#EFOCONAECONOMIA

ALTA DE RECEITAS EM TODAS AS LINHAS DE SERVIÇOS SUSTENTA LUCRO DA TIM NO PRIMEIRO TRIMESTRE

  • Receita líquida normalizada tem crescimento de 20,2%
  • Lucro líquido é de R$ 437 milhões, um avanço de 4,3%
  • EBITDA normalizado sobe 23%, com ampliação de margem
O sólido crescimento de receitas faz com que a TIM sustente o bom nível de lucro no início de 2023. No primeiro trimestre do ano, a receita líquida normalizada chegou a R$ 5,7 bilhões, com alta de 20,2% na comparação com o mesmo período de 2022. Com isso, o lucro líquido da companhia atingiu R$ 437 milhões, o que representa uma elevação de 4,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

 

Há avanço nas receitas de todas as principais linhas da TIM. No serviço móvel, a elevação foi de 21,1% na comparação com o primeiro trimestre de 2022, registrando impactos positivos da incorporação dos ativos adquiridos da Oi. No serviço fixo, o crescimento de 6%, com destaque para o desempenho do serviço premium de banda larga, o TIM UltraFibra, que tem expansão de 9,4%. Na área de produtos, a alta é de 21%, graças à expansão permanente do mix de ofertas.

Tudo isso produz um efeito positivo num dos mais relevantes indicadores da saúde de uma empresa, o EBITDA. No primeiro trimestre de 2023, o EBITDA normalizado totalizou R$ 2,6 bilhões, com crescimento de 23% em relação ao mesmo trimestre de 2022. A margem EBITDA normalizada atinge 46%, com ampliação de 1,1p.p., refletindo o ritmo de expansão da companhia.

NÚMEROS
9,4% de expansão

Da TIM UltraFibra
27,3% de alta
na receita do serviço pré-pago
21,1% de aumento
na receita de serviço móvel

“A TIM começa 2023 mantendo a boa performance dos últimos anos e reforçando seu protagonismo no setor de telecomunicações.Consolidamos a mais ampla cobertura 5G nas capitais, o melhor serviço de ultrabanda larga do país e a maior área conectada no campo. Desenvolvemos soluções específicas para setores como logística, agronegócio, indústria automotiva, mineração e cidades inteligentes. Ao mesmo tempo, a TIM tem novas e ambiciosas metas de ESG e é reconhecida como uma das companhias mais sustentáveis”, afirma Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.

A MAIOR REDE MÓVEL DO PAÍS TAMBÉM É LÍDER NO 5G
Em janeiro, a TIM tornou-se a única operadora presente em todos os 5.570 municípios brasileiros, com predominância do 4G em 96% do território alcançado. A evolução da cobertura 5G também segue privilegiando a qualidade da cobertura e experiência dos seus clientes. A TIM a única operadora presente com 5G em todos os bairros de Rio, São Paulo, Brasília, Recife e Curitiba, ultrapassando 35% da população urbana do país.

Em março, a nova tecnologia chegou às regiões metropolitanas do Rio de Janeiro – nas cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo – e de São Paulo, aos municípios de Guarulhos, São Bernardo, Osasco e Santo André. Como protagonista da nova tecnologia, a TIM inaugurou em abril seu laboratório – o TIM Lab – para ser referência na criação e do desenvolvimento de produtos e soluções 5G. A operadora é destacada em um estudo de mercado divulgado na imprensa, que mostra que os clientes da TIM têm a melhor velocidade de download do mercado e permanecem mais tempo na rede, ao compararmos com as demais operadoras.

PAIXÃO PELA MÚSICA
Em março, a TIM patrocinou pela segunda vez consecutiva um dos festivais de música mais emblemáticos do país, o TIM Music Noites Cariocas, no Morro da Urca, no Rio, com nomes consagrados como Gilberto Gil e Alceu Valença, e artistas que começam a despontar no cenário nacional, como Duda Beat e o grupo Gilsons. Novamente, o público desfrutou da experiência da rede 5G da TIM, utilizando-a para 30% das suas interações, com envio de fotos e vídeos, e transmissões ao vivo, em percentual que superou os 20% verificados no Rock in Rio, em 2022.

No mês anterior, a TIM marcou presença no Festival de Verão de Salvador, arrastando uma multidão para shows de diversos ritmos e gêneros, e também levando para o público o sinal 5G, com 30% de tráfego de dados em sua rede. E, em maio, os cariocas assistirão à segunda edição do TIM Music Rio na Praia de Copacabana, com apresentações gratuitas e Caetano Veloso como atração principal.

TIM Music Noites Cariocas
A Bateria do Instututo TIM foi uma das atrações do festival TIM Music Noites Cariocas, abrindo o show de Gilberto Gil. Formado por 50 crianças, jovens e adultos com e sem deficiência, o projeto promove a inclusão social por meio da música.

PARCERIAS RELEVANTES PARA MAIS DE 60 MILHÕES DE CLIENTES
No último dia 30, com anuência da Anatel, a TIM incorporou a Cozani, que reunia ativos da antiga concorrente, e atende hoje uma base total de 61,7 milhões de clientes no país, concluindo assim sua integração com a Oi Móvel.

Esses usuários, além de navegarem na maior rede móvel do Brasil, contam com um amplo portfólio de ofertas, em linha com a estratégia da empresa de se tornar referência em entretenimento. O objetivo, em consonância com a meta de aumento de receita, é transformar-se em um hub confiável de lazer para os usuários, agregando sempre mais benefícios. No primeiro trimestre, por exemplo, a companhia se aliou à Walt Disney Company Brasil para incluir os serviços de streaming Disney+ e Star+ nos pacotes pós-pagos TIM Black e TIM Black Família.

Além disso, TIM e Amazon ampliaram a oferta do Amazon Prime para clientes do plano TIM Controle, com bônus de 2GB por mês para utilizar com o Prime Vídeo. O pacote já era oferecido aos planos pré-pagos e TIM Black 20GB.

B2B: CONECTANDO ESTRADAS, CIDADES E O CAMPO COM O MELHOR 4G DO PAÍS
Agronegócio
Líder no setor, a TIM chega a mais de 14 milhões de hectares conectados com 4G, dobrando a cobertura em relação a 2022 e beneficiando acima de 1,1 milhão de pessoas, em mais de 500 municípios de 13 estados e mais de 90 mil propriedades cobertas. O projeto 4G TIM no Campo chega ao Maranhão, com a BrasilAgro, e anuncia a chegada da Fazenda Água Santa, referência no setor de batatas, e do Grupo Progresso, no Piauí, para cobrir 36 mil hectares de milho e soja. A operadora inova ao fechar um acordo de colaboração com a KPMG para levar conectividade e consultoria ao campo.

Serviços públicos
A TIM renova sua parceria com a Engie, com foco na conectividade e na sustentabilidade, e leva seu projeto de cidade inteligente a Curitiba. A iniciativa engloba cerca de 45 mil pontos de gestão de luminárias inteligentes pela cidade, com equipamentos de menor impacto ambiental, com mais eficiência energética e redução de 33% no consumo de energia no município.

Transportes
Conectar estradas com o melhor 4G do país é um benefício que vai além do asfalto. Nos dois primeiros meses do ano, a operadora anuncia mais de 1.000km de cobertura em contratos, atendendo motoristas, concessionárias e mais de um milhão de pessoas, moradores em municípios lindeiros às rodovias. Com EcoRodovias, a empresa cobre 850km entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do país, e com o Grupo Way Brasil, leva 4G a outros 600 km de rodovias no Mato Grosso do Sul.

A MELHOR INTERNET GANHA O SUL DO BRASIL
Eleita o melhor serviço de banda larga fixa do país pelo Prêmio Canaltech, a TIM UltraFibra amplia sua participação no mercado residencial brasileiro e dá sequencia a uma nova fase de expansão. Com parcerias estabelecidas com I-Systems e V.tal para uso de rede neutra, o serviço chega neste primeiro trimestre em 23 cidades do Paraná, incluindo a capital Curitiba, e 12 municípios de Santa Catarina. Com isso, a TIM Ultrafibra está disponível em 76 cidades brasileiras e 9 regiões administrativas do Distrito Federal e passa a atender mais de 7 milhões de domicílios.

No trimestre, a base total de clientes da TIM UltraFibra registrou 732 mil conexões, acelerando o crescimento (+6,3% A/A). Isso comprova que a transição dos clientes para a fibra se mantém em ritmo constante: a base de FTTH manteve sua evolução, registrando aumento de dois dígitos: 35,4% frente o 1T22. Outro destaque positivo foi o número de adições líquidas, que apresentou um crescimento de quase quatro vezes versus o registrado no mesmo período do ano passado.

ESG CRIANDO VALOR
A TIM segue com seu protagonismo na agenda ESG no setor de telecomunicações, fruto de uma jornada consistente de décadas de iniciativas ambientais, sociais e de governança.

A prova são novos reconhecimentos que chegaram no primeiro trimestre. Em janeiro, a TIM foi incluída no Sustainability Yearbook 2023 ao ser considerada – pelo segundo ano consecutivo – uma das empresas mais sustentáveis do mundo pela S&P Global ESG, organização responsável pelo Dow Jones Sustainability Index (DJSI). No mês seguinte, apareceu em 1º lugar entre as empresas da América Latina no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg 2023 (GEI).

Dentre as ações de destaque no período, está a evolução do projeto de Geração Distribuída, responsável por promover o abastecimento da rede com a utilização de usinas de energia renovável. Nos três primeiros meses de 2023, foram incorporadas 15 novas usinas na operação, totalizando 64 unidades, que produzem 47% do consumo total de energia da empresa.

Outro marco foi a publicação pela primeira vez na mesma data – em 30 de março – dos relatórios ESG de TIM Brasil e TIM Itália. Divulgados anualmente desde 2004, esses documentos contribuem para a prestação de contas e a transparência corporativa.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *