#ÉFOCOÉNOTICIA

Aeroporto do Recife terá um aumento de 25% na movimentação durante a alta temporada

  • Ao todo, o terminal vai ofertar 2.738.003 assentos entre novembro e março de 2023
  • Três ligações internacionais serão retomadas a partir de novembro
  • Além das capitais, o Aeroporto do Recife conecta passageiros para 12 municípios do interior do Nordeste

 

Mais conexões, mais voos internacionais, novos destinos. O Aeroporto Internacional do Recife Guararapes – Gilberto Freyre está pronto para a maior movimentação já registrada na alta temporada. Depois de superar os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o terminal recifense se consolidou como o maior aeroporto das regiões Norte/Nordeste e terá 2.738.003 assentos ofertados entre novembro e março de 2023. O número representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2019/20.

Além de ser o maior aeroporto do Norte/Nordeste em relação aos números de passageiros, voos e destinos, Recife também é considerado o principal hub do Brasil fora do Sudeste e do Distrito Federal. A partir dos próximos meses, o terminal vai ganhar mais três ligações internacionais, sem contar com Lisboa, que já vinha tendo operações regularmente.

Buenos Aires, Flórida e Montevidéu entram na rota da capital pernambucana. Em novembro, será restabelecida a rota para a capital do Uruguai, com um voo semanal, ganhando uma segunda ligação no mês seguinte. Já em dezembro, os voos para Buenos Aires, capital da Argentina, também serão retomados com uma frequência semanal. A partir do Carnaval de 2023, os pernambucanos poderão viajar direto para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, com duas operações por semana.

De acordo com Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil, administradora do Aeroporto do Recife, a expectativa para a alta temporada é positiva. “Temos usado o selo REConectados nas nossas comunicações de rotas, simbolizando tanto a recuperação das ligações aéreas de Pernambuco, como essa vocação do Recife de ser um hub natural de pessoas e cargas para toda a região nordeste, e mesmo para o Brasil. Essa temporada será a maior da história em destinos e voos nacionais, mostrando que o aeroporto ainda tem alto potencial de seguir crescendo e evoluindo, e ainda mais com o incremento de infraestrutura que passará a contar a partir de meados do próximo ano”, destacou Marcelo.

não são apenas as rotas internacionais que estão sendo ampliadas. O aeroporto mais conectado do Nordeste também ganha mais destinos para o interior, fortalecendo ainda mais seu papel de hub regional. Desde outubro, o Recife passou ter ligações semanais para Araripina, no Sertão de Pernambuco. Os voos regulares começaram a operar no dia 21 de outubro, fomentando o crescimento econômico local, com uma frequência de três ligações semanais, às terças, quintas e sábados a partir do dia 1º de novembro.

Além de ter como destino as outras oito capitais do Nordeste, o Aeroporto do Recife também conecta os passageiros para mais 12 cidades do interior da região. Só em Pernambuco são cinco municípios com voos diretos. Assim como Araripina, também há linhas para Petrolina, Caruaru, Garanhuns e Serra Talhada, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Outros sete municípios do interior do Nordeste estão em rota com o Recife. Os estados da Bahia e da Paraíba são os destaques, cada um com dois. Feira de Santana e Paulo Afonso são as rotas baianas, enquanto Patos e Campina Grande, as paraibanas. Esta última tem o aeroporto também administrado pela Aena Brasil, assim como Juazeiro do Norte, no Ceará, que também tem opção de voo direto. Mossoró, no Rio Grande do Norte, e São Raimundo Nonato, no Piauí, completam a lista de voos regionais.

Conectando importantes polos regionais, passando por capitais e alcançando destinos internacionais, o Aeroporto do Recife abre as portas para o turismo e o desenvolvimento de Pernambuco, consolidando-se ainda como importante hub brasileiro, inclusive para a  logística, com o 4º maior movimento de cargas do país. A programação de assentos e operações para a temporada do verão brasileiro está sujeita a alterações pelas companhias aéreas.

Sobre a Aena Brasil

Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019. Além disso, presta serviços de consultoria para clientes estratégicos como a Companhia de Aeroportos de Cuba – ECASA.

                                                                                                              Fernando Castro | MassMedia Nordeste

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *