A solenidade foi realizada na manhã desta terça (12), na sede da instituição, em Jaboatão dos Guararapes, onde a entidade apresentou 31 profissionais de medicina aptos a atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS)
A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão realizou, na manhã desta terça (12), solenidade para destacar a formatura da primeira turma de medicina do Programa Mais Médicos (PMM) em Pernambuco. A ocasião reuniu diversas autoridades políticas que contribuíram para a implantação da instituição de ensino no município e o legado que esse investimento vem desenvolvendo na região. Entre os nomes que prestigiaram o momento, a Secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessoa, o prefeito Luiz (Mano) Medeiros, a Secretária de Educação de Pernambuco, Ivaneide Dantas, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Mauricélia Vidal, e o ex-Prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, além de vários membros do Grupo Afya, com destaque para a diretora geral da Afya Jaboatão, Vanessa Piasson.
O curso, que é ofertado em Jaboatão dos Guararapes desde 2018 pela instituição, faz parte da iniciativa federal em ampliar o número de vagas de medicina no país e visa suprir as necessidades do município em cinco programas de residência médica, como ginecologia, obstetrícia, pediatria, clínica geral e cirurgia geral. “Esse é um momento de muita importância, é a oportunidade de refletirmos, avaliarmos tudo que foi realizado ao longo dos últimos seis anos. Essa parceria entre a academia e a gestão pública trouxe benefícios que nós já temos a certeza da transformação no município. É um momento de conquista, de celebração, que nos deixa energizados para um futuro ainda melhor”, destaca Vanessa.
“A caminhada não foi fácil, mas juntos nós conseguimos chegar até aqui. Jaboatão foi campeão Nacional com o COAPES, que é um contrato organizativo de ação pública de ensino e serviço, o que muito nos orgulha. Temos um time e estrutura que nos coloca como o município brasileiro que tem essa honra, que mais do que formar médicos preocupados com a saúde, se preocupa com as questões sociais e sanitárias. O que, sem dúvidas, gera vínculos e faz com que esses profissionais queiram permanecer na região porque conhecem e vivenciam Jaboatão desde os primórdios da sua formação. Sabem as dificuldades, os desafios, mas sabem também os caminhos para resolvê-los. O COAPES permite uma formação com muita transparência. Comemoramos juntos e vamos caminhar juntos”, comentou a Secretária de Saúde, Zelma Pessoa.
“Seis anos. Parece que foi ontem que estávamos conversando sobre a chegada da faculdade ao município. Hoje estamos com a conclusão da primeira turma de médicos de Jaboatão dos Guararapes. Fico muito feliz com essa conquista e tudo que foi vivenciado e transformado, principalmente com o detalhe que muitos estudantes criaram vínculos com nosso município e querem permanecer aqui. Estamos de portas abertas para recebê-los. Uma parceria que deu certo e tem sido uma construção permanente. Inclusive, com os investimentos milionários que foram feitos além da formação, que inclui um ambulatório como referência no Estado, com previsão de inauguração para fevereiro de 2024. A Afya é uma parceria muito importante para melhorar a saúde pública, com reconhecimento da população pela doação humanizada”, completou o prefeito Luiz Medeiros.
Além das homenagens e entrega de placas aos políticos locais, a solenidade destacou o impacto positivo da instituição para o município em seis frentes. Entre as contrapartidas através do Programa Mais Médicos (PMM), a concepção do curso através de um projeto pedagógico que, além de atender as diretrizes curriculares do curso de medicina, traz uma leitura do contexto educacional, social, da saúde local e a proposta de formação em total sinergia com as demandas reais da saúde. Não o bastante, a implantação de bolsas de estudo, implantação do programa de residência médica, a qualificação de preceptoria dos profissionais de clínicas, assim como a alta qualificação dos professores para graduação e extensão, laboratórios com excelentes estruturas e ainda reforma das unidades de saúde da região.
O encerramento do evento contou palestra especial da médica pediatra e comunicadora em saúde, além de professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Ana Escobar. Em foco, o tema “Inovação e Responsabilidade na Formação Médica: avanços de um futuro imediato”. De acordo com a doutora, o grande desafio dos novos médicos atualmente é o apoderamento do conhecimento clínico, que duplica a cada dois meses no mundo. “É preciso assimilar essas informações de forma que o novo doutor traduza esse conhecimento para o bem do paciente, com compreensão e empatia dos problemas de cada um. Isso se torna um desafio ainda maior no Brasil, um país continental, totalmente heterogêneo na sua composição e nas suas características, principalmente diante de regiões favorecidas e outras desfavorecidas”, ressalta Ana.
Expansão dos cursos de graduação em medicina
A expansão dos cursos e vagas de medicina tem sido uma política pública desenvolvida desde 2013, principalmente com a promulgação da Lei nº 12.871/2013 (Lei dos Mais Médicos). O aumento do número de vagas nos cursos de medicina está vinculado à reordenação da oferta do curso e de vagas para residência médica, priorizando regiões de saúde com menor relação de vagas e médicos por habitante. A autorização para funcionamento de curso de graduação em medicina, por instituição de educação superior privada, será precedida de chamamento público, de competência do Ministério da Educação.
Outros detalhes sobre a Afya
A Afya Jaboatão faz parte do Grupo Educacional Afya que há mais de 20 anos forma médicos em cidades de pequeno e médio porte pelo país, cujo propósito é transformar a saúde em conjunto com quem tem a medicina como vocação. Em 2022, foram realizados quase meio milhão de atendimentos gratuitos de medicina, saúde e outras áreas do conhecimento às comunidades de entorno dos campi com o apoio de 662 parcerias para cenários de prática (graduação e pós-graduação).
Combogó Comunicação & Estratégia