esse período de alta temporada, aeroportos que possuem infraestrutura robusta, além de suporte com informações importantes por meio da Central de Atendimento ao Turista (CAT). Temos atuado para que a experiência dele seja a melhor possível.