Em respeito aos nossos jornalistas que estão empenhados e dedicados à cobertura do Galo da Madrugada e, também em solidariedade a todos os profissionais da imprensa, repudia veementemente os termos empregados para se referir aos profissionais da imprensa que poderiam atuar na cobertura do camarote oficial do maior bloco de carnaval do mundo.
Ao longo dos mais de 90 anos de história dessa Associação nunca registramos nenhum profissional da imprensa que deliberadamente descumprisse os valores éticos que regem a nossa profissão, como, pro exemplo, o consumo de bebida alcoólica ou de “ilícitos”, como sugeriu a nota pós-credenciamento enviada pela empresa Comunnik – a responsável pelo trabalho de contato com a imprensa.
Segue a nota na íntegra, que foi enviada aos profissionais da impressa por meio da empresa Comunnik:
“Enfim chegamos ao sábado de Zé pereira com o Galo ? mais amado do mundo? Está na hora de começar a se organizar para acompanhar de pertinho e cobrir todos os detalhes! O seu credenciamento foi APROVADO e nós não vemos a hora de te receber neste evento histórico, para juntos entregarmos um trabalho excepcional. Visando garantir o sucesso de todos os profissionais envolvidos, separamos algumas regrinhas que vão te ajudar a embarcar nesse universo especial. Vamos juntos?
1 – É obrigatório o uso da credencial de IMPRENSA para circular no evento, ela NÃO permite o consumo de bebida alcoólica e ilícitos, o não cumprimento da norma resulta na retirada do profissional do evento;
2- O seu acesso será pela portaria de serviço das 6h as 8h da manhã;
3- Teremos uma sala de apoio à imprensa;
4 – ‼️ATENÇÃO! Nada de bancar o espertinho(a) e tentar se infiltrar em áreas NÃO permitidas, ok?
5- Para as TVs os locais de transmissão já foram definidos previamente.
6- As credenciais de imprensa são volantes, ao sair do camarote devolver à equipe da Comunnik na portaria”
Também não compactuamos com a expressão “bancar de espertinho”, em tom desrespeitoso com os nossos profissionais que sempre procuram se posicionar em local adequado e pré-determinado para o legítimo exercício da sua função de reportar os fatos.
Reconhecemos que muito da grandeza do Galo da Madrugada vem do trabalho e da cobertura da imprensa que todos os anos exibe e publica o trabalho de organização do maior bloco carnavalesco do mundo, para a alegria dos foliões.
Recomendamos aos veículos que comunicação que em respeito aos seus profissionais não façam a cobertura do referido camarote, dedicando espaço ao que realmente interessa, as atrações e foliões do bloco.
Diretoria da AIP
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
ASSERPE repudia tratamento a jornalistas no Galo da Madrugada
Comunicado discrimina e reduz papel dos profissionais no camarote oficial
Nota Oficial:
A ASSERPE – Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco, repudia o comunicado da empresa Communik, responsável pelo credenciamento de imprensa para a cobertura do Galo da Madrugada, a serviço do desfile, tratando com desrespeito e preconceito os profissionais escalados para atuar no camarote oficial.
Primeiro, constatar que é graças ao trabalho desses profissionais e os veículos que representam que o Galo da Madrugada ganhou a dimensão de maior bloco carnavalesco do mundo. Foi a repercussão gerada pela cobertura no rádio e na TV que ganhou o país. Assim, tratar com discriminação, preconceito, tom ameaçador e de deboche esses profissionais atenta contra a qualidade do jornalismo pernambucano.
Querer limitar atuação dos profissionais, os ameaçando de retirada do espaço, caso tenham acesso a “áreas não permitidas” é cercear a livre atividade jornalística.
O carnaval de Pernambuco, com destaque para o Galo da Madrugada, é marcado pela alegria e grande contribuição histórica desses profissionais. Não se admite cerceá-los, ameaçá-los, intimidá-los. Os tempos são outros.
ASSERPE
#asserpe
#asserpe35anos
#asserpeoficial
#galodamadrugada
#carnaval2023
https://www.instagram.com/p/CoxylgNOX_f/?igshid=MDJmNzVkMjY=