A maior premiação do setor audiovisual será no dia 23 de agosto e ‘Medida Provisória’ é o filme com mais indicações, seguido de ‘Marte Um’
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulga a lista dos finalistas do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e dá início hoje à contagem regressiva para a maior premiação do setor audiovisual nacional. A cerimônia está confirmada para 23 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia. O filme com maior número de indicações é “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos (15), seguido de “Marte Um”, de Gabriel Martins (13). Veja abaixo todos os finalistas e indicações.
“É uma alegria imensa chegar à 23ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro que, não por acaso, chama-se, com toda a pertinência, reverência e reconhecimento, Prêmio Grande Otelo. Esse é um ano muito especial porque se comemora também 125 anos do cinema brasileiro e ele se mostra cada vez mais plural. O Brasil é plural. Viva nosso encontro! Viva nossos filmes! Viva a nossa insistência!”, diz a produtora Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
Escolhidos em votação pelos sócios da Academia, os finalistas concorrem ao Prêmio Grande Otelo em 28 categorias, além do prêmio do Voto Popular. Uma das novidades é que a partir deste ano, os filmes ibero-americanos foram indicados não pelos distribuidores, mas pelas academias de seus respectivos países: Academia de Cine de Chile, Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina, Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España, Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas e Academia Portuguesa de Cinema.
Outra novidade é que as séries de ficção passam a concorrer em uma única categoria, sem distinção para as produções independentes da TV aberta, TV Paga e OTT. E a categoria Melhor Longa-Metragem Comédia concorrerá exclusivamente ao Voto Popular.
A lista de finalistas de 2023 reúne mais de 200 profissionais indicados em 34 diferentes longas-metragens brasileiros e 12 longas estrangeiros. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros (5 de ficção, 5 documentários e 5 de animação); e 14 séries (4 de animação, 5 documentários e 5 de ficção).
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia, entidade aberta a toda a classe. E, como acontece todos os anos, a abertura dos envelopes e os resultados são apurados, acompanhados e auditados pela PwC Brasil.
Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, de 29 de junho a 10 de julho, com votação entre os sócios da Academia. No dia 23 de julho, começa a votação popular pela internet, para que o público eleja seu filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário.
Em 2023, foram inscritos mais de 2 mil profissionais nas diferentes categorias, 85 longas de ficção, 35 longas documentários, 6 longas infantis, 5 longas de animação, 29 séries de ficção, 31 séries documentais, 4 séries de animação, 18 curtas-metragens animação, 23 curtas documentários, 20 curtas ficção, 12 filmes ibero-americanos, 40 filmes internacionais.
Com homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho, direção do artista visual Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 conta com o apoio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e tem apuração e acompanhamento PwC Brasil.
@academia_brasileira_de_cinema
FOTOS DOS PRINCIPAIS INDICADOS AQUI
FINALISTAS – GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2023
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
A VIAGEM DE PEDRO, de Laís Bodanzky.
Produção: Karen Castanho, Bianca Villar, Fernando Fraiha por Biônica Filmes, Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi por Buriti Filmes, Cauã Reymond e Mario Canivello
EDUARDO E MÔNICA, de René Sampaio.
Produção: Bianca De Felippes por Gávea Filmes e René Sampaio por Fogo Cerrado
MARTE UM, de Gabriel Martins.
Produção: Thiago Macêdo Correia, Maurilio Martins, André Novais Oliveira e Gabriel Martins por Filmes de Plástico
MEDIDA PROVISÓRIA, de Lázaro Ramos.
Produção: Daniel Filho por Lereby Produções, Tania Rocha por Lata Filmes e Aldri Anunciação por Aldri Antonio Alves da Anunciação – ME
PALOMA, de Marcelo Gomes.
Produção: João Vieira Jr. e Nara Aragão por Carnaval Filmes
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
A JANGADA DE WELLES, de Petrus Cariry e Firmino Holanda.
Produção: Petrus Cariry por Iluminura Cinema e Multimídia
AMIGO SECRETO, de Maria Augusta Ramos.
Produção: Maria Augusta Ramos por Nofoco Filmes, Silvia Cruz e Felipe Lopes por Vitrine Filmes
CLARICE LISPECTOR – A DESCOBERTA DO MUNDO, de Taciana Oliveira.
Produção: Taciana Oliveira por Zest Artes e Comunicação
KOBRA AUTO RETRATO, de Lina Chamie.
Produção: Lina Chamie e Vinícius Pardinho por Girafa Filmes
O PRESIDENTE IMPROVÁVEL, de Belisario Franca.
Produção: Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães por Giros
MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA
(concorre exclusivamente na categoria Voto Popular)
BEM-VINDA A QUIXERAMOBIM, de Halder Gomes.
Produção: Mayra Lucas da Rocha por Glaz Entretenimento
JESUS KID, de Aly Muritiba.
Produção: Antonio Gonçalves Junior por Grafo Audiovisual, Aly Muritiba e Sergio Marone
O CLUBE DOS ANJOS¸ de Angelo Defanti.
Produção: Bárbara Defanti e Angelo Defanti por Sobretudo Produção e Sara Silveira por Dezenove Som e Imagens
PAPAI É POP, de Caito Ortiz.
Produção: Francesco Civita, Beto Gauss e Caito Ortiz por Pródigo Films
VALE NIGHT, de Luís Pinheiro.
Produção: João Queiroz, Justine Otondo e Kleber C.Menezes por Querosene Produções Artísticas e Cinematográficas
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
ALICE DOS ANJOS, de Daniel Leite Almeida.
Produção: Daniel Leite Almeida por Ato 3 Produções
ALICE NO MUNDO DA INTERNET, de Fabrício Bittar.
Produção: Fabrício Bittar por Clube Filmes
DPA 3 – UMA AVENTURA NO FIM DO MUNDO, de Mauro Ribeiro de Lima.
Produção: Marcio Fraccaroli, Sandi Adamiu e André Fraccaroli por Paris Produções Cinematográficas.
PEQUENOS GUERREIROS, de Bárbara Cariry.
Produção: Petrus Cariry por Iluminura Cinema e Multimídia
PLUFT, O FANTASMINHA, de Rosane Svartman.
Produção: Clélia Bessa por Raccord Produções
MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO
ALÉM DA LENDA – FILME, de Marília Mafé e Marcos França.
Produção: Ulisses Brandão por Viu Cine
MEU AMIGÃOZÃO – O FILME, de Andrés Lieban.
Produção: André Breitman e Andrés Lieban por 2DLab
MEU TIO JOSÉ, de Ducca Rios.
Produção: Maria Luiza Barros por Origem Produtora de Conteúdo
TARSILINHA, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo.
Produção: Celia Catunda, Kiko Mistrorigo e Ricardo Rozzino por Pinguim Content
TROMBA TREM – O FILME, de Zé Brandão.
Produção: Zé Brandão, Felipe Tavares e Rodrigo Soldado por Copa Studio
MELHOR DIREÇÃO
GABRIEL MARTINS por Marte Um
LAÍS BODANZKY por A Viagem de Pedro
MARCELO GOMES por Paloma
RENÉ SAMPAIO por Eduardo e Mônica
ROSANE SVARTMAN por Pluft, O Fantasminha
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM
ANGELO DEFANTI por O Clube dos Anjos
BRUNO TORRES por A Espera de Liz
CAIO BLAT por O Debate
CAROLINA MARKOWICZ por Carvão
LÁZARO RAMOS por Medida Provisória
MELHOR ATRIZ
ALICE BRAGA como MÔNICA por Eduardo e Mônica
ANDRÉA BELTRÃO como BIA por Ela e Eu
DIRA PAES como PUREZA por Pureza
KIKA SENA como PALOMA por Paloma
MARCÉLIA CARTAXO como MARIA por A Mãe
MELHOR ATOR
ALFRED ENOCH como ANTÔNIO por Medida Provisória
ANTONIO PITANGA como CRISTOVAM por Casa de Antiguidades
CARLOS FRANCISCO como WELLINGTON por Marte Um
CAUÃ REYMOND como PEDRO por A Viagem de Pedro
GABRIEL LEONE como EDUARDO por Eduardo e Mônica
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
ADRIANA ESTEVES como ISABEL por Medida Provisória
CAMILA MÁRDILA como LUCIANA por Carvão
CAMILLA DAMIÃO como EUNICE/NINA por Marte Um
DRICA MORAES como AMARA por As Verdades
HELENA IGNEZ como DULCE por A Mãe
MELHOR ATOR COADJUVANTE
ANDRÉ ABUJAMRA como TIAGO por O Clube dos Anjos
AUGUSTO MADEIRA como JOÃO por O Clube dos Anjos
CÍCERO LUCAS como DEIVINHO por Marte Um
EMICIDA como BERTO por Medida Provisória
FLÁVIO BAURAQUI como KABENGUELE por Medida Provisória
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
ADRIAN TEIJIDO, ABC, por Medida Provisória
FELIPE REINHEIMER por Pureza
GUSTAVO HADBA, ABC, por Eduardo e Mônica
LEONARDO FELICIANO por Marte Um
PEDRO J. MARQUEZ por A Viagem de Pedro
PEPE MENDES por Carvão
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
BRUNO TORRES e SIMONE ILIESCU por A Espera de Liz
CAROLINA MARKOWICZ por Carvão
GABRIEL MARTINS por Marte Um
LAÍS BODANZKY por A Viagem de Pedro
MARCELO GOMES, ARMANDO PRAÇA e GUSTAVO CAMPOS por Paloma
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
ALY MURITIBA – adaptado da obra “Jesus Kid”, de Lourenço Mutarelli – por Jesus Kid
ANGELO DEFANTI – adaptado da obra “O Clube dos Anjos”, de Luis Fernando Veríssimo – por O Clube dos Anjos
JORGE FURTADO e GUEL ARRAES – adaptado do livro “O Debate”, de Jorge Furtado e Guel Arraes – por O Debate
LUSA SILVESTRE, LÁZARO RAMOS, ELISIO LOPES JR. e ALDRI ANUNCIAÇÃO – adaptado da obra “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação – por Medida Provisória
MATHEUS SOUZA, CLAUDIA SOUTO, JESSICA CANDAL e MICHELE FRANTZ – inspirado na música “Eduardo e Mônica”, de Renato Russo – por Eduardo e Mônica
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
ADRIAN COOPER por A Viagem de Pedro
FERNANDA CARLUCCI por O Clube dos Anjos
MARCOS PEDROSO por Paloma
RIMENNA PROCÓPIO por Marte Um
TIAGO MARQUES por Eduardo e Mônica
TIAGO MARQUES por Medida Provisória
MELHOR FIGURINO
ALEX BROLLO por Medida Provisória
GABI CAMPOS por Paloma
MARINA SANDIM por Marte Um
MARJORIE GUELLER, JOANA PORTO e PATRICIA DÓRIA por A Viagem de Pedro
VALERIA STEFANI por Eduardo e Mônica
MELHOR MAQUIAGEM
ADRIANO MANQUES por Medida Provisória
AMANDA MIRAGE por O Clube dos Anjos
AURI MOTA por Eduardo e Mônica
DONNA MEIRELLES por Paloma
MARI FIGUEIREDO e CACÁ ZECH por Pluft, O Fantasminha
TAYCE VALE e BLUE por A Viagem de Pedro
MELHOR EFEITO VISUAL
EDUARDO SCHAAL, GUILHERME RAMALHO e HUGO GURGEL por A Viagem de Pedro
GABRIEL MARTINS por Marte Um
LEONARDO SINDLINGER, MICHEL TAKAHASHI e KARLOS SHIRMER por Jesus Kid
MARCELO SIQUEIRA, ABC, por A Espera de Liz
PAULO BARCELLOS por Medida Provisória
SANDRO DI SEGNI por Pluft, O Fantasminha
MELHOR MONTAGEM
DIANA VASCONCELLOS, ABC, por Medida Provisória
EDUARDO GRIPA por A Viagem de Pedro
LIVIA ARBEX, EDT, por O Clube dos Anjos
LUCAS GONZAGA por Eduardo e Mônica
MARCELO MORAES, EDT, por Pureza
THIAGO RICARTE e GABRIEL MARTINS por Marte Um
MELHOR SOM
ÁLVARO CORREIA, WALDIR XAVIER, ARMANDO TORRES JR. e CAIO GUERIN por Pluft, O Fantasminha
BRUNO ARMELIN e BERNARDO ADEODATO por A Espera de Liz
GABRIELA BERVIAN, RICARDO CUTZ, A3PS e MATHEUS MIGUENS, A3PS, por Alemão 2
MARCEL COSTA, WALDIR XAVIER e BERNARDO ADEODATO por Medida Provisória
MARCOS LOPES e TIAGO BELLO por Marte Um
MELHOR TRILHA SONORA
ANDRÉ ABUJAMRA por O Clube dos Anjos
DANIEL SIMITAN por Marte Um
NELSON SOARES e MARCOS MOREIRA por Paloma
PEDRO GUEDES, FABIANO KRIEGER e LUCAS MARCIER por Eduardo e Mônica
PLÍNIO PROFETA, RINCON SAPIÊNCIA e KIKO DE SOUSA por Medida Provisória
MELHOR FILME IBERO-AMERICANO
1976 (Chile e Argentina) / Ficção – Direção: Manuela Martelli
Indicação: Academia de Cine de Chile
ARGENTINA, 1985 (Argentina) / Ficção – Direção: Santiago Mitre
Indicação: Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina
AS BESTAS (Espanha) / Ficção – Direção: Rodrigo Sorogoyen.
Indicação: Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España
LA JAURÍA (Colômbia) / Ficção – Direção: Andrés Ramírez Pulido
Indicação: Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas
RESTOS DO VENTO (Portugal) / Ficção – Direção: Tiago Guedes
Indicação Academia Portuguesa de Cinema
MELHOR FILME INTERNACIONAL
1982 (Líbano) – Ficção – Direção: Oualid Mouaness.
Distribuidor Brasileiro: Estúdio Escarlate
A MULHER REI | The woman king (EUA) – Ficção – Direção: Gina Prince-Bythewood. Distribuidor Brasileiro: Sony Pictures
AVATAR, O CAMINHO DA ÁGUA | The Way of Water (EUA) – Ficção – Direção: James Cameron.
Distribuidor Brasileiro: Disney
BOA SORTE, LEO GRANDE | Good Luck To You, Leo Grande (Reino Unido) – Ficção – Direção: Sophie Hyde.
Distribuidor Brasileiro: Paris Filmes
ELVIS (EUA) – Ficção – Direção: Baz Luhrmann.
Distribuidor Brasileiro: Warner Bros Pictures
PANTERA NEGRA: WAKANDA PARA SEMPRE | Black Panther: Wakanda Forever (EUA) – Ficção – Direção: Ryan Coogler.
Distribuidor Brasileiro: Disney
TOP GUN: MAVERICK (EUA) – Ficção – Direção: Joseph Kosinski.
Distribuidor Brasileiro: Paramount Pictures
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
A MENINA ATRÁS DO ESPELHO, direção: Iuri Moreno
EM BUSCA DA TERRA-MÚSICA PROMETIDA, direção: Gabriel Bitar
MEU NOME É MAALUM, direção: Luisa Copetti
NONNA, direção: Maria Augusta V. Nunes
O SENHOR DO TREM, direção: Aída Queiroz e Cesar Coelho
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
A ÚLTIMA PRAGA DE MOJICA, direção: Cédric Fanit, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira
CARTA PARA GLAUBER, direção: Gregory Baltz
PEIXES NÃO SE AFOGAM, direção: Anna Azevedo
TERRITÓRIO PEQUI, direção: Takumã Kuikuro
TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO, direção: Juliana Antunes
MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
AINDA RESTARÃO ROBÔS NAS RUAS DO INTERIOR PROFUNDO, direção: Guilherme Xavier Ribeiro
BIG BANG, direção: Carlos Segundo
FANTASMA NEON, direção: Leonardo Martinelli
INFANTARIA, direção: Laís Santos Araújo
SOBRE AMIZADE E BICICLETAS, direção: Júlia Vital
ÚLTIMO DOMINGO, direção: Joana Claude e Renan Brandão
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA ANIMAÇÃO, de produção independente, para TV Paga/OTT
CORDÉLICOS – 1ª TEMPORADA (Canal TV O Povo). Direção Geral: Ale Mchaddo. Escrita por Ale Mchaddo e Felipe Mazzoni.
Produtora Brasileira Independente: 44Toons Produções Artísticas
O SHOW DA LUNA – 7ª TEMPORADA (Discovery Kids). Direção Geral: Celia Catunda e Kiko Mistrogiro. Escrita por Rita Catunda e Camille Helms.
Produtora Brasileira Independente: Pinguim Content
PASSAGENS DA INDEPENDÊNCIA – 1ª TEMPORADA (Canal Futura e Globoplay). Direção Geral: Bruno Pacheco. Escrita por Clarissa Ramalho.
Produtora Brasileira Independente: Camisa Listrada BH Produções Audiovisuais
VAMOS BRINCAR COM A TURMA DA MÔNICA – 1ª TEMPORADA (Giga Gloob). Direção Geral: Mauricio de Sousa e Fabiano Pandolfi. Escrita por Belise Moffoli.
Produtora Brasileira Independente: Mauricio de Sousa Editora
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DOCUMENTÁRIO, de produção independente, para TV Paga/OTT
EM CASA COM OS GIL – 1ª TEMPORADA (Amazon Prime Video). Direção Geral: Andrucha Waddington. Escrita por Hermano Vianna
Produtora Brasileira Independente: Conspiração
LEI DA SELVA – A HISTÓRIA DO JOGO DO BICHO – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Pedro Asbeg. Escrita por Arthur Muhlenberg e Tiago Peregrino.
Produtora Brasileira Independente: Kromaki
O CASO CELSO DANIEL – 1ª TEMPORADA (Globoplay). Direção Geral: Marcos Joel Jorge. Escrita por Marcos Joel Jorge e Bernardo Rigueira Rennó Lima.
Produtora Brasileira Independente: Estúdio Escarlate
PACTO BRUTAL – O ASSASSINATO DE DANIELLA PEREZ – 1ª TEMPORADA (HBO Max). Direção Geral: Tatiana Issa e Guto Barra. Escrita por Guto Barra.
Produtora Brasileira Independente: Producing Partners
PCC – PODER SECRETO – 1ª TEMPORADA (HBO Max). Direção Geral: Joel Zito Araújo. Escrita por Guilherme César.
Produtora Brasileira Independente: Boutique Filmes
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA FICÇÃO, de produção independente, para TV Aberta, TV Paga/ OTT
BOM DIA, VERÔNICA – 2ª TEMPORADA (Netflix). Direção Geral: José Henrique Fonseca. Escrita por Raphael Montes, Ilana Casoy, Gustavo Bragança e Maria Shu.
Produtora Brasileira Independente: Zola Filmes
MANHÃS DE SETEMBRO – 2ª TEMPORADA (Amazon Prime Video). Direção Geral: Luis Pinheiro. Escrita por Josefina Trotta, Alice Marcone, Marcelo Montenegro, Carla Meireles e Miguel de Almeida.
Produtora Brasileira Independente: O2 Filmes
ROTA 66 – A POLÍCIA QUE MATA – 1ª TEMPORADA (Globoplay). Direção Geral: Philippe Barcinski. Escrita por Maria Camargo e Teodoro Poppovic.
Produtora Brasileira Independente: Boutique Filmes.
SOB PRESSÃO – 5ª TEMPORADA (Globoplay). Direção Geral: Andrucha Waddington. Escrita por Lucas Paraizo, Márcio Alemão, André Sirangelo, Flavio Araujo e Pedro Riguetti.
Produtora Brasileira Independente: Conspiração
TURMA DA MÔNICA – A SÉRIE – 1ª TEMPORADA (Globoplay). Direção Geral: Daniel Rezende. Escrita por Mariana Zatz, Marina Maria Iorio, Mauro D’Addio, Yann Rodrigues e Daniel Rezende.
Produtora Brasileira Independente: Biônica Filmes
Sobre a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais
Com sede no Rio de Janeiro e representatividade nacional, a Academia Brasileira de Cinema – que este ano passa a se chamar Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais – é uma entidade independente criada no dia 20 de maio de 2002 com a finalidade, entre outras, de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento da indústria audiovisual em todo o Brasil. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais foi reconhecida em 2020 pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences como única entidade credenciada para indicar o filme que representa o cinema brasileiro na categoria Melhor Longa-
Metragem Internacional no Oscar, sem qualquer tutela do governo que esteja no poder.
Profissionais do setor, das mais diversas áreas, podem se associar à Academia, adquirindo assim não apenas o direito de votar no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, mas de participar das assembleias e eventos que acontecem ao longo do ano, como a eleição para a comissão que escolhe o filme brasileiro indicado para representar o país no Oscar. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais é presidida por Renata Almeida Magalhães e a diretoria é composta por Paulo Mendonça (vice-presidente), Barbara Paz, Ariadne Mazzetti, Allan Deberton e Jeferson De.
Sobre o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é organizado e votado pelos próprios profissionais do setor, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais. A premiação é anual. Contribui para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes e da confraternização entre os profissionais da indústria.
O processo de definição dos vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é dividido em duas etapas: indicação e premiação. A partir de 2004 a votação passou a ser feita via internet, pelos sócios da Academia, que recebem uma senha eletrônica para votar pela internet. O sistema tem a auditoria da empresa PwC Brasil.
Na fase de indicação são escolhidas as cinco obras e profissionais representantes de cada categoria que passam para a etapa seguinte. A escolha é feita pelos sócios – através de uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes. Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada aos sócios que escolhem, então, os vencedores. Nas duas etapas a votação é secreta e a abertura das cédulas, bem como a apuração dos votos, é realizada pela PwC Brasil.
https://mail.google.com/mail/u/2/#inbox/FMfcgzGsnLGRDQvQFkZHHxgNqjkPbZlh: Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulga lista com os finalistas do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro